Ao contrário do que muitos acreditam os compradores do mercado B2B são uns dos públicos que mais utilizam as plataformas digitais. É necessário interagir com os tomadores de decisão em mais de uma rede e apresentar a marca de mais de uma forma, dessa maneira é possível criar uma relação diferenciada com o cliente.
O primeiro ponto a ser analisado deve ser o site ou plataforma de e-commerce, utilizá-los para apresentar a melhor experiência possível ao consumidor é de grande importância. Em um mercado tão disputado, onde qualquer decisão é tomada por um grupo de pessoas, é preciso que apresentar a melhor solução possível, da melhor forma. Qualquer ruído na comunicação pode significar um negócio não fechado ou um potencial cliente que não se concretiza.
Mobile first, quem não está familiarizado com este termo já está atrás dos concorrentes. Isso porque atualmente este tipo de pensamento já não é mais uma tendência e sim uma realidade para qualquer empresa que queira realizar qualquer estratégia de marketing digital.
Ter uma plataforma otimizada para aparelhos móveis é a primeira coisa que qualquer negócio deve pensar, principalmente para o mercado B2B. As tecnologias foram mudando e como os públicos se relacionam com elas também, por isso saber que mais oportunidades aparecem quando seu site ou e-commerce carrega em pouquíssimos segundos do que quando sua plataforma é lenta pode ser o que levará seu negócio ao topo.
No Brasil o número de dispositivos móveis chega aos 230 milhões, ou seja, existem mais aparelhos móveis ativos do que pessoas, além disso o número de computadores, notebooks e tablets somados é de 180 milhões. Disputar espaço no mercado não é só aparecer em anúncios ou com conteúdos para quem está por trás destes dispositivos, mas mostrar que existem menos obstáculos para o cliente e se tratando do mercado B2B, cada parede é um grande empecilho para se fechar um negócio.
Compradores B2B estão cada vez mais exigentes sobre a experiência online, eles desejam ter mais facilidade em conhecer uma marca, ter informações sobre serviços/produtos e nada mais simples do que a praticidade que cabe na palma da mão.
Mas uma coisa é sabida ao impactar um cliente, principalmente no mercado B2B, na hora que ele está mais necessitado do produto ou serviço é o ponto certo para se fechar um negócio. Grande parte das pesquisas de interesse são feitas pelos celulares, além de realizarem maior parte de acessos a redes sociais, por isso é preciso sempre pensar em melhorar as plataformas para celulares.
O segundo ponto a se desmistificar sobre o mercado B2B é sobre o conteúdo dos anúncios, qual a melhor forma de impactar uma pessoa? É um anúncio técnico que discorre sobre todos seus benefícios? Ou o melhor é um anúncio que mostra valores institucionais e que trás o cliente para perto da sua empresa?
Não existe uma fórmula perfeita que funcione para todas as marcas, entretanto saber qual usar e quando usar cada pode ajudar na construção da sua marca no mercado. Isso porque existem diferentes tipos de pessoas tomando decisões nas empresas e nem sempre tomamos decisões puramente racionais, por isso é preciso usar um pouco de cada para gerar consideração nos compradores, até mesmo no mercado B2B.
A chegada de gerações mais novas a posições de comando e decisão nas empresas também influencia muito nas vendas, soluções mais modernas e interativas são os principais fatores que geram consideração para este novo público. Estes novos tomadores de decisão praticamente cresceram juntos com as novas tecnologias e são basicamente nativos, ou seja, modernize sua comunicação e não fique para trás.
Estar presente para quem ainda não é cliente, mas é um potencial também é muito importante. Pessoas que ainda não estão em cargos de decisão são potenciais, são o público que garantirá crescimento futuro para a empresa, afinal de contas eles serão os compradores B2B no futuro. É preciso saber focar em branding, afinal o crescimento da empresa depende muito de como as pessoas vêem a marca.
O novos compradores no mercado B2B são os responsáveis por grande parte das decisões, não deixar oportunidades serem desperdiçadas é importante para qualquer empresa, por isso abrir os olhos para compradores futuros é olhar de forma abrangente no mercado, a fim de garantir cada vez mais vendas.
Não fique sozinho neste mercado, procure soluções que auxiliam seu negócio a ir mais longe. Por isso a TRIWI tem uma equipe especializada em marketing digital no mercado B2B, além de experiência com grande empresas do mercado. Nossa consultoria ajuda empresas a alcançarem novos patamares.
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