Melhores práticas redes sociais: customize seu conteúdo para cada plataforma

As publicações cruzadas (O mesmo conteúdo para todas as plataformas) nas redes sociais pode ser fácil, mas não é a melhor abordagem. Cada plataforma é diferente, portanto, você precisará usar estratégias diferentes em cada uma.

Neste conteúdo, discutiremos como as melhores práticas das redes sociais variam de acordo com a plataforma. Em seguida, forneceremos cinco dicas que você pode usar para personalizar as postagens de cada canal social.

Quais são as melhores práticas das redes sociais e por que são importante

A postagem cruzada se refere à postagem do mesmo conteúdo em várias redes sociais. O raciocínio por trás dessa prática geralmente faz sentido. Isso pode economizar seu tempo, eliminando a necessidade de criar uma mensagem para cada canal. Além disso, é uma maneira rápida de garantir que você permaneça ativo nas redes sociais.

No entanto, embora seja fácil, a postagem cruzada pode ser prejudicial ao seu sucesso no marketing nas redes sociais. Cada rede possui seus próprios recursos e especificações que, produzem diferentes práticas recomendadas.

Por exemplo, o limite de contagem de caracteres para postagens no Facebook é 63.206 caracteres (embora o tamanho ideal seja 40 caracteres ou menos). O Instagram tem um limite de caracteres de 2.200. No Twitter, é ainda menos, com um limite de 280 caracteres.

Compartilhar o mesmo conteúdo que você usa em um, pode não traduzir bem em outro. Quando você publica mensagens cruzadas corre o risco de parecer não profissional, irritante ou até spam. Por exemplo, você pode usar a linguagem errada, como pedir aos seus seguidores para ‘retuitar’ sua postagem no Facebook.

Reservar um tempo para personalizar seu conteúdo, especificamente para a rede que você está postando pode ser difícil. Personalizar cada conteúdo dá a você a garantia de que cada postagem é adequada para o canal específico e para o público.

As melhores práticas das redes sociais em diferentes plataformas

Se você está acostumado a postagens cruzadas nas mídias sociais, pode estar preocupado que a adoção de uma nova abordagem signifique se comprometer com um processo mais tedioso e demorado. No entanto, até pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença. Vamos dar uma olhada em cinco dicas para personalizar suas postagens sociais para cada plataforma.

1. Aprenda recursos específicos de cada rede social

Para que sua estratégia seja eficaz, é importante aprender as especificações de como cada rede social atua. Isso facilitará na criação de  postagens adequadas para a plataforma e seu público-alvo.

É útil restringir os canais usados para que você possa se concentrar apenas nos que são mais vantajosos para sua marca. Por exemplo, se você realizar uma análise nas redes sociais e perceber que suas postagens no Pinterest recebem quase zero de interações, seu tempo e atenção provavelmente serão melhor gastos em outros lugares.

Depois de definir seus canais preferidos, comece a pesquisar as melhores práticas de cada um. Isso inclui aprender as especificações para tamanhos de imagem e compartilhamento de links, além de recursos e funções exclusivos.

Se você está entre os 80% dos profissionais de marketing que incluem artes visuais em sua estratégia de marketing, é importante garantir que sejam as dimensões corretas. Caso contrário, eles não terão o efeito esperado.

2. Ajuste os formatos de conteúdo nas preferências do usuário

Existem certas categorias de conteúdo que são mais adequados para canais específicos. O formato, comprimento, tópico, tom, etc. Esses fatores podem influenciar se o seu público considera irrelevante.

Por exemplo, o LinkedIn é frequentemente usado para compartilhar postagens profissionais e informativas. Por outro lado, o Instagram pode ser para conteúdo divertido, divertido e por trás das cenas.

Na mesma linha, o vídeo geralmente funciona bem no Facebook. De fato, os vídeos do Facebook têm alcance de 135% mais orgânico que as imagens. Imagens estáticas, por outro lado, são mais adequadas para o Twitter. Pesquisas mostram que tweets com imagens têm 150% mais chances de serem retuitados.

