Por Que aplicar estratégias de Marketing Digital no mercado B2B?

Por que aplicar estratégias de Marketing Digital no mercado B2B?

Se o objetivo da sua empresa é crescer, atrair novos clientes e conquistar um seu lugar no mercado, investir em Marketing Digital é um passo indispensável no caminho para o sucesso. 

O potencial do mundo digital conquistou não somente as empresas B2C (Business to Consumer), mas também as B2B (Business to Business).

Todos sabemos que o mercado B2B tem suas particularidades, e requer excelentes estratégias de marketing, certo?

Então, conheça os principais benefícios das ações e entenda o porquê aplicar estratégias de Marketing Digital no mercado B2B.

Geração de leads para B2B

Antes de qualquer coisa, é preciso reconhecer a importância de gerar leads, já que grandes oportunidades surgem a partir deles, ou seja, dos contatos que se fidelizam. E como esse processo é conseguido? A partir da produção de conteúdos que chamam a atenção e trazem o público para mais perto.

Uma vez que a empresa consegue apresentar o seu produto e falar sobre o seu ramo de atuação com propriedade, técnica e confiança, a geração de leads será uma consequência. 

Alguns empresários se contentam com likes no Facebook e Instagram, no entanto, eles não são impactantes para o negócio, pois não significam diretamente um aumento nas vendas. Em palavras mais brutas, “likes não pagam boletos”, como bem lembra o CEO da TRIWI, Ricardo Martins.

Ao contrário da geração de leads que, com o crescimento do alcance digital, tende a aumentar as oportunidades para a empresa. Esse é um processo muito importante para qualquer organização, mas acaba sendo mais relevante quando você vende para outras companhias por meio de um processo complexo e longo de vendas.

Marketing de conteúdo para B2B

Com o público alvo da comunicação da empresa definido, é importante desenvolver conteúdos que atendam a necessidade de cada público. As ações de marketing são fundamentais nesse ponto, pois facilitam a produção de um conteúdo adequado para cada tipo de venda e para cada tipo de dor do seu cliente.

Desse modo, o respeito a todo o processo pelo qual o público passa deve existir em primeiro lugar. A comunicação realizada no primeiro contato deve ser diferente daquela praticada nas etapas finais.

O marketing de conteúdo é a melhor estratégia de marketing digital para gerar leads e garantir novas oportunidades no negócio. Por meio dele, é possível fornecer informações que ajudam os clientes a resolverem seus problemas e no processo de aquisição do serviço ou do produto.

Redes sociais como peças-chave

É possível pensar em marketing de conteúdo sem considerar as redes sociais? Não e não. Não estamos falando apenas de Facebook, já que essa rede é a principal disseminadora de conteúdo das empresas B2C.

As empresas B2B preferem o LinkedIn como uma plataforma para distribuir conhecimento. Não poderia haver opção melhor, visto que é nesse ambiente que são vistas as oportunidades de negócio com maior frequência.

Então, vale destacar que, para os negócios B2B, nos primeiros lugares no ranking de redes sociais estão: LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube. 

Automação de marketing e publicidade on-line

Essas são duas frentes muito importantes que precisam ser ativadas para que a geração de leads resulte em oportunidades de vendas para a empresa. Na automação de marketing, as trilhas de nutrição de leads (as sequências de e-mail em formato pessoal, passando dicas ou materiais) estão interligadas, e apenas um contato é capaz de mudar de trilha ou de comunicação automaticamente.

A publicidade on-line trará resultados imediatos para a empresa, enquanto o SEO (principalmente com o marketing de conteúdo) terá resultados mais a longo prazo. 

É importante investir na publicidade on-line, pois fazer anúncios no Facebook Ads ou no Google Adwords é garantir, do dia para a noite, uma grande quantidade de visitantes interessados no serviço ou produto oferecido.

Concluindo

A maneira mais fácil de iniciar sua estratégia é listar todos os ativos digitais que você possui, ou seja, sites, blogs e redes sociais. Se você tiver acesso às análises, procure as fontes de sucesso.

Isso significa que através dos KPI’s você deve identificar os canais que mais geram leads em potencial ou fecham vendas. Caso você não tenha acesso a esses dados, identifique os canais que receberam mais visitas, cliques ou compartilhamentos. Isso já vai te dar informações sobre o que está funcionando bem para sua marca.

Percebe porquê que o marketing digital para negócios B2B é um ótimo investimento? Ter autoridade no mercado, gerar bons leads e investir em conteúdo são ações que garantem benefícios e resultados para qualquer negócio.

Gostou do post? Para saber mais sobre o Marketing Digital B2B continue navegando em nosso site. E para traçar o plano de Marketing Digital com as estratégias ideais para seu negócio, entre em contato conosco!

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