O marketing digital para agronegócio pode enfrentar certas barreiras. Pois o agronegócio, normalmente atua com carteiras de clientes já estabelecidas com compradores fiéis e de longa data.
Essa relação pode dar a impressão de que não há grandes necessidades de investimento em marketing, principalmente o marketing digital.
Hoje em dia, 1% das empresas de agronegócio investem em marketing digital. Mostraremos que esse investimento pode ser essencial para seu negócio e alavancar seus resultados e suas vendas!
Confira.
O marketing digital para agronegócios vai traçar estratégias específicas para divulgar e fazer seus produtos e serviços serem encontrados pelo público certo e na hora certa.
A questão é que o mercado agro pode usar dados e tecnologia para conectar seus produtos e serviços não apenas para produtores suficientes, mas sim para os produtores certos.
Como dissemos, o marketing digital para agronegócio usa estratégias para melhorar a divulgação do seu negócio.
Uma pesquisa da ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio) realizada em 2018, mostrou que 40% dos empresários rurais e produtores agrícolas acessam a internet e 64% deles se conectam através de smartphones. Isso mais que comprova o espaço para aqueles que ousam em suas ferramentas para marketing.
Mostraremos alguns exemplos de como o uso de dados levantados pelo marketing digital para o agronegócio pode ser benéfico. Com essas informações é possível:
Dentro do setor agro, a grande maioria dos vendedores e compradores buscam informações em tv, rádio e, principalmente em eventos do setor.
Porém essa realidade vem mudando, conforme a pesquisa do Censo Agropecuário do IBGE, que mostrou que houve um aumento de 1790%, entre os anos de 2006 e 2017, no número de produtores com acesso à internet.
Com base nesta informação, veja alguns passos que uma consultoria de marketing digital para agronegócio traçará para colocar em prática a melhor estratégia:
1 – Estabelecer metas
Elencamos alguns exemplos de metas de campanha e como mapear as táticas de marketing para essas metas:
2 – Tenha sua persona definida dentro do seu mercado-alvo
Algumas maneiras de determinar a persona de seu mercado-alvo são análises do:
3 – Crie mensagens personalizadas para cada segmento
Estas são formas para personalizar seus anúncios e torná-los cada vez mais atrativos:
4 – Seja intencional na frequência e no tempo de suas mensagens
Você pode ter o melhor anúncio com a melhor mensagem, mas se entregue no momento errado, pode ser não apenas ineficaz, como também prejudicial para o restante de seus esforços de marketing.
Observe a frequência de suas mensagens; ou seja, com que frequência você está se comunicando com clientes em potencial. Lembrando que você não quer enviar muitas mensagens para sobrecarregá-los. Por outro lado, gerar poucas comunicações significa que você perderá a atenção deles com o tempo e se tornará cada vez menos interessante para eles.
Também é necessário alterar a frequência das mensagens enviadas para seus clientes potenciais e as enviadas para clientes. Os clientes em potencial que acabaram de ouvir sobre sua empresa não precisam ser bombardeados com comunicações. Mas os clientes potenciais perto de fazer uma compra podem estar interessados em comunicações mais frequentes à medida que tomam suas decisões de compra. Da mesma forma, os clientes que acabaram de ser vendidos podem não querer ouvir de você imediatamente, mas depois de seis meses podem precisar ser lembrados do que mais você tem a oferecer a eles.
Além disso, o tamanho de uma empresa específica e a receita potencial dela afetarão a frequência de marketing. Compras maiores requerem ciclos de vendas mais longos, e suas comunicações de marketing precisarão manter esses clientes engajados durante esse período mais longo.
Outro fator a ser considerado é o tempo em relação ao que está acontecendo nas notícias e no setor. Você deseja que suas mensagens de marketing sejam relevantes para o que seus agricultores estão vivenciando.
Sendo a agricultura uma operação sazonal. Há épocas do ano em que o agricultor está interessado em seu produto ou serviço, sem contar que há ocasiões em que ele definitivamente não está interessado porque seus esforços estão focados em outro lugar ou situação.
Por exemplo, se você vende equipamento de colheita, o meio da colheita provavelmente não é o melhor momento para vendê-lo, ou seja esta é uma venda perdida e você terá que esperar até o próximo ano.
5 – Integre canais de marketing para aumentar seu impacto
Teste e experimente para encontrar a combinação certa de anúncios que agregará o máximo valor.
Por exemplo, você pode usar anúncios programáticos direcionados para chamar a atenção, anúncios do Facebook para reengajar e e-mail para acompanhar e nutrir leads até que estejam prontos para falar com as vendas.
Um dos princípios básicos do marketing integrado é ter uma mensagem consistente em toda a campanha. Dessa forma, cada mensagem subsequente se baseia nas mensagens anteriores e você está construindo uma presença na mente de seus agricultores.
Depois de ter um objetivo de campanha focando, um público-alvo claramente definido, mensagens personalizadas e entrega de mensagem deliberada, a consistência no marketing integrado acontece naturalmente.
6 – Meça os resultados e análise para melhorar as campanhas futuras
É nesta etapa que voltamos ao objetivo da campanha que estabeleceu no início.
Uma vez que isso está claramente definido, medir os resultados será automático:
Como você pode ver, o marketing digital pode ser um propulsor para sua empresa. Sabemos que o setor agropecuário é gigante e abraça desde os pequenos agricultores até grandes fabricantes de máquinas e equipamentos rurais.
O agronegócio do Brasil é um dos mais representativos do mundo. Sendo o nosso, o quarto país que mais produz alimentos. Para completar, pesquisas de especialistas otimistas dizem que seremos líderes mundiais até 2050.
Todos esses dados e estatísticas só nos fazem acreditar que sem marketing digital o setor agropecuário dificilmente conseguirá alcançar as marcas desejadas.
Sabendo que esse é um setor tão fundamental e que o Brasil tem uma margem enorme de trabalho e aumento de resultados, a TRIWI se destaca como pioneira em marketing digital para agropecuário!
Atuamos com uma consultoria específica dentro de seu segmento de atuação agro. Isso quer dizer que, seja seu negocio sobre cultivos, gado, fertilizantes ou até pesticidas; tenha um plano de ação elaborado por quem sabe do que está falando!
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