A criação de conteúdo tem sido uma ferramenta muito útil para empresas que aderiram a essa estratégia. Mesmo apresentando seus resultados mais a longo prazo, o conteúdo não só gera resultados em SEO, mas também em vendas e criação de consideração de marca, sendo um forte aliado para empresas inclusive para o setor Industrial.
O setor industrial é um mercado muito importante para a economia, com transações de alto valor e que passam por muitas interações entre cliente e empresa, mesmo assim existe uma resistência das empresas em utilizar as estratégias de marketing digital, para estreitar as relações com os tomadores de decisão. Para iniciar a presença digital de sua indústria, o marketing de conteúdo é uma estratégia boa, que auxilia a construção de marca e que já constrói seus primeiros passos.
Para começar a aplicar conteúdo na estratégia de sua empresa é preciso primeiro entender as premissas da estratégia e assim começar a pensar nas abordagens a se adotar para o mercado industrial. Por isso vamos apresentar os 3 pilares a serem adotados em um site ou blog de conteúdo.
Onde chegar com conteúdo na estratégia de marketing industrial?
O primeiro pilar a ser apresentado é o mais básico, mas o que talvez as empresas mais deixem passar. Entender onde o conteúdo se encaixa na sua estratégia de marketing digital na indústria é imprescindível e deve ser o primeiro ponto analisado.
O que sua empresa deseja alcançar com o conteúdo? Responder essa pergunta já é o suficiente para nortear suas ações futuras e assim guiar as decisões de forma a decidir qual o formato e como serão feitos os conteúdos para o site ou blog. Saber quais os objetivos desta estratégia também ajuda a medir quais foram os reais resultados obtidos, auxiliando no aprimoramento dos conteúdos futuros.
Traçados os objetivos é preciso analisar o segundo pilar.
Que tipo de conteúdo fazer?
Decidir sobre o que escrever e como escrever é o segundo pilar do conteúdo na sua estratégia de marketing digital. É o ponto no qual sua empresa decide como se apresentará para o público que está buscando aquela informação e por isso é preciso decidir as diretrizes do conteúdo.
Evite o conteúdo institucional, o público está buscando resoluções de problemas e não depoimentos sobre a empresa, mesmo que seja importante ter esse tipo de conteúdo no site, não é o foco para o marketing de conteúdo mas sim demonstrar expertise e ser compreensivo sobre as dores do cliente.
Foque em conteúdos que mostrem cada vez mais expertise e entendimento, não só do produto mas também de mercado. Entenda principalmente sobre o que tem afligido o seu setor e traga soluções que chamem o cliente e que o faça considerar o seu produto.
Tenha uma linguagem direta e que converse bem com o público, não é preciso reinventar a roda, mas é necessário ter conhecimento pleno de como se comunicar de forma eficiente com seus potenciais clientes.
Portanto seja mais que um especialista de mercado, seja a solução dos problemas de seu público, conversando de forma direta e eficiente.
Depois de analisarmos os dois primeiros pilares chegamos ao último, nós já estipulamos metas, o que e como escrever, agora vamos ver os canais.
Como está o seu canal de comunicação?
O principal objetivo para quem cria conteúdo é gerar tráfego para um site ou blog, por isso é preciso também saber como está o seu canal. Seu site é responsivo? Ele está funcionando bem? Qual o tempo que ele demora para acessar?
Estas perguntas ajudam a saber se quem acessa seu site tem uma experiência boa ou não, não adianta ter um conteúdo bom e interessante se sua plataforma não corresponde e não consegue atender as necessidades do público.
As pessoas procuram cada vez mais interações rápidas e com qualidade, por isso seu site ou blog deve funcionar muito bem e além de tudo estar preparado para o público mobile, que já é maioria nos acessos na internet.
Mesmo que no setor da indústria as relações não sejam construídas em apenas um único acesso ou contato, o sucesso de um site ou blog depende muito de como são as interações do público com o canal, por isso é importante mantê-lo funcional e atualizado.
Uma dica final
É sempre importante contar com profissionais capacitados e que conheçam muito bem as tendências do mercado e como o público se comporta. Entender onde e como as oportunidades podem aparecer para sua empresa é muito importante e pode revolucionar suas vendas.Por isso nós da TRIWI Marketing Digital, somos uma consultoria especialista em indústria que vem ajudando grandes empresas a alavancar suas vendas e construir uma presença digital inovadora. Nossas soluções são personalizadas e se moldam as necessidades de cada empresa, conheça nossas soluções para a indústria ou marque um café conosco