A otimização para ferramentas de busca, uma disciplina essencial do marketing digital, é muitas vezes melhor executada com a ajuda de uma Agência de SEO, que utiliza estratégias dentro e fora do site para aumentar o tráfego orgânico para a página de resultados do Google, Bing e Yahoo. E com o crescimento da importância do conteúdo on-line, é essencial implementar técnicas de SEO para blog o máximo que puder.
O conteúdo de um site é uma das várias camadas de uma estratégia de SEO efetiva. De um ponto de vista mais generalizado, quanto mais conteúdos de qualidade você publica, mais fácil alguém pode encontrar seu site quando procurar termos associados a esse assunto.
Por exemplo, se você é uma empresa que vende comida de cachorro, pode assumir que as pessoas que estão interessadas em treinar um filhote também queiram comprar ração. Então, você escreve e publica vários artigos sobre o treinamento de filhotes, com a esperança de gerar mais visitantes ao seu blog e, então, mais clientes.
Essa estratégia é muito importante para que haja maneiras de otimizar seu conteúdo a um nível mais específico. Lembre-se! Nem todos os artigos de blog são criados da mesma forma.
Publicar artigos com essa técnica pode te ajudar a gerar a melhor ROI com seu conteúdo. Este passo a passo para escrever com SEO para blog te ajudará a receber um tráfego orgânico qualificado em pouco tempo!
SEO para seu blog em 3 passos
As táticas de SEO usando conteúdo em sites mudaram substancialmente ao longo dos anos. Antes da atualização do Google Panda em 2011, os sites conseguiam manipular as ferramentas de busca usando estratégias de spam, como encher de palavras-chave e otimização exagerada. Agora, quando você pensa em SEO para blog, deve pensar em soluções amigáveis para o usuário. Criar um ótimo conteúdo com o que o seu público se engaje é a base de uma técnica efetiva.
- Selecione o tema certo;
- Escreva conteúdos otimizados para SEO;
- Termine de otimizar antes de publicar.
Com esses 3 passos você conseguirá criar artigos ideias para os seus usuários. Confira logo abaixo como você pode seguir esses passos para usar o SEO para blog a favor do seu negócio.
1. Selecione o tema certo
Antes que possa começar a escrever o artigo, você deve escolher o tema certo. Você deve decidir por um tópico baseado em:
- Sua expertise: produzir conteúdo de qualidade é uma parte essencial do SEO. Para fazê-lo, você precisa ter algum conhecimento no tema. Isso não apenas facilitará na escrita, mas também será mais valioso para seu público;
- Pesquisa e análise: ao usar uma pesquisa independente e evidência empírica, você deveria ter um grande entendimento de quais temas geram os melhores resultados. Essa análise deve incluir dados internos baseados no conteúdo que você publicou previamente, mas também informações externas como análise competitiva e pesquisa de palavra-chave.
A pesquisa de palavra-chave é o processo de usar ferramentas de SEO, como SEMrush ou Google Adwords Planner, para entender melhor as tendências de palavra-chave em sua indústria. Em outras palavras, você quer usar ferramentas para ver o quão frequente e até onde as pessoas estão pesquisando termos específicos.
Você pode escrever o melhor artigo da internet, mas se não está relacionado ao seu negócio ou a outros conteúdos no blog, então não vai ver os resultados desejados. Criar uma estratégia é importante para construir um blog de sucesso e encontrar ideias que caem no leque de opções dentro dessa técnica é um passo crucial para selecionar o tema certo.
2. Escreva conteúdos otimizados para SEO
Com o seu artigo em mente, agora é hora de começar o passo mais importante — o processo de escrita. Todo mundo tem uma forma diferente de escrever e não há certo ou errado quando se trata de produzir um artigo de blog.
Se você ainda não encontrou seu modo de escrita, não se preocupe — aqui estão algumas dicas básicas para te ajudar a começar a escrever um artigo otimizado.
Crie um título primeiro
Antes de começar a escrever, crie o título dos tópicos que irá abordar. O formato irá depender, obviamente, do seu estilo e do tema, mas criar os títulos e subtítulos vai te ajudar a se manter focado nos pontos principais.
Foco na introdução
A introdução é provavelmente a parte mais importante do artigo inteiro. Da perspectiva do SEO para blog, você deveria trabalhar a sua palavra-chave naturalmente no começo da sua introdução para aumentar a relevância nas ferramentas de busca.
E mais: você deve escrever uma introdução cativante que é informativa e chamativa para que, então, os leitores permaneçam na sua página por mais tempo e continuem a ler o seu post.
Use subtítulos apropriados
Quando escrever seu artigo, é importante pensar na experiência do usuário e em adição às ferramentas de busca. Uma forma de satisfazer ambos é usar subtítulos no meio do artigo.
Usar esses subtítulos são uma ótima forma de comunicar às ferramentas de buscas que aquele conteúdo é relevante e, ainda, é uma ótima forma de melhorar a fluidez da leitura do artigo.
Ferramentas de busca e leitores amam listas
Pensando em SEO para blog, considere adicionar listas quando você estiver discutindo passo-a-passos ou enfatizando tópicos importantes dentro do artigo. Além de criar um artigo baseado em listas, você pode quebrar os parágrafos com números para aumentar a escaneabilidade do conteúdo.
Listas estão se tornando cada vez mais importantes para ferramentas de busca como o Google. Por exemplo: se você colocar na barra de pesquisa “passos para gerenciar minhas finanças”, verá que o Google providencia uma prévia de resultado que lista os passos diretamente encontrados no artigo.
Inclua links internos e externos
Links são importantes para ranqueamento de buscas. Quando você estiver escrevendo seu conteúdo, use links internos e externos (se forem relevantes). Você deve linkar para que possa ajudar a aumentar o ranqueamento para essas páginas, aumentar os cliques dentro do conteúdo e o tempo de permanência dentro do site.
