Marketing Digital B2B: 27 Dicas para Captar Mais E-mails

Marketing Digital B2B: 27 Dicas para Captar Mais E-mails

Uma das primeiras coisas que avalio nas minhas consultorias de Marketing Digital B2B como é a captação de e-mails no site. Captar e-mails é uma excelente maneira de gerar leads e negócios.

Você pode não acreditar na eficácia dos e-mails, mas saiba que é uma das estratégias com maior retorno. E se bem feita, pode ser um grande parceiro para sua empresa.

Muitas empresas exploram pouco os recursos para captar e-mails. Pessoas que optam por receber novidades da sua empresa são leads valiosos. E com a interação correta e qualificação do lead, podem se tornar um cliente.

Se você quer potencializar a sua captação de e-mail, confira abaixo 27 dicas para por em prática ainda hoje!

Destaque os incentivos

Muitos dos usuários que se inscrevem em uma newsletter querem receber ofertas e conteúdo exclusivo. Mostre que os inscritos terão acesso a conteúdo de qualidade e inédito. Destaque isso em sua chamada.

E faça isso acontecer! Não adianta apenas captar e-mails e não dar o retorno que eles esperam.

Seja simpático

Pessoas se inscrevem em uma newsletter por terem simpatizado com você ou com sua marca. Por isso, é importante manter uma comunicação agradável em todos os momentos.

Muitas empresas B2B acabam gerando uma comunicação dura nos seus e-mails e ao invés de aproximar, acaba desaproximando.

Capte o e-mail na própria página ao invés de levar o usuário para outra página

Noto que muitos sites ao tentarem captar um e-mail, direcionam a pessoa para uma nova página e assim ela precisa preencher seu e-mail ou até mesmo um longo questionário. Isso está totalmente errado!

Capte o e-mail na própria página, seja na barra lateral, no cabeçalho, no meio do conteúdo ou rodapé.

Mantenha seu formulário de inscrição extremamente curto

Nada de captar telefone, empresa, data de nascimento ou qualquer outra informação. Seja curto, capte apenas o e-mail e o nome. Depois utilize de outras táticas para qualificar o lead.

Adicione uma opção de inscrição nos comentários

Pouquíssimo usado no marketing digital B2B, mas muito valiosa. Se o seu site ou blog possui um espaço para comentários, adicione uma caixa de seleção perguntando se a pessoa quer também receber os boletins informativos. É uma excelente maneira de expandir sua base.

Analise o posicionamento do formulário de inscrição em seu site

A posição do formulário de inscrição em seu site pode variar, dependendo do design, da audiência e do setor em que você está. Faça testes A/B para identificar a melhor posição.

Abaixo segue uma lista dos principais locais em que você pode inserir o formulário de inscrição:

  • Barra lateral – no topo
  • Cabeçalho superior
  • Depois de um post
  • Rodapé
  • Caixa de pop-up

Veja o exemplo abaixo, o formulário de inscrição foi inserido na lateral direita, logo no topo do conteúdo.

Marketing Digital B2B: 27 Dicas para Captar Mais E-mails
Marketing Digital B2B: 27 Dicas para Captar Mais E-mails

Oferecer um curso educacional por email em várias partes

Um incentivo para fazer com que os visitantes do site se inscrevam no boletim informativo por e-mail é promovendo um curso por e-mail onde as lições são enviadas semanalmente.

Você poderá realizar mini cursos em seu segmento. Por exemplo, “Aprenda como administrar sua empresa”

Lembre os visitantes sobre os benefícios exclusivos do assinante

Em seu site, lembre aos visitantes que os assinantes de boletins informativos recebem benefícios exclusivos, como seus melhores e mais recentes e-books, guias, cursos ou conteúdos exclusivos. É uma ótima dica quando falamos de estratégias de e-mail marketing para Marketing Digital B2B.

Considere a prova social

Depois de ter um número considerável de inscritos, considere incluir prova social indicando quantos assinantes de e-mail você já obteve.

