Porque o marketing digital é importante também para a indústria?

Por que o marketing digital é importante também para a indústria?

Dono de uma parcela significativa do PIB brasileiro a indústria é hoje um dos pontos fortes da economia brasileira. O setor é o que gera mais riquezas para o Brasil, para cada 1 real produzidos, geram R$ 2,40 para economia, dados do Relatório do CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O setor industrial é de extrema importância para a economia nacional, não só para a geração de riquezas mas também para geração de empregos. Por isso é preciso que as indústrias sigam as tendências do mercado, entrando para o mercado digital e descobrindo novos caminhos para gerar negócios.

O marketing digital hoje é o principal conjunto de estratégias para gerar consideração no público e alavancar as vendas, mesmo que essa frase pareça muito mais ligado ao varejo, o mercado industrial também é diretamente influenciado. A presença de um mercado global que está sempre conectado e buscando informações pela internet, também baseia suas decisões pelo digital e por isso é preciso manter suas plataformas digitais atualizadas.

Pontos a serem explorados em uma estratégia de marketing digital Industrial

As necessidades de uma indústria são muito diferentes da necessidade do varejo, os tipos de estratégias e pontos abordados para o setor  industrial devem mostrar muito alinhamento com o que o mercado espera e apresentar muito mais informações do que para o mercado B2C. Estamos tratando de grandes transações, com decisões tomadas que influenciam e muito a produção do país e por isso é preciso conhecer muito o perfil de quem procura sua empresa.

Portanto um primeiro passo é ter uma plataforma que diga muito bem quem é sua indústria, o que ela faz, quem são as pessoas por trás dela, informações que geram consideração. Ter um site muito bem estruturado e otimizado é uma estratégia que gera novos contatos e possíveis clientes, isso porque hoje o site é a cara da empresa, como ela se apresenta no mundo digital e por isso é de extrema necessidade que se mantenha ele sempre atualizado e otimizado, para que oportunidades não sejam perdidas.

Outro ponto a ser explorado é manter canais de comunicação ativos, ter dentro de sua plataforma pontos onde a qualquer momento o visitante pode entrar em contato com a sua empresa e ser respondido com maior rapidez e agilidade. Este tipo de comunicação ágil faz com que sua indústria se comunique bem com o cliente e evite de perder negócios.

Ter um site que atenda diversas línguas também é interessante, se sua empresa não se apresenta para o mercado fica mais difícil de aparecerem propostas internacionais. Hoje o setor industrial é responsável por 49% das exportações do Brasil, existem muitas possibilidades e sua empresa pode estar deixando estas oportunidades passarem.

A utilização de redes sociais também é um ponto interessante a ser abordado, porque não criar conteúdos sobre a empresa? Existe hoje cada vez mais abertura para se conhecer como funciona e como é o dia-a-dia, além de conteúdos informativos que se complementam a atividade exercida pela indústria. As pessoas se relacionam diariamente com as redes sociais e mais de 50% da população está presente nestas plataformas, por isso ter um perfil é muito interessante para criar relações estreitas com seu público e gerar mais consideração.

Para as abordagens em anúncios os principais canais a serem abordados são Google Ads e LinkedIn. A plataforma de anúncios do Google é uma ótima maneira de impactar o seu público alvo na hora em que ele busca pelo seu produto, por isso é uma solução interessante que vem gerando muitos negócios para diversos mercados, inclusive a indústria. 

O LinkedIn é uma rede social onde é possível segmentar bem seu público alvo e impactar diretamente pessoas em cargos que tomam decisões nas empresas, por isso é uma ferramenta muito bem utilizada e aproveitada pelo setor. Mesmo que o investimento médio seja maior do que com outras plataformas, aqui se paga pela assertividade e por ter o contato direto com pessoas de cargos importantes.

Crie diferenciação por meio do Marketing Digital

Após discutirmos todos os pontos acima a idéia principal que deve prevalecer é de criar diferenciação, se mostrar proativo e buscar a ação para captar o cliente. Na indústria muitas vezes as ações para captação de novos clientes é passiva, mas que hoje a necessidade de ações de captação cada vez mais ativas são necessárias.

Leve informação ao cliente, mostre como é a empresa e como vocês se posicionam, ter uma comunicação ativa auxilia suas estratégias e trás o cliente para mais próximo da empresa. Não adianta mais esperar que ações antigas funcionem em um mercado que está em constante evolução tecnológica dentro e fora das linhas de produção, então renove suas estratégias e siga as tendências do digital.

Sempre junto de profissionais especialistas no mercado e com soluções diferenciadas que se encaixam nas necessidades de cada cliente. Por isso nós da TRIWI Marketing Digital temos uma consultoria para Indústrias que ajuda diversas empresas do segmento a alcançar um novo patamar na sua presença digital e assim alavancar suas vendas. Venha conversar conosco. Clique aqui e conheça   

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