Use sua palavra-chave e sinônimos relevantes no corpo do texto
Outro ponto crítico para escrever conteúdos otimizados para SEO é garantir que a palavra-chave em foco seja usada no meio do artigo. Além de usá-la na introdução, deve ser colocada organicamente no corpo e na conclusão.
Inclusive, procure oportunidades para usar termos adjacentes no conteúdo. Colocar a palavra-chave naturalmente no meio do artigo vai ajudar a aumentar o seu ranqueamento para aquele termo.
Leia, edite e revise
Seu primeiro rascunho é exatamente isso — um rascunho. É uma boa ideia reler seu artigo algumas vezes e ainda dar um dia ou dois para que possa dar uma olhada com a mente fresca.
Não tenha medo de dar seu texto para outras pessoas lerem e contribuírem com ideias. Pode ser vantajoso contratar um editor para checar seu conteúdo e buscar por erros gramaticais e de coerência. É muito mais fácil consertar os equívocos antes do artigo estar publicado.
3. Otimize seu post antes de publicar
Depois que você já tiver o conteúdo escrito, o próximo passo é aplicar SEO para blog antes de publicar. Este é um passo crucial para criar um artigo otimizado porque você está, literalmente, fazendo ajustes que vão melhorar diretamente o seu ranqueamento de busca.
Além do conteúdo em si, seu título é a próxima forma mais importante para aumentar o SEO para blog no seu artigo. É importante incluir sua palavra-chave no título, preferencialmente no início. Já que ele é mostrado nos resultados de pesquisa, é também importante que escreva um título que chame atenção e gere mais cliques.
Uma alta taxa de cliques é outra forma do Google indicar qual resultado é mais valioso, então quanto mais tráfego você gerar na pesquisa orgânica, maior será o aumento de seu ranqueamento.
A URL é outro elemento do seu artigo que geralmente passa batido e que pode facilmente aumentar sua posição. Garanta que a sua palavra-chave está na URL. Se você está usando o WordPress, o link permanente não te permite adicionar palavra-chave, então você vai precisar alterar a estrutura para que seja possível customizar por post.
Agora também é uma ótima hora de adicionar imagens de apoio e multimídia em seu artigo. Textos com imagens, áudios e vídeos geralmente geram uma melhor experiência ao usuário e maior ranqueamento.
Além disso, adicionar imagens no seu conteúdo permite que você otimize esses aspectos para benefícios de ranqueamento adicionais. Por exemplo, você pode adicionar o atributo alt para as suas imagens, o que ajuda as ferramentas de busca a entender o contexto daquela foto. Depois, suas fotos podem ranquear para pesquisas de fotos e gerar tráfego.
Você já tem um artigo otimizado para SEO — e agora?
Parabéns! Você escreveu com SEO para seu blog e publicou. Agora, pode sentar e ver seu artigo ranquear em primeiro lugar, certo? Ah! Se fosse assim tão fácil… Escrever um artigo otimizado é apenas um parafuso na grande máquina que é o SEO.
Depois que publicar o artigo, você precisa promovê-lo e gerar sinais fora do site para melhorar seu ranqueamento para a palavra-chave selecionada.
Há muito mais sobre SEO para blog que apenas escrever um bom artigo, mas este é um bom lugar para começar. Lembre-se que na próxima vez que escrever, deve focar em criar algo que seu público irá amar.
Enquanto os algoritmos mudam de forma constante, se você está engajando os seus leitores e produzindo bons conteúdos, seus resultados de pesquisa vão refletir isso.
O SEO para um blog é crucial porque aumenta a visibilidade do conteúdo nos motores de busca, como Google, Bing e Yahoo. Isso significa que quanto mais conteúdo de qualidade um blog publica, mais facilmente ele será encontrado por pessoas procurando termos relacionados ao assunto do blog. Isso ajuda a atrair mais visitantes e potenciais clientes.
A escolha do tema certo é fundamental para o sucesso do SEO de um blog. É importante selecionar tópicos baseados na expertise do autor e em análises de pesquisa de palavras-chave, pois isso garante a criação de conteúdos relevantes e valiosos para o público. Além disso, escolher temas que estejam alinhados com o negócio ou outros conteúdos do blog ajuda a criar uma estratégia coesa e eficaz para atrair o público-alvo.
As dicas essenciais para escrever conteúdos otimizados incluem: criar um título envolvente com a palavra-chave; focar em uma introdução cativante que também contenha a palavra-chave; usar subtítulos apropriados para melhorar a legibilidade e relevância para os motores de busca; incluir listas e números para aumentar a escaneabilidade; e adicionar links internos e externos relevantes para melhorar o ranqueamento. Além disso, é importante usar a palavra-chave e seus sinônimos de forma natural ao longo do texto.
Antes de publicar um post, é importante otimizar elementos como o título, incluindo a palavra-chave preferencialmente no início para aumentar a relevância nas ferramentas de busca. A URL também deve ser otimizada com a palavra-chave. Além disso, adicionar imagens com atributos alt relevantes pode ajudar as ferramentas de busca a entenderem o contexto da imagem, permitindo que ela ranqueie nas pesquisas de imagens e gere tráfego adicional.
Após publicar um artigo otimizado, é essencial promovê-lo para gerar sinais fora do site que melhorem seu ranqueamento para a palavra-chave escolhida. Isso pode incluir estratégias de marketing de conteúdo, compartilhamento em redes sociais, e construção de backlinks. Lembre-se que o SEO é um processo contínuo, então é importante manter a atualização e otimização constantes, além de focar em criar conteúdos que sejam valiosos e engajadores para o público.