SEO para E-commerce - Como melhorar seu ranqueamento em 8 Passos

SEO para E-commerce – Como melhorar seu ranqueamento em 8 Passos

Vamos falar sobre

Uma das melhores formas de aumentar o tráfego na sua loja on-line é aparecer no ranking das ferramentas de busca, e uma Agência de SEO especializada pode ser fundamental nesse processo. Isso nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente porque os sites de e-commerce são focados em produtos e não em conteúdo. Por isso, o apoio de uma Agência de SEO, com sua expertise em SEO para e-commerce, pode ser inestimável, pois mesmo que os desafios sejam grandes, os resultados costumam aparecer em pouco tempo.

Os números não mentem! Considere a pesquisa “Como as pessoas encontram suas necessidades em momentos de comprar”, do Think With Google:

  • 93% das atividades on-line começam com pesquisas;
  • 51% do tráfego vem de pesquisa orgânica, comparada a apenas 10% de pesquisa paga, 5% de redes sociais e 34% de todas as outras fontes;
  • Mais de 40% da arrecadação é captada pelo tráfego orgânico;
  • 79% das pessoas tomaram ações relevantes com o celular antes de fazer a compra;
  • 39% das compras foram influenciadas por pesquisas relevantes.

Você nem sempre vai poder competir com as empresas grandes, mas pode focar em se ranquear bem com um produto individual e páginas de categorias para termos menos competição.

Como aparecer no ranking de busca?

Ao buscar sobre tênis masculinos, por exemplo, você pode perceber que as posições acima ficam com marcas mais conhecidas. As hipóteses de você derrubar um desses é bem baixa. Mas isso não significa que você deve desistir do SEO para e-commerce.

Contudo, você pode alavancar palavras-chave para aumentar seu ranqueamento e ganhar novos clientes.

Por exemplo, uma pesquisa sobre sapatos femininos, ainda tem grandes nomes, mas esses resultados não estão limitados a eles. Focar nessas palavras pode gerar tráfego para seu site e ajudar a realizar mais vendas.

Como aumentar o ranqueamento com SEO para e-commerce em 8 passos

Um SEO para e-commerce bem-sucedido é um pouco diferente do usado para um site de conteúdo. Você provavelmente terá mais páginas para otimizar com menos textos para alavancar. Além disso, o risco de conteúdo duplicado é muito maior.

Então, como você otimiza seu site de e-commerce?

  1. Faça pesquisa de palavras-chave para páginas de produto e categorias;
  2. Otimize suas páginas com títulos, meta descrições de heading tags;
  3. Crie e otimize descrições de páginas e produtos;
  4. Revise e redirecione URLs;
  5. Melhore imagens para melhorar o carregamento;
  6. SEO técnico;
  7. Adicione conteúdo SEO para e-commerce;
  8. Não se esqueça da pesquisa pelo mobile.

Vamos lá!

1- Faça pesquisa de palavras-chave para páginas de produto e categoria

A pesquisa de palavras-chave não é somente sobre fazer um brainstorm e esperar que você encontre a melhor alternativa. Você pode criar uma lista de termos que o seu público está usando para encontrar os seus produtos.

Ferramentas de SEO pagas

Mecanismos como Ahrefs te dão meios aprofundados para fazer a pesquisa, incluindo quais palavras-chave seus concorrentes estão usando. Ainda que seja pago, pode te economizar muito tempo e te dar insights poderosos.

Não importa qual opção de SEO para e-commerce você escolha, não pare em uma pequena lista de termos. Você precisará otimizar cada página, incluindo as de produto e categoria, com uma palavra-chave única.

Isso será mais fácil se você criar uma planilha com todas as suas páginas, adicionando colunas para a palavra-chave que você vai direcionar para elas. Se quiser, pode usá-la para criar títulos, meta descrições e heading tags. 

Cada um desses elementos pode ter o termo pelo menos uma vez. Lembre-se de escrever para os leitores, não apenas para os mecanismos de busca.

2 – Otimize suas páginas com títulos, meta descrições de heading tags

O Título da página não é obrigatoriamente o título do artigo, ou o que aparenta ser o nome da página para os visitantes. Na verdade, refere-se a uma propriedade de código HTML, identificada por meio da frase que aparece na aba do navegador ou na página de resultados do Google. Por isso esse é um fator extremamente importante.

