16 Ideias de Marketing para Pequenas Empresas e Startups (Atualizado 2020)

Pequenas empresas e startups precisam sempre se reinventar. Cada dia é sempre uma nova luta e uma nova conquista e o final feliz é que o sucesso será garantido para aqueles que não desistem.

O Marketing é uma ferramenta essencial para qualquer pequena empresa ou startup. Saber utilizar a estratégia correta e as ferramentas certas é essencial para qualquer empreendedor.

Para isso, reunimos 16 ideias de marketing focadas em pequenas empresas e startups para você por em prática já. Todas essas ideias são de baixo custo e até mesmo sem custo algum. Há muitas táticas de marketing que você pode usar e que não afetarão seu orçamento de marketing.

Tenha um blog

Acho que nem preciso dizer isso, mas seria negligente não mencionar a importância do conteúdo de qualidade. Mesmo que a sua escrita não seja o ponto forte, você pode começar a tentar desenvolver algumas ideias.

Experimente respondendo as principais dúvidas de seus clientes sobre seu produto ou serviço. Faça um post sobre um futuro lançamento ou o produto mais vendido. Uma vez que você começar a escrever, as ideias vão surgir.

Uma ótima maneira de entender o que você deve publicar é pesquisando os seus concorrentes, veja o que eles estão publicando e aproveite essas ideias. Liste os sites e redes sociais dos concorrentes e navegue com calma e atenção nestes canais.

Outra maneira interessante de captar ideias de conteúdo é trabalhar as principais dúvidas dos clientes. O que eles mais perguntam sobre o seu produto ou serviço? Se você não sabe, pode questionar sua equipe de vendas.

Uma ferramenta muito interessante para você analisar seus concorrentes é o Similar Web, esta ferramenta fornecerá muitas informações interessantes sobre seus concorrentes, é possível ainda fazer um comparativo entre você e o seu concorrente.

Uma estratégia de conteúdo bem feita dará munição para você trabalhar em diversos outros canais, como redes sociais, e-mail marketing, vídeos entre outras iniciativas.

Chat online

Se você já tiver um site, você precisa instalar um chat online já! Através de um chat online você terá a possibilidade de interagir com seus clientes e aumentar as vendas através de um contato muito mais direto.

As pessoas gostam de contato em tempo real, por isso o sucesso do Whatsapp nas empresas. Estreitar o contato entre o visitante do seu site e sua empresa é fundamental. Esqueça o velho formulário de contato.

Uma vez que você instalar uma ferramenta de chat online em seu site verá o aumento significativo de contatos.

Caso você queira conhecer melhor uma solução de chat, recomendo a JivoChat, por apenas R$ 39,90 por mês você poderá instalar uma ferramenta de chat em seu site, a instalação é muito fácil, não precisa de conhecimento técnico. Você terá 1 mês de avaliação grátis!

Abaixo um exemplo de conversa utilizando o JivoChat.

Chat Online - Marketing Digital para Pequenas Empresas
Chat Online – Marketing Digital para Pequenas Empresa

Neste artigo separei 3 dicas fáceis e baratas para você implementar em seu site.

Crie vídeos instrutivos

O conteúdo de vídeo é realmente valioso e, embora possa custar muito dinheiro produzir vídeos profissionais, você pode começar com o seu celular e uma boa iluminação.

Vídeos tornaram-se uma ótima maneira de relacionamento com seus consumidores. Abordam o conteúdo de uma forma muito mais dinâmica e visual. Consumir vídeos é algo muito mais fácil, prático e rápido para as pessoas.

Pequenas empresas e startups tem investido muito em vídeos para comunicar seus produtos e serviços. É uma maneira jovem e moderna de se relacionar com o público.

Não sabe como começar? Veja abaixo o que você pode fazer:

  • Vídeo dos bastidores da sua empresa
  • Vídeos explicativos sobre o produto ou serviço
  • Vídeos com um tour pela sua loja ou empresa
  • Comentar novidades
  • Informar promoções
  • Vídeo com depoimento dos clientes
  • Vídeo com informações sobre o mercado em que atua
  • Vídeo de cobertura de eventos do segmento

Redes sociais

Muitos empresários não atuam da forma correta nas redes sociais, criam contas e deixam paradas sem atualização. Redes sociais são uma ótima maneira de você interagir com seus clientes e ter a possibilidade encontrar outros novos.

Mantenha frequência nas publicações e aproveite o máximo dos recursos de cada uma. Você pode não curtir muito redes sociais, mas grande parte do seu público curte e estão lá consumindo conteúdos dos seus concorrentes.

Como dito na primeira ideia, uma ótima maneira de saber o que publicar é entender o que os seus concorrentes estão publicando e o que tem dado certo. Certamente ótimas ideias vão surgir.

