Pinterest: como aumentar o engajamento

Pinterest: como aumentar o engajamento

Em vários conteúdos que publicamos, seja em nossos vídeos, podcasts ou blog, sempre comentamos da importância em ter uma estratégia de marketing digital ampla e que alcance diversos canais.

Algumas pessoas olham para o Pinterest e se perguntam como é possível comercializar seus negócios por meio da plataforma. Muitas pessoas pensam que é principalmente para encontrar idéias de artesanato, moda, decoração, refeições e não muito diferente. Mas o marketing no Pinterest é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca, atrair novos visitantes para o seu site e até impulsionar as vendas.

Independentemente do seu mercado, a grande questão é: como abordar o marketing no Pinterest?

Bem, primeiro gostaríamos de abordar como o Pinterest funciona na era atual, considerando o quanto mudou ao longo dos anos. Em seguida, exploraremos as oportunidades para aumentar o tráfego no Pinterest, mesmo que você ache que sua empresa não se encaixa na plataforma.

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social que ajuda os usuários a encontrar ideias e referências para experimentar em suas vidas.

Para as marcas, ela vai muito além de uma rede social bonitinha. Nas estratégias de Marketing Digital ela pode ajudar a aumentar o engajamento, conversões do seu negocio e o aumento do reconhecimento da sua marca.

Como funciona o Marketing do Pinterest?

Basicamente, o Pinterest funciona como um repositório de imagens. Onde é possível organizá-las por pastas. Estas pastas são públicas e todos podem visualizá-las. As imagens são chamadas de Pins e as pastas de Boards.

No entanto, não é só jogar as imagens lá. As imagens inseridas lá exigem um apelo visual muito forte para que atraiam o público a clicá-las.

As pessoas utilizam o Pinterest para buscar referências, ideias e novidades. Ele funciona através das buscas realizadas pelas pessoas. E com o tempo, o Pinterest vai personalizando a tela inicial da pessoa de acordo com seu comportamento, como funciona o Facebook e Instagram.

Muitas empresa utilizam o Pinterest para expor seus produtos e até serviços. Sendo uma ótima maneira de ser visto e encontrado por um novo público.

Até pouco tempo o Pinterest não permitia anúncios, mas isso mudou. Agora é possível anunciar.

Hoje, muitos segmentos do mercado têm utilizado do Pinterest como parte importante da estratégia de Marketing Digital.

Algumas dicas e ideias de como utilizar o marketing no Pinterest

  • 41% de todas as mulheres online usam o Pinterest de alguma forma. Cerca de 16% de todos os homens online estão no Pinterest.
  • As principais faixas etárias são entre 18 e 29 anos e entre 30 e 49 anos, tornando-o um local ideal para muitas empresas.
  • A base de usuários do Pinterest cresceu bastante em comparação com o Twitter e o Facebook. Até o momento, o Pinterest ultrapassou 290 milhões de usuários.
  • O Pinterest é a melhor rede social para descoberta de produtos. As pessoas procuram atualizações de status e notícias em outras redes, enquanto muitos usuários do Pinterest se conectam sabendo que vão comprar algo.
  • O Pinterest está bem indexado no Google e a função de pesquisa é altamente segmentada. O que não acontece com o Facebook, Twitter e Instagram.

Algumas vantagens de utilizar o Pinterest

  • O Pinterest se comunica bem com a maioria das plataformas de sites e outras redes sociais. É possível compartilhar seu feed do Pinterest em um site e até usar postagens semelhantes do Facebook e Twitter.
  • O Pinterest possui uma função de pesquisa hiper segmentada, o que significa que as pessoas que acessam seu conteúdo provavelmente estão interessadas nele.
  • Os Pins do Pinterest são tão fáceis de compartilhar, e os usuários gostam de fazê-los.
  • Todos os Pins do Pinterest criam links de entrada confiáveis ​​para o seu site, potencialmente aumentando seu SEO e ajudando as pessoas a encontrar seu conteúdo.
  • Os seguidores não são obrigados a ver tudo o que você publica, tornando-o mais gerenciável para eles.
  • É possível utilizar ferramentas de agendamento de posts, como é feito nas demais redes sociais. Algo que até pouco tempo atrás não era possível.

Limitações do Pinterest

  • Apesar da plataforma permitir publicidade, ainda é bem limitada.
  • Muitos usuários vêem o Pinterest apenas como um local para fotos de artesanato, viagens, alimentação e estilo de vida. Ainda não está totalmente popularizado.
  • As dimensões da imagem são muito específicas para o Pinterest. Isso significa que você normalmente não pode usar a mesma imagem que utilizou para uma postagem no Instagram ou no Facebook.
  • Algumas empresas precisam reestruturar seu conteúdo pois o público do Pinterest procura por imagens com alto apelo visual. Portanto, pode não ser uma boa ideia compartilhar o mesmo conteúdo que você está acostumado a compartilhar em outros lugares.