A Meta Description ou Meta descrições, é um código inserido na página que não têm peso como fator de ranqueamento. Isso significa que as palavras-chaves que estão na descrição não serão as responsáveis por melhorar ou piorar o posicionamento de uma página no Google. 

Resumidamente, a Meta Descrição é um fragmento que costuma a aparecer na página de resultados com intuito de mostrar ao usuário o que a página aborda, e demonstra que conhecê-lo vale a pena ao clicar no link para ler o conteúdo. 

Heading tags, é o nome dado aos elementos que indicam a propriedade de algumas partes da páginas sobre outras, variando entre H1 a H6, sendo o H1 o mais importante.

Os heading são indicados por códigos <h1>, <h2>, <h3>, <h4>, <h5> e <h6>. Na maior parte dos casos, o H1 é destinado ao título da página e os outros códigos para subtítulos, mantendo uma certa prioridade.

Ter palavras-chave dentro desses subtítulos pode ajudar bastante no ranqueamento do Google. 

3 – Crie e otimize descrições de páginas e produtos

A descrição ajuda tanto os seus potenciais compradores como as ferramentas de busca a entender o que você está vendendo e as razões pelas quais os seus produtos são únicos.

Nas páginas otimizadas de categoria, você só precisa de um parágrafo ou dois para compartilhar sobre os itens e serviços. Não se esqueça de usar a palavra-chave.

Já as páginas de produtos devem ter mais conteúdo para ajudar a comunicar o valor, as características e benefícios do item, isso ajuda o comprador a tomar a decisão certa. Ela deve incluir:

  • descrição única de 150 a 200 palavras (ou mais) do produto;
  • três imagens otimizadas do produto — incluindo imagem da aplicação e do uso;
  • recomendações de compradores;
  • detalhes específicos que podem ser facilmente absorvidos pelos usuários, como medidas, peso, requisitos, etc;
  • se possível, um vídeo de um produto em uso, descrevendo o porquê de ser melhor que o de concorrentes.

4 – Otimização de URLs

URLs amigáveis não são apenas melhores para compartilhar, mas também importantes para se dar bem no SEO para e-commerce.

O Google prefere links pequenos e fáceis de ler. Se possível, limite a URL da página do produto para apenas o nome, sem a categoria.

  • Ideal: www.seusite.com/palavra-chave-do-produto
  • aceitável: www.seusite.com/categoria/palavra-chave-do-produto
  • evite: www.seusite.com/categoria/palavra-chave-da-categoria/produto/palavra-chave-do-produto

Seu site pode ditar as escolhas para estruturas de URL. Antes de você mudá-las, rastreie as anteriores e use o redirecionamento 301 para chegar aos novos endereços.

5 – Otimização de imagem

Imagens são a chave de um site de sucesso, mas sem uma boa otimização, elas também podem prejudicar o SEO para e-commerce.

Você vai precisar encontrar a balança entre arquivos pequenos e qualidade de imagem para otimizar as suas imagens.

Geralmente, você deveria usar a extensão JPEGs para imagens que tem muita cor, e PNG para imagens simples. Teste muitos formatos e compressões para encontrar o melhor mix para o seu site.

Não se esqueça de incluir alt tags para todas as suas imagens otimizadas. Elas são usadas por leitores de tela para ajudar usuários com deficiência visual a navegar e usar o seu site, além de facilitar que as ferramentas de busca entendam do que se trata a foto.

6 – SEO técnico

Um bom SEO para e-commerce vai além de apenas mensurar qual conteúdo está no seu site e em seus arquivos. Ainda existem elementos técnicos que podem contribuir para o ranqueamento do seu site.

Melhore o tempo de carregamento

As taxas de abandono aumentam 50% se o seu site demora dois segundos a mais para carregar, e as de conversão caem 12% para cada segundo extra que leva. Otimizar suas imagens e remover elementos desnecessários aumenta o seu ranqueamento e melhora o tempo de carregamento.

Crie e envie um mapa de site ao Google e ao Bing! Assim, você está informando sobre o seu site para os maiores mecanismos de busca do mundo. Além disso, essas ferramentas podem te alertar sobre problemas que eles encontrem em seu site.

Tenha um certificado de SSL válido

O certificado de SSL não é apenas para o seu carrinho de compras. Já que você pode coletar endereços de e-mail em outras páginas, ele irá proteger todos os dados.

