7 dicas de e-mail marketing B2B

Neste artigo, separei 7 dicas de e-mail marketing B2B que podem ajudar você a atuar melhor com uma das ferramentas mais importantes do marketing digital.

Uma coisa eu já notei: as empresas B2B que realizam um bom trabalho no digital e obtém bons resultados são aquelas que estão trabalhando em todas as estratégias de marketing digital e isso inclui o e-mail marketing.

Os últimos anos tem sido desafiadores para gestores de empresas e profissionais de marketing digital. As mudanças de opinião sobre o que funciona e o que não funciona mudam rapidamente.

O e-mail marketing recebeu muitas críticas negativas ao longo dos anos. No entanto, acredito que estas críticas tenham sido causadas pela falta de compreensão e conhecimento sobre o tema. Afinal, conheço mais exemplos de pessoas que se beneficiam com a utilização dos e-mails do que aqueles que não se beneficiam.

Ego ou realidade?

Ter uma enorme lista de e-mails pode ser atrativo. No entanto, há muito trabalho envolvido nisso.

Muitas pessoas acreditam que precisam ter uma enorme lista de e-mail e então compram listas sem procedência. Todas as listas compradas que me deparei de clientes que fizeram isso eram listas de péssima qualidade, com diversos e-mails inválidos, taxa de rejeição altíssima e ainda com iscas de SPAM.

Isso prejudica em muito a sua reputação com os servidores e posteriormente você terá entregas baixíssimas, mesmo que seja para sua base de clientes. No final, isso só servirá para deixar o seu ego mais feliz.

Além disso, servidores de e-mail como Gmail, Hotmail, Yahoo e empresas que fazem o disparo utilizam-se de iscas de SPAM. São e-mails plantados na web justamente para pegar pessoas que compram bases e enviam e-mails sem autorização.

O crescimento de uma base de assinantes baseada em permissão pode levar tempo, mas será recompensadora.

Como gerar base de e-mails relevante?

Para começar, você deve se concentrar em oferecer oportunidades de inscrição em seu site ou nos canais em que eles frequentam.

Os assinantes também devem receber incentivos para se inscrever como conteúdo exclusivo, desconto ou algum serviço extra.

Categorize os assinantes de acordo com o nível de maturidade deles. Isso permite que você direcione especificamente suas necessidades e desejos.

Autoridade

Para ganhar sua relevância no setor, você precisa mostrar conhecimento e autoridade em seu nicho, como no marketing de conteúdo.

Sua base precisa ser abordada com conteúdos relevantes e não somente com propagandas e venda de produtos. O e-mail marketing é um canal de relacionamento e qualificação da sua base.

Abra sua mente e pense em todas as abordagens que podem ser feitas através do e-mail e como será sua comunicação com o seu público.

Venda cruzada

Quando você tem vários produtos e serviços para oferecer aos clientes, é necessário buscar maneiras criativas de oferecer sem ser chato.

O e-mail marketing é uma excelente plataforma para você fazer isso. Você pode segmentar sua lista de e-mail com base no perfil do seu público, compras realizadas e interação com seus e-mails anteriores. Ter numerosos agrupamentos permite segmentar indivíduos específicos.

Uma abordagem que eu gosto muito de trabalhar é oferecer um produto ou serviço através de um conteúdo. Ou seja, impacto o leitor através do conteúdo e nele faço a oferta.

Uma vez que o leitor se interessa pelo produto clicando no link da oferta, ele entra numa nova régua de relacionamento onde a abordagem é mais direta. Aos poucos, você poderá criar novos segmentos de público através dos interesses gerados.

Não esqueça do título

Há muitas dicas de e-mail marketing B2B, seja como escrever um e-mail ou como fazer o melhor layout. Mas o título (assunto) do e-mail geralmente é negligenciado.

O título é o que fará a pessoa abrir ou mandar para a lixeira seu e-mail. Um bom título determinará se os leitores vão se envolver mais ou não com a mensagem.

As linhas de assunto mais eficazes são concisas e atraentes o suficiente para os leitores abrirem o email.

Não existe o assunto ideal, o que existe é prática! Muita prática!

Analise os seus e-mails, verifique os que tiveram mais resultados de abertura e cliques. Assim, você poderá descobrir o que funciona.

Personalização

Ninguém gosta de ser tratado com mais um na multidão. Estamos mais inclinados a responder a situações se sentirmos que são direcionadas para nós.

No e-mail não é diferente. Você precisa personalizar todos os e-mails com indivíduos específicos em mente.

Para ter sucesso nesta dica, você deve coletar informações do seu público o máximo que puder. Em seguida, faça o uso dessas informações para criar seus e-mails. A melhor maneira de obter informações é uma abordagem metódica. A construção de relacionamentos faz parte do processo.

Interatividade

Muitas vezes, os leitores dificilmente têm tempo para visitar os links inseridos no e-mail. Os motivos podem variar de falta de incentivo a velocidades de conexão ruins.

Embora os links de email sejam perfeitamente compreensíveis, eles não são a melhor maneira de se conectar com o público.

A maioria das dicas de e-mail marketing B2B não mostra como a interatividade pode impulsionar as conversões. Um e-mail interativo bem elaborado é semelhante a uma página da web. O email pode incorporar tarefas como preenchimento de formulários, questionários e classificação de produtos e serviços. Os leitores são mais propensos a se envolver com seus e-mails, se eles oferecem soluções rápidas.

Como um profissional de marketing B2B, você deve pesquisar em qual plataforma pode suportar esse tipo de tecnologia antes de enviar sua lista por e-mail. Idealmente, a plataforma deve ser selecionada com o objetivo principal da campanha em mente.

Quizzes e animações são conhecidos por aumentar os níveis de engajamento. Por outro lado, os formulários incorporados são perfeitos para a coleta de informações. Seja qual for o objetivo, você deve selecionar a plataforma que melhor atenda às suas necessidades.

Otimização para celulares

A otimização para dispositivos móveis deve estar no centro da sua estratégia de e-mail marketing B2B. Para garantir que seu público esteja ciente da sua marca, você deve garantir que todos os seus e-mails sejam otimizados para dispositivos móveis.

Tudo, desde o modelo de email até a estrutura de conteúdo, precisa ser desenvolvido com o celular em mente. A informação mais vital precisa estar no topo e as frases precisam ser breves e concisas. Os botões e links também devem ser grandes o suficiente para permitir acesso rápido.

Para finalizar

Espero que você tenha gostado deste artigo e as dicas tenham sido úteis. Para receber nossos conteúdos, cadastre seu e-mail abaixo.

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