17 Maneiras de Aumentar o Tráfego do Site

Todo empresário ou empreendedor que procuram a nossa consultoria sempre tem, diante de várias outras necessidades, uma que é a principal: aumentar a quantidade de visitas ao site.

Há diversas estratégias para isso. Algumas de curto prazo outras de médio e outras de longo prazo. Um bom planejamento de marketing digital envolvem diversas iniciativas.

Não estou falando simplesmente em aumentar o tráfego do site a qualquer custo. De nada adianta trazer milhares e milhares de visitas se não forem leads qualificados. Seu foco deve ser na qualidade e não na quantidade.

Pensando nisso, reuni neste guia 17 maneiras práticas para você aumentar o tráfego do seu site e que você poderá pôr em prática já!

Além deste conteúdo, disponibilizo também o vídeo do Webinar que realizamos. Caso você queira ser avisado de cursos e webinars, inscreva-se aqui: https://triwi.com.br/novidades

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Pode parecer óbvio para muitos que vão ler este guia, mas boa parte dos clientes que chegam até a nossa consultoria em marketing digital nunca investiram em anúncio.

Alguns exemplos:

  • Pesquisa paga, como Google ADs ou Bing ADs, que são aqueles resultados que aparecem no topo da maioria das pesquisas que você faz no Google.
  • Display do Google, são os anúncios em imagens exibidos em sites. O interessante é a possibilidade de exibir um anúncio para o seu público-alvo.
  • Publicidade em redes sociais, os famosos anúncios no Facebook ADs e Instagram ADs. Há também possibilidades de anúncios em outras redes sociais, como o Pinterest.

Há outros canais menos utilizados pelos iniciantes, mas que são bem importantes. Por exemplo:

  • Taboola e Outbrain, também conhecido como Native ADs. São os anúncios exibidos em sites.
  • Dino. O Dino é um divulgador de notícias, uma alternativa muito interessante para divulgar sua empresa.
  • Influenciadores digitais. Principalmente os micro-influenciadores, ou seja, aqueles influenciadores específicos em um determinado segmento.

O importante é você ajustar suas estratégias pagas para se adequarem as suas metas e ao seu orçamento.

Cada canal pago tem seus prós e contras, então pense cuidadosamente sobre seus objetivos e vá ajustando os investimentos conforme for analisando a performance de cada canal.

Também é importante pensar no comportamento de busca do seu futuro cliente. Ou sejam, em como que ele busca por você.

Redes Sociais

Não adianta produzir um conteúdo excelente ou ter um site lindo e esperar que as pessoas o encontrem – você precisa ser ativo na geração de tráfego para o seu site.

Uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego do site é usar
as redes sociais para promover seu conteúdo.

  • Twitter é ideal para links curtos e rápidos (e tentadores – pense sempre na isca)
  • Instagram é ótimo para conteúdos visuais. Gera pouco tráfego para o site, mas pode ajudar no reconhecimento de marca.
  • Pinterest além de ser uma rede social gera mais tráfego do que o Instagram. Tem se mostrado um excelente canal.
  • Google Meu Negócio pode ajudar sua empresa e seu site a aparecer em resultados de pesquisa. Se você nunca publicou no Google Meu Negócio ou não tem sua empresa cadastrada lá, está fazendo errado seu marketing!
  • O LinkedIn também é um excelente canal, principalmente para o B2B e um bom gerador de tráfego.

Leia: Marketing Digital B2B: dicas para potencializar o seu negócio.

Diversifique

Quando falamos em aumentar as visitas para um site, não existe uma fórmula mágica para o sucesso. Varie o seu conteúdo para torná-lo atraente.

  • Diversifique suas publicações entre conteúdos mais longos e outros conteúdos curtos. Isso ajudará a atrair diferentes perfis de público.
  • Utilize também guias e materiais em PDF. Eles são chamativos e tentadores.
  • Faça vídeos mais curtos de 5 minutos e outros mais longos.
  • Transmissões ao vivo, como webnários também é uma excelente maneira gerar conteúdo e atrair visitas ao seu site.

Ao diversificar o conteúdo, você poderá se comunicar com pessoas que possuem perfis diferentes de consumo de conteúdo.

Leia: Marketing de Conteúdo em 2020

Títulos irresistíveis

O título é uma das partes mais importantes do seu conteúdo. Sem um título convincente, até mesmo a sua melhor postagem não será lida.