Estratégias de marketing do Pinterest que você pode utilizar

Como você pode ver nas estatísticas informadas anteriormente, os usuários do Pinterest tendem a ser mais velhos do que o público das demais redes. Também há mais mulheres do que homens em comparação com outras redes.

No entanto, as marcas devem ver isso como uma vantagem única. Afinal, as faixas etárias mais velhas são mais propensas a comprar do que os jovens do ensino médio e ou da faculdade. Além disso, as mulheres são tipicamente a força motriz quando se trata de decisões de compra em uma casa.

No geral, o Pinterest deve ser testado por todas as empresas, mesmo que pareça que um advogado ou uma indústria talvez não consiga ganhar força com as postagens do Pinterest. Com a estratégia certa, você pode se surpreender.

Então, aqui estão algumas das melhores estratégias de marketing do Pinterest que são relevantes no mercado atual.

Vídeos curtos que atendem aos scrollers

“Scrollers” são comuns em todas as redes sociais. Eles são os usuários que navegam rapidamente pelo conteúdo e nunca se envolvem com um item, a menos que ele realmente se destaque.

No entanto, o Pinterest é amigável de várias maneiras. Por exemplo, vídeos curtos aparecem e não precisam necessariamente ser a coisa mais engraçada e criativa da internet. Os usuários do Pinterest desejam conteúdo que os ajude de alguma forma.

É por isso que recomendamos focar em vídeos de 6 a 15 segundos. O Pinterest recomenda esse intervalo com base em sua própria pesquisa.

Utilize as hashtags corretas

Assim como no Instagram, Facebook e Twitter, os usuários do Pinterest também podem digitar hashtags para procurar palavras-chave populares e também colocá-las em seus próprios Pins, para que outros possam encontrar o conteúdo.

Portanto, uma regra principal se aplica às hashtags do Pinterest: mantenha-as práticas e específicas.

Por exemplo a hashtag #cachorrodopinterest pode ser fofa, mas não se enquadra em nenhuma categoria pesquisável.

Hashtags como #fantasiaparacachorro ou #comidaparacachorro obteriam mais resultados porque estão dizendo exatamente o que o usuário vai encontrar.

Dicas sobre hashtags para o Pinterest

  • É permitido inserir até 20 hashtags em cada Pin.
  • O Pinterest oferece um recurso de preenchimento automático que você pode usar para obter novas sugestões.
  • Sinta-se à vontade para seguir outras contas em seu nicho e copiar hashtags dos Pins de sucesso.

Use gráficos certos

Voltando ao básico, é essencial fazer com que seus Pins do Pinterest sejam bonitos. O tamanho, estilo e forma entram em cena para chamar a atenção e seguir as regras do Pinterest.

A melhor maneira de fazer isso é usar um designer que forneça modelos para você. Alguns são designers básicos, enquanto outros são sistemas de postagem em mídias sociais:

Independentemente disso, todos eles têm modelos do Pinterest com as especificações corretas.

Se você planeja criar os gráficos você mesmo, aqui estão alguns requisitos para os designs mais eficazes:

  • A melhor proporção para uma imagem do Pinterest é 2:3. São imagens altas e visíveis.
  • Carregue apenas uma imagem PNG ou JPG com tamanho não superior a 10 MB.
  • Mantenha o título de um Pin abaixo de 100 caracteres.
  • Mantenha a descrição do seu Pin com menos de 500 caracteres. A parte mais importante da descrição são os primeiros 60 caracteres, pois é isso que aparece no feed do Pinterest.
  • GIFs animados são aceitáveis ​​e geralmente bem-sucedidos.
  • Os vídeos são os melhores no Pinterest como arquivos MP4 ou MOV. Vídeos curtos são os melhores. Também é uma boa ideia evitar vídeos no formato paisagem. O Pinterest sugere quadrados ou proporções 2:3.

Você está pronto para assumir essas estratégias de marketing no Pinterest?

O que é ótimo no Pinterest é que as táticas de marketing são tão simples em comparação com outras que você teria que implementar através de plataformas como o Facebook e o Twitter.

Já o Instagram geralmente é útil apenas se você tiver fotos perfeitamente profissionais e algumas frases motivacionais. Mas com o Pinterest, os usuários estão procurando a funcionalidade de seus Pins. É por isso que um vídeo rápido sobre um produto ou processo é tão eficaz. Não apenas isso, mas muitas ferramentas estão disponíveis para criar banners bonitos para o Pinterest.

Então o que está esperando? Comece agora a aplicar nossas dicas de Marketing Digital no seu Pinterest!

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