Lembre-se que você precisa ser interessante, gerar conteúdo que atraia e engaje o seu público.

Recomendo a leitura deste artigo: Criando diferenciação pelas Redes Sociais

LinkedIn

O LinkedIn é uma importante rede social e frequentemente subutilizada por donos de pequenos e médios negócios.

Não basta apenas criar uma página e sair adicionando pessoas e juntando-se a grupos. É preciso entrar em diálogos com suas conexões e compartilhar conteúdos seja do seu blog ou de outros canais.

O LinkedIn poderia até estar no tópico, mas vale uma área dedicado somente para ele devido as suas particularidades. Esta é uma rede social mais corporativa, é preciso ter uma refinamento maior sobre o que publicar.

O que publicar?

  • Assuntos mais relacionados ao segmento em que atua
  • Novidades do mercado
  • Eventos
  • Informações sobre a evolução da sua empresa
  • Equipe

Email Marketing

Quando se fala em e-mail marketing, existem várias estratégias que podem ser adotadas pela empresa, seja ela para gerar leads, impulsionar vendas ou a marca. Ainda que outras plataformas tenham surgido e essa modalidade tenha ficado um pouco esquecida, ela gera conversão se bem utilizada.

O marketing por e-mail é uma ótima maneira de atrair novos visitantes para sua empresa, além de manter relacionamentos com seus clientes existentes.

Muitas empresas exploram pouco os recursos para captar e-mails. Pessoas que optam por receber novidades da sua empresa são leads valiosos. E com a interação correta e qualificação do lead, podem se tornar um cliente.

Peça aos novos visitantes do site que se inscrevam no seu boletim informativo, oferecendo algum bônus para inscrição (por exemplo, e-book gratuito ou desconto na compra de produtos e serviços). Lentamente, alimente seus inscritos por e-mail até que estejam prontos para se tornarem clientes pagantes.

Confira também os artigos abaixo em nosso blog:

E-mail Marketing para Pequenas Empresas
E-mail Marketing para Pequenas Empresas

Concursos online

Você pode não gostar de concursos online, mas saiba que são uma ótima maneira para gerar mais relacionamento com seus atuais clientes, como também alcançar novos.

Você não precisa dar um prêmio super caro para conseguir participantes. Você pode dar uma demonstração do seu serviço ou produto, ou até mesmo ele completo. Brindes da marca também são super aceitos pelo público.

Um concurso será uma ótima maneira para atrair um público novo e engajar o atual.

Abaixo um exemplo de concurso de foto realizado no Instagram.

Concursos Online
Concursos Online

Desenvolva um programa de indicação ao cliente

O boca-a-boca é uma coisa poderosa, por isso os amigos que contam aos seus amigos sobre o seu negócio são incrivelmente valiosos.

Programas de indicação tem sido usado por muitas empresas, tanto as pequenas quanto grandes empresas. Muitas desenvolvem sistemas que envolvem pagamento de comissão, bônus e prêmios. Mas, você pode começar com muito menos.

Ofereça aos clientes existentes um produto gratuito, um demonstração do serviço ou outra recompensa para indicar novos clientes. Muitos indicarão seu negócio por simplesmente gostarem.

Aqui na TRIWI, por exemplo, muitos dos nossos clientes vieram por indicação. Simplesmente porque pedimos aos nossos atuais clientes que nos indiquem empresas a qual possamos ligar e nos apresentar. Você já fez o mesmo?

Parcerias

Junte-se a um negócio relacionado ao seu setor para um projeto conjunto.

A parceria com outro negócio significa duas vezes mais divulgação. Se você estiver fazendo parceria com uma empresa relevante para o setor, será apresentado a um novo público-alvo relacionado ao seu nicho.

Aqui na TRIWI sempre fazemos parcerias com empresas dos mais diversos segmentos relacionadas a Internet. Estas parcerias vão desde a divulgação de conteúdo, eventos e gravação de vídeos ou podcast. Além é claro da divulgação nas redes sociais.

Parcerias movem negócios em todo o mundo e você pode aproveitar essa oportunidade. Não necessariamente precisa ser uma ação online, pode ser uma parceria offline, como por exemplo organizar eventos, cursos, workshops ou simplesmente a indicação.

Capte mais cartões de visitas

Você pode fazer isso em sua loja ou em algum evento. Coloque um recipiente e uma placa pedindo aos visitantes que deixem seus cartões de visita para ganhar algo de você, como um brinde ao final do evento. Eu tenho visto isso em muitos eventos e o resultado é garantido!

