Como aumentar a conversão do site

Aumente a conversão em seu site com soluções simples e baratas ainda hoje!

Aumente a conversão em seu site com soluções simples e baratas!

Apesar de sites serem plataformas dinâmicas de interação com o público, muitas vezes a comunicação é unilateral. Ou seja, apenas um lado se comunica.

Achar formas de interação com o público que não sejam intrusivas, como popup e banners pode ser um pouco complicado para algumas empresas. Mas, há ótimas maneiras de criar canais de comunicação com o público que passam despercebidas pela grande maioria das empresas.

Empresas que são voltadas ao B2C são mais eficazes em achar meios e facilitar a interação. No entanto, noto que algumas empresas focadas em B2B ainda não encontraram os meios para estreitar esta comunicação.

Muitas empresas, acreditam que uma página de contato e o telefone no topo ou no rodapé do site já são suficientes. Mas não é. Apesar do funil de compra no B2B ser mais longo que no B2C, as pessoas são as mesmas, e querem resposta rápida.

Tenho implementado algumas soluções simples, mas altamente eficazes nos sites que temos desenvolvido. Soluções que estão disponíveis para vocês colocarem em prática ainda hoje, e testarem se realmente funciona. Soluções em que você não pagará absolutamente nada, não dependerá de auxílio técnico ou de alguém te cobrando um valor absurdo!

Aumente a conversão do seu site com 3 dicas BEM simples

JivoChat

Link para o site

Na minha opinião, o JivoChat deu uma sacudida no mercado por 2 simples motivos:

  1. Tornou uma ferramenta de chat que até então tinha um custo alto para pequenos sites numa ferramenta com custo altamente acessível, por R$ 39,90 por mês você pode ter uma ferramenta poderosa de interação com o seu público.
  2. Tornou a implementação facílima. Qualquer pessoa consegue implementar num site, seja ele desenvolvido em qualquer plataforma.

Tenho implementado o JivoChat em meus clientes, e a taxa de conversão tem aumentado significativamente, tudo porque torna o site uma plataforma de interação em tempo real com os clientes.

Você pode começar a com versão paga. Quando você efetua o seu cadastro terá liberado por 14 dias (acho que poderia ser mais) a versão profissional, assim é possível conhecer os recursos, depois a versão gratuita entra em ação. Muitos clientes meus contratam a ferramenta logo na primeira semana.

A versão paga te oferece recursos incríveis, como:

  • Iniciar o chat com o visitante.
  • Saber o que a pessoa está digitando antes mesmo da mensagem ser enviada.
  • Transferir arquivos no chat.
  • Integrar com o seu CRM.
  • Cadastrar frases pra enviar mais rápido.
  • Distribuição do chat dependendo da localização do visitante, assim é possível direcionar para algum atendimento regional.

Tem alguns outros recursos que eles não destacam no site, mas que acho muito interessante:

  • Plataforma de uso com um ótimo layout e muito fácil de usar. Muito mesmo!
  • Instalar o aplicativo do chat no smartphone e ficar conectado 24 horas por dia.
  • Pode instalar o software em seu computador ou acessar através do seu navegador.

Eu tenho o app instalado em meu celular, fico conectado o tempo inteiro com o meu chat, isso é incrível!

Se você gosta de dados, a ferramenta também é para você. A ferramenta fornece ainda:

  • E-mails diários com análise da performance.
  • Dados na própria ferramenta sobre o uso.
  • Tempo de operadores no chat.
  • Avaliação que os clientes fornecem do atendimento.
  • Exportar relatórios para o Excel.
  • Integração com o Google Analytics. WOW!

Veja abaixo a foto da interface com os chats em aberto, fiz uma marcação por número para identificar cada ponto. Por motivos de privacidade, ocultei algumas informações.

  1. Menu lateral onde organizam os chats em aberto, os arquivos, e as mensagens ainda não lidas.
  2. A lista dos chats já realizados.
  3. Nesta área, a ferramenta identifica em que página o visitante iniciou o chat com você.
  4. Uma funcionalidade bem legal é esta, a ferramenta identifica a procedência do visitante, se ele veio de busca orgânica, direta ou paga. Esta última, ainda identifica de qual campanha veio.
Jivochat - Tela dos chats
Jivochat – Tela dos chats

Também é possível ver as informações dos visitantes que ainda não iniciaram conversa com você.

  1. O tempo de permanência do usuário no site.
  2. A página em que ele está naquele momento.
  3. Dados como: quantas vezes já visitou o seu site, quantas vezes já conversou com você por chat, quantidade de páginas visualizadas, status da conversa dele com você e a fonte da visita.
  4. Neste botão, ao clicar, você poderá iniciar o chat com o usuário, isso é incrível! Você pode mandar uma mensagem personalizada.
JivoChat - Status dos visitantes
JivoChat – Status dos visitantes

E por fim, há uma série de relatórios sobre o uso.

Jivochat - Relatório de uso
Jivochat – Relatório de uso

Link para Whatsapp

Outra funcionalidade muito interessante e de custo zero é implementar links no site para facilitar o contato dos visitantes com o seu Whatsapp.

Se você tem um Whatsapp dedicado ao atendimento de clientes, insira em seu chat o link hoje mesmo!

A implementação não é difícil, e você mesmo pode fazer, bastando colocar o link ou um botão aonde desejar.

Veja o exemplo abaixo:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5511222222222

55 – código do país, você não deve alterar.

11 – DDD, você pode alterar conforme o DDD da sua cidade.

222222222 – o número do Whatsapp, deve conter os 9 dígitos.

Depois de alterado, basta inserir este link em um botão ou em texto, como nos exemplos abaixo. Tanto o número quanto o texto estão com o link, se a pessoa clicar, já abre o Whatsapp.

Marketing Digital - Link para Whatsapp no site
Link para Whatsapp no site

Abaixo, um exemplo de botão:

Marketing Digital - Botão para Whatsapp no site
Botão para Whatsapp no site

Link para Ligar

Outra funcionalidade muito simples e de graça são os links para ligação.

Acredito que facilitar o contato do visitante do site com sua empresa seja essencial. Através do link para ligação, o visitante caso esteja no celular, não precisará decorar o número ou ficar trocando de tela para poder digitar os números do telefone, com um simples clique o visitante faz a ligação.

E a implementação disso é muito simples, basta adicionar um link com o seu telefone, veja o exemplo abaixo:

tel: 00011222222222

000 – Operadora. Você precisará definir uma, talvez não seja do agrado de todos os visitantes, mas é a única opção para fazer uma ligação direta. No caso se for a operadora Vivo, deve-se digitar 015.

11 – DDD da cidade.

222222222 – O número do telefone.

Conclusão

Espero que as dicas tenham sido úteis, como disse no início do texto as soluções apresentadas para aumentar a conversão são simples, baratas e fáceis de implementar em seu site, independente do seu conhecimento técnico.

Se você tiver alguma dúvida, só me chamar! 🙂

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