Isso reforçará a notoriedade da sua empresa.

Marketing Digital B2B: 27 Dicas para Captar Mais E-mails
Marketing Digital B2B: 27 Dicas para Captar Mais E-mails

Oferta instantânea para inscritos pela primeira vez

Ofereça um incentivo instantâneo para o visitante se tornar um assinante de newsletter. Um desconto é uma ótima chamada!

Marketing Digital B2B: 27 Dicas para Captar Mais E-mails
Marketing Digital B2B: 27 Dicas para Captar Mais E-mails

Publique ofertas em suas redes sociais que exigem uma inscrição por e-mail

Outra excelente maneira de captar e-mails é oferecendo uma oferta ou promoção e para a pessoa receber o código de desconto deve preencher o e-mail. Todos querem algum desconto e muitos usuários terão prazer em fornecer seu endereço de e-mail em troca de uma oferta.

Publicidade afiliada

Se você sabe o valor de um assinante a publicidade afiliada é outra opção para aumentar sua base.

Funciona da seguinte forma: Você pagará a um afiliado um valor definido para cada vez que ele conseguir um inscrito para a sua newsletter.

Este valor pode variar de centavos a algumas dezenas de Reais. No entanto, isso exige que você já tenha uma compreensão do custo usual por lead e do valor de um novo lead para o seu negócio.

Convide para o download de um e-book

Durante um texto do seu blog, você pode fazer a chamada para o download de um e-book, como no exemplo abaixo.

Baixe o e-book COMO CRIAR UMA PÁGINA DE VENDAS: 13 DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ TURBINAR AINDA HOJE!

Capte e-mails pelas redes sociais

Algumas redes sociais facilitam a inclusão de uma opção de inscrição em boletim informativo em seu perfil. Caso não, você pode inserir links para a pessoa se inscrever em sua newsletter.

Coloque o formulário de inscrição após suas postagens no blog

Outra maneira de potencializar sua estratégia de captar e-mails para o seu marketing digital B2B é inserir um formulário de inscrição ao final de cada post do seu blog.

Adicione pop-ups para captar e-mails

Boa estratégia, mas faça com que seja rápido ler, apenas (idealmente) um campo de formulário pedindo um endereço de e-mail e um X grande e fácil de clicar para fechar a caixa para aqueles que recusarem.

Marketing Digital B2B: 27 Dicas para Captar Mais E-mails
Marketing Digital B2B: 27 Dicas para Captar Mais E-mails

No exemplo acima, o site Minha Vida utiliza um pop-up atraente para captar e-mails oferecendo seu conteúdo diário.

Aproveite a sua assinatura de email

Na assinatura do seu e-mail, você pode inserir um link que direcionará a pessoa ao formulário de inscrição em seu site. Incentive seus colegas de trabalho a fazerem o mesmo.

Adicione a opção de inscrição de e-mail na sua página de checkout

Se você tem um e-commerce, adicione uma caixa de seleção de “permissão para receber nossos boletins informativos” na sua página de checkout. Não se esqueça de lembrá-los sobre os cupons que vão receber e que poderão usar em um próximo pedido. É um grande incentivo.

Sempre pense no visitante do seu site

Ao colocar seus formulários de inscrição sempre pense no visitante e no momento em que ele está. Não atrapalhe!

Muitas vezes movidos pela vontade em capturar e-mails nos tornamos chatos e isso torna a navegação do visitante algo chato e sem prazer. Então, coloque-se no lugar do seu visitante e não seja chato.

O seu texto deve estar de acordo com o conteúdo

Seu texto deve variar dependendo de onde o seu link de inscrição ou formulário é colocado. Por exemplo:

  • No checkout de e-commerce: Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter cupons, descontos especiais e as últimas notícias entregues diretamente na sua caixa de entrada.
  • Em uma postagem no blog: Você gostou desta postagem? Inscreva-se e enviaremos mais postagens incríveis como esta.

Não adianta uma mensagem padrão, é preciso personalizar!