Posteriormente, você pode analisar os cartões de visita e identificar potenciais clientes. Use os endereços de e-mail fornecidos para permitir que os usuários saibam que, embora não tenham vencido, eles são mais que bem-vindos para participar da sua lista de e-mails, que os notificará sobre futuras ofertas.

Captar cartão de visita - Ideias de Marketing para baixo orçamento
Captar cartão de visita – Ideias de Marketing para baixo orçamento

Analise e comente estudos ou conteúdos de outros

Muitas vezes escrever um conteúdo pode consumir tempo e uma estratégia interessante é você aproveitar algum conteúdo já existente e dar uma cara nova.

Como assim? Se há algum estudo do seu setor, você pode comentar sobre ele, expor sua opinião, fazer uma análise detalhada e realçar os pontos mais importantes. Você não precisa ser um escritor mestre para essa estratégia – os dados farão a maior parte do trabalho pesado para você.

Você também pode aproveitar publicações que tenham saído na TV, jornais ou em algum site do seu segmento para fazer esta abordagem de conteúdo.

Só não se esqueça de citar suas fontes e dar os devidos créditos.

Depoimento de clientes

Muitas empresas pecam nesta área e você também certamente está. Ter depoimento de clientes em seu site ou nas suas redes sociais fortalecerá a sua marca.

Peça hoje depoimento dos seus clientes sobre sua empresa, produto ou serviço e exponha em todos os canais que você tiver. Ligue para seus principais clientes e peça um depoimento, os outros começarão a vir naturalmente.

Você pode colocar estes comentários em vários lugares para que os clientes em potencial os vejam.

  • Comentários de clientes na página inicial.
  • Comentários de clientes numa página de Depoimentos.
  • Na página sobre a empresa.
  • Na página de contato.
  • Comentários de clientes nas páginas dos produtos e serviços.

Se você tem um site de vendas online, implemente um sistema de avaliação para entender os pontos fortes e fracos do seu produto, serviço ou marca.

Infográficos

Infográficos são ferramentas de marketing insanamente poderosas. Eles são visualmente atraentes, são fáceis de entender e as pessoas adoram compartilhá-los, por isso são uma ótima maneira de aumentar o tráfego e os links de referência.

Você pode contratar um designer para desenvolver um ou você mesmo pode fazer utilizando o Power Point, Keynote ou alguma ferramenta gráfica.

Abaixo um exemplo de infográfico para uma cafeteria e da a possibilidade de levantar diversos fatos curiosos.

Ideia de infográfico para café - Marketing Digital para Pequenas Empresas
Ideia de infográfico para café – Marketing Digital para Pequenas Empresas

Recicle seu conteúdo

Além da sugestão anterior, outra estratégia de marketing interessante é reciclar um conteúdo seu.

Mesmo que ele já tenha sido visto e bastante compartilhado por você, as chances são de que haja uma tonelada de pessoas que nunca viram suas publicações antigas, por isso será uma peça de conteúdo 100% nova para um grande segmento de seu público.

Você pode transformar um conteúdo em um webinar, tutorial em vídeo, e-book ou posts em redes sociais.

Aqui na TRIWI sempre fazemos isso com os nossos conteúdos e é uma forma excelente de atrair novos leitores. Por exemplo, pegamos nossos artigos mais lidos e transformamos em e-books ou webinários.

Dar balões em eventos locais

Eu não acreditava nesta estratégia até fazer em uma empresa que trabalhei antes de montar minha consultoria.

Pegue algumas centenas de balões personalizados com o nome da sua empresa, alugue um tanque de hélio e assista aos sorrisos.

As crianças adoram balões. Os adultos também os amam, mas têm vergonha de admitir isso. Balões sempre serão incríveis, não há problema em dizer isso. Você terá um monte de pessoas felizes marchando com sua marca flutuando acima de suas cabeças.

Quando executei esta ideia tivemos um aumento incrível no fluxo de visitas à loja. Muitos com balões e outros sem, quando questionamos estes visitantes eles disseram que viram um monte de balões da loja e decidiram entrar para conferir. Excelente, não é?

Distribuindo balões - Marketing Digital Pequenas Empresas
Distribuindo balões – Marketing Digital Pequenas Empresas

Participe em concursos locais

Considere doar um produto ou serviço seu como prêmio em um concurso ou evento local. Você terá abertura para divulgar sua marca durante o evento de forma gratuita!

Muitas associações de bairros e moradores realizam constantemente eventos e estão abertas a receber algo para você participar. Temos um cliente que possui uma rede de lojas e uma delas é localizada perto de um complexo de condomínios, recentemente ele entrou em contato com a associação e hoje participa de vários eventos, o fluxo de novos visitantes moradores do condomínio aumento muito. Muitos nem sabiam que a loja existia.

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