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No podcast da TRIWI, o TRIWICast, você ficará por dentro de todas as novidades sobre Marketing Digital, Empreendedorismo, Negócios e Indústria 4.0.
Nossos podcasts de marketing digital são lançados semanalmente e além de contar com os especialistas em marketing da TRIWI, conta também com convidados especiais provenientes das mais diversas áreas.
Nossos podcasts estão disponíveis nas principais plataformas de streaming, como Spotify, iTunes e Google Podcast. Para acessar, clique numa da plataforma que você já utiliza.
Caso você não utilize nenhuma plataforma de streaming de podcast, como as citadas anteriormente, voccê também poderá ouvir nossos podcasts através do player abaixo. Basta clicar para começar a ouvir.
O que é um podcast?
Basicamente, o podcast são conteúdos publicados em áudio, onde o usuário pode baixar o arquivo ou ouvir online. É semelhante a um programa de rádio em sua forma, mas podem ser reproduzidos conforme a conveniência do ouvinte, em qualquer lugar ou momento.
O podcast também é chamado de vodcasts, áudiocast ou até mesmo de vlog.
Apesar dos vídeos estarem cada vez mais populares, os podcasts tem ganho espaço pela facilidade e flexibilidade de ouvir em qualquer local e pelo baixo consumo de internet, fora que não é necessário estar atento a tela do celular para ver o que se passa na transmissão, como ocorre no vídeo.
O podcast assemelha-se a um blog de texto e imagem, mas em formato de som. Podcasts geralmente possuem episódios bem definidos e podem fazer parte de uma série ou temporada.
Quais são os tipos de podcast?
Há uma infinidade de podcasts espalhados na internet, dos mais variados temas. Há podcasts sobre receita, vida, emagrecimento, diversão, tecnologia e sobre marketing digital, com o nosso podcast que é focado em marketing digital e temas similares, como empreendedorismo, indústria 4.0, omnichannel, SEO, Redes Sociais e outros conteúdos.
E o uso corporativo?
Os podcasts até alguns anos atrás eram meios simples, e até mesmo obscuro, de disseminar informações. Porém, tornou-se um meio reconhecido, tanto para uso pessoal quanto corporativo.
As empresas mais modernas e que se adaptam as novas tecnologias e exigências do público estão utilizando do marketing de conteúdo para melhorar e estreitar sua relação com o público-alvo. E o podcast tem sido uma destas maneiras.
Gerar conteúdo de valor e interessante para o público-alvo é uma maneira eficaz de gerar mais reconhecimento de marca e vendas.
Como começou o podcast?
Em outubro de 2000, o conceito de anexar arquivos de som e vídeo em feeds RSS foi proposto em um rascunho por Tristan Louis. A idéia foi implementada por Dave Winer, desenvolvedor de software e autor do formato RSS. Certamente se você lê ou tem um blog sabe o que é o RSS.
O iPodderX foi a primeira aplicação para viabilizar esse processo, desenvolvido por August Trometer e Ray Slakinski. Já em 2007, os podcasts estavam começando a ganhar conhecimento e fazer o que as transmissões de rádio faziam, realizando então talk shows, notícias e informações.
Toda esta mudança foi possível graças a evolução da internet e sua capacidade, junto também com a facilidade dos criadores de conteúdo em adquirir hardwares e softwares mais modernos e baratos, tanto para gravação e edição. Da parte dos ouvintes, a internet mais veloz ajudou na aderência dos podcasts.
Em junho de 2005, a Apple lançou o iTunes 4.9, que adicionou suporte formal a podcasts, negando a necessidade de usar um programa separado para fazer o download e transferi-lo para um dispositivo móvel.
E o futuro do podcast?
Podcasts tem ganho cada vez mais espaço na vida das pessoas, o consumo do conteúdo sob demanda caiu no gosto popular. O público mais jovem, nascido em 2000 para frente, já não mais precisa aguardar a exibição de um filme ou uma série. Tudo está disponível onde e como quiser.
Certamente os podcasts vão evoluir, e muito. Na opinião do autor deste texto, Ricardo Martins, CEO da TRIWI Marketing Digital, os podcasts começaram a exibir também vídeos. O consumidor poderá escolher entre só ouvir, ou ouvir e visualizar o vídeo.
A facilidade e o barateamento do acesso a internet certamente irá colaborar para a popularização do podcast, como acontece hoje com o rádio.
Este futuro estará presente para as empresas que souberem aproveitar e se anteciparem. Na verdade, as empresas já estão atrasadas, se levar em consideração que o podcast foi idealizado em 2000.
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