A maioria dos navegadores agora aponta aos visitantes quando um site não é seguro — às vezes, inclusive, direcionando-os para outro lugar. A plataforma de hospedagem do site pode te ajudar com isso.

Se você usa a Loja Online da GoDaddy, ganha um certificado SSL como parte do pacote.

Facilidade de navegar

Dê aos clientes múltiplas maneiras de navegar pelo seu site — pela página inicial, para as subcategorias e buscas no site. As ferramentas de busca usam a navegação para garantir que eles vão encontrar todas as páginas do domínio.

Adicione breadcrumbs no layout

Falando em navegação, há outra forma que às vezes passa despercebida e pode impactar no SEO para e-commerce e sua usabilidade. 

As breadcrumbs (migalhas de pão) ajudam tanto os usuários como os mecanismos de busca a entender como as páginas estão relacionadas entre si. Essa ferramenta geralmente está disponível no tema da loja.

Ninguém gosta de encontrar um erro HTTP 404. Para melhorar o SEO para e-commerce, remover links quebrados ao redirecionar o máximo possível para substituir páginas apropriadas. 

Você pode encontrá-los através de plug-ins como o Broken Link Checker do WordPress e o Google Search Console.

7 – Adicione conteúdo para melhores buscas

A maioria dos e-commerces não têm muito conteúdo, o que dificulta conseguir um bom ranqueamento. Você pode mudar isso simplesmente ao adicionar textos otimizados que também são úteis aos clientes, como:

  • infográficos;
  • guia de uso;
  • guia para presentes;
  • comparações;
  • perguntas frequentes.

Outro tipo de conteúdo que você pode adicionar ao seu site é avaliação. Ela beneficia o SEO para e-commerce, dando a oportunidade de ranquear em termos de cauda longa, incluindo combinações de “nome do produto avaliação”.

Avaliações válidas também descrevem seu produto nos termos que os clientes usam — diferente da descrição para marketing — te dando ainda mais termos que você pode ranquear com o tempo.

Por fim, avaliações podem ajudar a diferenciar seus produtos de outros que estão oferecendo serviços iguais ou similares.

8 – Não esqueça a pesquisa via mobile

Com toda a conversa sobre como desenhar seu site para conversões e pesquisa, é fácil esquecer da importância da acessibilidade via mobile. Mas é difícil de ignorar que muitos de nós recorremos aos nossos dispositivos móveis na hora de pesquisar:

  • 88% dos usuários pesquisam no smartphone;
  • 65% das pessoas usam o celular no momento de comprar;
  • 40% das vendas de e-commerce durante os feriados de 2018 vieram de um smartphone;
  • 13% dos visitantes globais em e-commerces usaram smartphones.

Otimizar seu site para buscas no mobile usa todas as técnicas que já discutimos, com alguns elementos adicionais.

  • Garanta que o seu site abre bem em dispositivos móveis: você já visitou um site que estava infestado de pop-ups e camadas e foi difícil de navegar?
  • Verifique duas ou três vezes o tempo de carregamento: como consumidores de internet, queremos tudo cada vez mais rápido. Os dias de querer esperar meia hora para baixar uma música acabaram. Agora, se um site não carrega — especialmente nos smartphones — em segundos, nós apertamos o botão de voltar para os resultados;
  • As âncoras são prioridades: usar âncoras nas páginas para linkar internamente informações importantes, como avaliações e listas, faz o seu site mais fácil de navegar.

Vale a pena fazer SEO para e-commerce

Melhorar o SEO para e-commerce requer várias ações, mas o retorno vale a pena. Com mais de 5.6 bilhões pesquisas por dia — 63 mil por segundo — investir nele pode te ajudar a crescer seu negócio.

Uma das melhores formas de aumentar o tráfego na sua loja on-line é aparecer no ranking das ferramentas de busca, e uma Agência de Marketing Digital especializada em SEO, como a TRIWI, pode ser fundamental nesse processo.

Isso nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente porque os sites de e-commerce são focados em produtos e não em conteúdo. Mesmo que os desafios sejam grandes, os resultados costumam aparecer em pouco tempo.

Se você quer ver sua loja online alcançar os primeiros lugares nas pesquisas e melhorar seus resultados,, fale com a TRIWI e venha tomar um café com a gente!

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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