Entender como diferentes faixas etárias usam cada plataforma também pode fornecer informações úteis para decidir que tipo de conteúdo você pode publicar em cada plataforma. Alguns grupos usam mais os canais do que outros.

Por exemplo, pesquisas descobriram que, entre os adolescentes, o uso do Facebook está diminuindo cerca de 51%. Por outro lado, cerca de 72% usam o Instagram.

É uma boa ideia verificar as análises em cada plataforma para ver quais postagens apresentam o melhor desempenho. Você também pode usar ferramentas como o Instagram Insights para aprender sobre os dados demográficos do seu público.

Lembre-se de que seus dados demográficos podem ser diferentes para cada rede. Embora a maioria dos seus seguidores no Instagram possa ser mulher, no Facebook, pode ser o contrário. Quanto mais você souber sobre o seu público, mais fácil será de personalizar as mensagens para eles.

3. Considere o horário de pico de postagem em todos os canais

Quando se trata de engajamento social, o tempo é tudo. Para maximizar o impacto de suas postagens é útil saber quais são os horários de pico para cada rede social. Normalmente, eles não são os mesmos, e é por isso que a postagem cruzada não é ideal.

A postagem durante os horários de pico do engajamento aumentará a probabilidade de sua postagem ser vista pelo público. Aumentando as hipóteses dê as pessoas interagirem com o conteúdo.

Vale lembrar, que muitas das pesquisas e informações que você encontrará sobre os melhores horários para postagem são baseadas em dados agregados. Incorporando empresas em diferentes locais e fusos horários.

Portanto, embora essas informações sejam um bom ponto de partida, também é essencial considerar as especificidades do seu público. Por exemplo, você pode usar o Instagram Insights e outras ferramentas de análise para descobrir quando suas postagens, em particular, têm mais engajamento.

Isso permitirá que você determine quais horários e em quais dias suas postagens parecem ter o melhor desempenho. 

Lembre-se: Provavelmente não será o mesmo para todas as plataformas.

4. Concentre-se na promoção cruzada em vez de na postagem cruzada

Como discutimos, a postagem cruzada se refere à postagem do mesmo conteúdo em várias redes sociais. No entanto, isso é diferente de promoções cruzada.

A promoção cruzada é a prática de usar o conteúdo de um canal para promover outro.

Quando feito corretamente pode ajudar você a aumentar seus seguidores, aumentando o envolvimento e expandindo seu alcance. Isso pode ser feito para toda a sua conta ou para uma postagem específica.

Por exemplo, digamos que você tenha um conteúdo, como um e-book, e quer promove-lo. Você pode criar um post sobre isso em uma rede social e usar o link para promovê-lo em outras redes. Assim você está adotando uma abordagem personalizada e entregando a mesma mensagem, mas de uma maneira específica para a plataforma.

5. Use uma ferramenta para facilitar o agendamento das postagens

Falamos neste conteúdo, como a postagem cruzada pode ser prejudicial. No entanto, é importante reconhecer que é possível automatizar as publicações sem prejudicar o envolvimento.

Uma das maneiras de fazer isso é compreender que plataformas diferentes têm quantidades diferentes de frequências ideais de postagem. Por exemplo, pesquisas mostram que a quantidade ideal de vezes para postar é:

  • Duas vezes por dia no Facebook
  • Seis vezes por dia no Twitter
  • Três vezes por dia para o Instagram

Você pode criar uma programação de postagem personalizada que corresponda ao conteúdo com a plataforma apropriada e que respeite os horários de postagem ideais.

Tudo bem que pesquisas apontam a quantidade ideal de publicações, mas muitas empresas não estão preparadas e não tem estrutura para publicar tanto conteúdo assim diariamente. Se você está entre elas, não se desespere. O importante é começar e manter regularidade nas publicações.

Conclusão

A publicação cruzada nas redes sociais pode ser tentadora. Pode economizar tempo e energia. No entanto, é mais eficaz personalizar seu conteúdo para cada postagem e plataforma. 

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