O conteúdo não necessariamente é um post em sua rede social ou artigo do seu blog, pode também ser um anúncio. Trate seu anúncio como um conteúdo!

Costume ver muitos anúncios, seja em qual formato for, com títulos poucos atraentes e que não estimulam o clique.

Antes de finalmente publicar um anúncio ou artigo em seu site, crie opções de títulos diferentes. Também é possível testar qual é o mais atraente, plataformas de publicidade possuem testes A/B. No qual é possível testar uma variação do anúncio e então avaliar qual obteve mais resultado.

SEO

Seu site está otimizado para as ferramentas de busca? Google, Bing e Yahoo.

Boa parte das empresas que chegam até nós, nunca fizeram nenhum trabalho de otimização no site, ou por desconhecimento ou por não acreditarem.

Quando experimentam os benefícios de um site otimizado, logo conseguem notar o aumento do tráfego orgânico.

O tráfego orgânico são as visitas que chegam ao site pela busca do Google e não pelos anúncios.

O SEO é bem complexo, no entanto posso destacar alguns pontos básicos e importantes para você verificar em seu site:

  • Páginas devem ter títulos diferentes. Nada de manter o mesmo nome em todas as páginas.
  • Conteúdo único em cada página. Muitos caem no erro de copiar o conteúdo acreditando que o site terá mais relevância. Não copie o conteúdo existente de uma outra página sua ou de outro site.Imagens com Tag Alt. Este ajuste no HTML sinaliza ao Google sobre o que se trata a imagem. O Google não consegue entender a imagem se você não fizer este ajuste.
  • Meta descrição preenchida em todas as páginas. A meta descrição é outro ajuste do HTML importantíssimo. Basicamente, a meta descrição sinaliza ao Google um resumo da página.
  • Uso correto da palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Por exemplo, solda industrial.
  • Uso de palavra-chave de cauda longa. A palavra-chave de cauda longa são termos mais longos, por exemplo: equipamento de solda industrial MIG em Campinas.

Palavra-chave de cauda longa

Como dito antes, a palavra-chave de cauda longa são termos mais amplos buscados pelos usuários nos buscadores.

Pessoas buscam com termos mais amplos quando estão num estágio mais avançado no funil do marketing. Já fez pesquisas anteriores e já sabe mais ou menos o que precisa.

Por exemplo, uma pessoa num estágio inicial de conhecimento, buscaria por “triturador industrial”. Já uma pessoa num estágio mais avançado, buscaria “triturador industrial úmido e seco com pronta entrega”

As palavras-chave de cauda longa representam a maioria das pesquisas na web, o que significa que se você não está contemplando esta estratégia em seus esforços de SEO e também na pesquisa paga, está perdendo um fluxo considerável de visitas.

Contribua com conteúdo em outros sites

Publicar um bom conteúdo em um site respeitável pode também aumentar o tráfego do site e ajudar a construir a marca do seu negócio.

Sites estão sempre à procura de novos autores e conteúdos atualizados, então ofereça seus conteúdos para sites do seu segmento. Será um oportunidade para você alcançar novas pessoas.

Uma outra alternativa é convidar profissionais da área para escrever em seu site. Eles provavelmente irão compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e divulgar o artigo escrito, o que pode trazer novos leitores ao seu site.

Crie conteúdos compartilháveis

Uma ótima maneira de conseguir visitas é criar conteúdos realmente atrativos em seu setor, como infográficos, relatórios e entrevistas.

Criando conteúdos compartilháveis e de referência, terá grandes chances de profissionais e sites da área de publicarem o seu conteúdo, e certamente irão informar a fonte original do conteúdo. Levando mais interessados para o seu site.

Publique conteúdo no LinkedIn

O Linkedin tornou-se muito mais do que um meio de encontrar emprego.

A rede social é agora uma plataforma de publicação valiosa por si só. Isso
significa que você deve postar conteúdo no LinkedIn regularmente.

Isso pode aumentar o tráfego do site, bem como aumentar a visibilidade do seu perfil dentro do seu setor.

Regularmente publico conteúdos em meu Linkedin, e tem sido ótimo para gerar novas conexões. Aproveite e me siga lá, meu link é https://www.linkedin.com/in/ricardopintomartins/

Faça links internos em seu site

Outro erro muito comum que noto nos clientes que chegam até nossa consultoria é a falta de linkagem interna entre os conteúdos.

Isso é benéfico não somente para o SEO, mas também resulta em uma experiência melhor e mais útil para o usuário.