Formulário de inscrição flutuante

Alguns sites implementam um formulário flutuante de inscrição que segue o usuário enquanto ele rola a página para baixo. Isso pode ser discreto ou chato, dependendo de como você fizer. Certifique-se de que isso não interfira muito na experiência dos usuários.

Dê ao seu boletim informativo um nome atraente

Chamá-lo de “boletim informativo” pode ficar obsoleto. Em vez disso, tente algo um pouco mais atraente como:

  • Tech News
  • Top Dicas
  • Indústria News

Tente usar a palavra “grátis”

Embora já seja esperado que um boletim informativo por e-mail seja gratuito, a palavra em si pode ser bastante atraente. Tente adicionar a palavra “grátis” na chamada de inscrição e veja como isso afeta as inscrições. Eu adoro fazer isso em minhas estratégias de Marketing Digital B2B.

Seja franco sobre a frequência de email

Os usuários têm urticária com a idéia de ter sua caixa de entrada inundada de spam. Estabelecer um bom precedente sobre a frequência com que você enviará e-mail ajudará a aliviar esses medos. Considere usar as palavras semanal, quinzenal, mensal ou até mesmo “periodicamente”.

Compre ou alugue lista de e-mails

É uma opção, mas não a melhor. Esses leads não são qualificados e podem fazer você parecer um spam, prejudicando sua reputação. Eles também provavelmente não serão assinantes por muito tempo. Usuários confusos recebendo e-mails de uma empresa com a qual não têm experiência cancelarão rapidamente a inscrição.

A alternativa é fazer parceria de conteúdo com algum site ou influenciador. No qual ele indica para a base dele um e-book seu para download, por exemplo. Parcerias como estas são bem proveitosas quando falamos de estratégias de marketing digital B2B.

Ofereça um brinde

Você pode oferecer brindes aos assinantes da newsletter. Como convites para eventos, descontos e brindes personalizados da sua marca. Lembre-se: relações B2B são feitas por pessoas. Todos gostam de ganhar algo.

Teste, teste, teste, teste e teste mais uma vez

Provavelmente a melhor coisa que você pode fazer é testar!

Teste alterando a cor do botão, posicionamento do formulário de inscrição, texto, pontuação, estilo etc.

Confira abaixo todas as 27 dicas para captar mais e-mails em seu site e potencializar seu marketing digital B2B

  1. Destaque os incentivos
  2. Seja simpático
  3. Capte o e-mail na própria página ao invés de levar o usuário para outra página
  4. Mantenha seu formulário de inscrição extremamente curto
  5. Adicione uma opção de inscrição no nos comentários
  6. Analise o posicionamento do formulário de inscrição em seu site
  7. Oferecer um curso educacional por email em várias partes
  8. Lembre os visitantes sobre os benefícios exclusivos do assinante
  9. Considere a prova social
  10. Oferta instantânea para inscritos pela primeira vez
  11. Publique ofertas em suas redes sociais que exigem uma inscrição por e-mail
  12. Publicidade afiliada
  13. Convide para o download de um e-book
  14. Capte e-mails pelas redes sociais
  15. Coloque o formulário de inscrição após suas postagens no blog
  16. Adicione pop-ups para captar e-mails
  17. Aproveite a sua assinatura de email
  18. Adicione a opção de inscrição de e-mail na sua página de checkout
  19. Sempre pense no visitante do seu site
  20. O seu texto deve estar de acordo com o conteúdo
  21. Formulário de inscrição flutuante
  22. Dê ao seu boletim informativo um nome atraente
  23. Tente usar a palavra “grátis”
  24. Seja franco sobre a frequência de email
  25. Compre ou alugue lista de e-mails
  26. Ofereça um brinde
  27. Teste, teste, teste, teste e teste mais uma vez

JUNTE-SE A NOSSA LISTA VIP

Junte-se a mais de 150.000 pessoas que recebem nossos conteúdos e agendas de workshop

ARTIGOS RELACIONADOS

ESPERE!

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E AGENDA DE WORKSHOPS​