O que é Mapa do Site e qual a sua importância?

Quando se trata de melhorar o seu desempenho on-line é possível adotar uma série de estratégias de SEO que ajudarão a aumentar a sua relevância. Saber o que é mapa do site é essencial para que a página esteja devidamente otimizada e que possa, então apresentar bons ranqueamentos nos buscadores.

Se você ainda não conhece essa métrica e qual a sua importância no mundo digital, veja só estas informações que reunimos para você!

O que é mapa de site?

O mapa de site ou sitemap é um arquivo de texto desenvolvido para facilitar o processo de indexação de páginas nos motores de busca. Mais especificamente, ele mostra os caminhos para as páginas do seu endereço, incluindo as categorias, imagens, vídeos e conteúdos em texto publicado.

Desta forma, os mapas disponíveis nesses centros comerciais, que mostram a localização de cada estabelecimento, o sitemap consegue guiar o usuário até a categoria, texto ou galeria desejada, sem que seja preciso entrar em caminhos mais longos e desnecessário. 

Em geral, os mecanismos de busca descobrem novas páginas a partir de links presentes naquelas que já foram indexadas. Os sitemaps, por sua vez, complementam essa varredura listando todas as URLs de um site, atreladas a metadados que informam quando ela foi criada ou modificada, com que frequência é atualizada, bem como seu idioma e sua relevância em relação às outras páginas.

Entenda os formatos do sitemap

O mais famoso buscador da atualidade, o Google, aceita sitemaps em diversos formatos, como RSS, mRSS, Atom 1.0 e TXT. Entretanto, o padrão mais eficiente e difundido é o XML e o HTML.

XML

O XML (Extensible Markup Language) é uma das linguagens de programação extensível utilizada para criar marcações especiais.

No caso do sitemap, é utilizado para ajudar a indexar o site, uma vez que esse formato é o que faz os mecanismos de busca identificarem a hierarquia das páginas e, então repassar esta informação para o usuário que está fazendo a pesquisa.

HTML

Já o HTML (Hypertext Markup Language), linguagem de marcação de hipertexto, serve para a construção de páginas web, sendo uma das mais utilizadas na programação. 

É muito útil para o mapa de site, já que é uma ferramenta utilizada para facilitar a navegação dos visitantes já dentro do site. Afinal, você colocará o listado de categorias e subcategorias para que ele possa, então, escolher em qual irá clicar.

Qual a importância de ter sitemap? 

O uso dos sitemaps, por si só, já deixa claro para os mecanismos de busca que o webmaster está disposto a colaborar com a varredura dos seus rastreadores, o que confere um tom a mais de profissionalismo ao site.

Se você entendeu bem o que é mapa do site, é possível compreender as razões pelas quais é importante criar um para as suas páginas. 

No entanto, existem dois pontos principais que tornam essa prática extremamente necessária para o seu negócio, e elas são:

Aumento do ranqueamento no Google 

É provável que já tenha percebido que não basta criar um site e esperar que os visitantes cheguem até ele. Para atingir melhores posições no Google é importante adotar uma série de técnicas de SEO que facilita as ferramentas de busca que encontrem as suas páginas.

O mapa do site é um facilitador desse processo, já que ele torna muito mais simples a pesquisa entre as URLs que você disponibiliza. Assim, existem hipóteses maiores de ranquear bem, portanto, atingir mais visitantes.

Colabora com a experiência do usuário

Pensar em UX é essencial para fidelizar clientes. Quando um indivíduo acha o seu site fácil de navegar, há a probabilidade de que ele retorne a visitá-lo, pois a sua experiência foi positiva.

A criação de páginas categorizadas de modo hierárquico, de modo que é fácil visualizar as categorias e subcategorias, é uma forma de fazer com que ele encontre rapidamente o que ele está buscando e não tenha tanto trabalho dando voltas desnecessárias.

Junto de outras estratégias de melhoria de experiência do usuário, você poderá tornar esse visitante em um seguidor da sua marca.

Gostou de saber o que é mapa do site e qual sua importância para o seu negócio on-line? Então continue lendo mais artigos sobre marketing digital em nosso blog da TRIWI!

JUNTE-SE A NOSSA LISTA VIP

Junte-se a mais de 150.000 pessoas que recebem nossos conteúdos e agendas de workshop

COMPARTILHE CONHECIMENTO

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

ESPERE!

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E AGENDA DE WORKSHOPS​