A linkagem interna ajudará o seu público a conhecer novos conteúdos, aumentará a quantidade de páginas visitadas em seu site e também ajudará o Google a entender melhor a organização das suas páginas.

Geralmente a linkagem interna é realizada por profissionais de SEO mais experientes, mas você sabendo desta dica já pode pôr em prática.

Entreviste profissionais da área

Você ficaria surpreso com quantas pessoas estão dispostas a falar com você. Até mesmo os top líderes do mercado.

Envie e-mails solicitando uma entrevista para líderes em seu setor e publique as entrevistas em seu blog. A entrevista pode ser feita via e-mail, telefone, videoconferência ou até presencial.

Publicar uma entrevista em seu site não somente aumentará sua credibilidade no segmento como também o tráfego para seu site, o entrevistado provavelmente compartilhará o conteúdo, expandindo ainda mais seu alcance.

Abaixo, uma entrevista que fiz recentemente com o gerente comercial da Dinamize, Paulo Cardoso.

Não negligencie o e-mail marketing

Muitas empresas estão tão focadas em atrair novos clientes por meio de novas estratégias de marketing que se esquecem de métodos mais tradicionais.

E-mail marketing é uma ferramenta poderosa, se bem usada! As experiências que temos desenvolvido com nossos clientes são altamente positivas.

Você pode disparar e-mails para sua base informando sobre novos conteúdos, lançamento de produtos e serviços e, principalmente, desenvolver uma régua de relacionamento para o pós-venda.

A régua de relacionamento pós venda tornará sua empresa mais amigável, pois estará em contato com o público com conteúdos informacionais e não só de vendas.

Leia: 27 dicas para captar mais e-mails.

Certifique-se que seu site é responsivo

A navegação feita exclusivamente em computadores já está ultrapassada. Hoje, cada vez mais pessoas estão usando dispositivos móveis para navegar e visitar sites.

Noto que muitos sites ainda não estão adaptados para o mobile, e perdem muitas visitas pois os usuários não conseguem ter uma experiência positiva.

Teste o seu site acessando ele de smartphones e tablets. Teste no maior número possível de dispositivos, dos mais simples aos mais avançados.

O Google tem uma ferramenta interessante para testar se o seu site é compatível com dispositivos móveis, confira: https://search.google.com/test/mobile-friendly

Certifique-se que o seu site é rápido

Se o seu site leva uma eternidade para carregar, sua taxa de rejeição será muito alta.

Certifique-se de que suas páginas são tecnicamente otimizadas, incluindo tamanhos de arquivos de imagem, estrutura de página, carregamento do cache, javascript, CSS entre outros.

Quanto mais rápido o seu site for carregado, melhor.

Há uma outra ferramenta fornecida pelo Google para testar a velocidade do site, confira: https://developers.google.com/speed/

Dados

O Google Analytics é outra ferramenta gratuita do Google e uma fonte inestimável de dados sobre praticamente todos os aspectos imagináveis do seu site, das suas páginas mais populares aos dados demográficos dos visitantes.

Visite regularmente e analise os dados. Utilize estas informações para entender como as pessoas se comportam em seu site. Preste atenção em quais postagens e páginas são mais populares. Inspecione dados do visitante entender os principais canais geradores de tráfego de qualidade, assim você poderá ser mais assertivo em sua estratégia.

Se você não tiver o Google Analytics instalado, faça isso já!

Utilize vídeos em sua estratégia de conteúdo

O conteúdo baseado em texto é muito bom, mas o vídeo pode ser um ativo valioso para atrair novos visitantes e tornar seu site mais interessante.

Dados mostram que a retenção de informações é significativamente maior para material visual do que para texto, significando que vídeo é uma excelente maneira de captar e reter a atenção de seu público e impulsionar o tráfego para seu website ao mesmo tempo.

Não tem experiência em gravar vídeos? Comece fazendo com seu celular e crie vídeos curtos, como dicas rápidas. Assim, com o tempo você terá mais confiança.

Faça Webinars

Webinar é uma transmissão ao vivo de um conteúdo. É uma excelente maneira de transmitir sua sabedoria ao seu público. Combinado com uma campanha de promoção eficaz, o webinar é uma ótima maneira de aumentar o tráfego do site.

Certifique-se de salvar e arquivar a apresentação para divulgação posterior e promover seus conteúdos através das redes sociais e publicidade.

Conclusão

Espero que você tenha gostado deste conteúdo.

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