Marketing de conteúdo, um grande aliado no marketing digital industrial

Marketing de conteúdo, um grande aliado no marketing digital industrial!

Vamos falar sobre

A palavra conteúdo é ouvida e lida em diversos campos de nossas vidas, seja no trabalho, quando há conversas sobre o conteúdo de seus serviços, ou entre a família e os amigos, quando dizem que uma pessoa deve ter conteúdo para ser interessante, por exemplo.

Porém, nos últimos anos, este termo vem sendo utilizado para uma área também muito importante: o marketing digital. Neste âmbito, o conteúdo é um dos pilares para que as estratégias dêem os resultados esperados.

E é claro, com essa ascensão, as indústrias não poderiam ficar de fora; portanto, saiba agora o que é o marketing de conteúdo e como ele pode ser um grande aliado no marketing digital industrial!

O que é marketing de conteúdo?

Como o próprio nome sugere, é o marketing baseado em conteúdo. Mas como isso funciona?

Basicamente, ele consiste na produção de conteúdos para a sua indústria, sejam eles artigos de blog ou posts nas redes sociais e, para produzi-los, é feito um estudo sobre a sua marca, para entender o que realmente você precisa e ser assertivo na estratégia.

Para deixar tudo mais claro: você, pesquisando por algum serviço ou produto, já deve ter visto diversos artigos de blog os explicando, correto? Bom, isso nada mais é que o marketing de conteúdo! Ele é usado para aproximar as pessoas e transformá-las em leads através da boa quantidade de informações que elas terão sobre você.

E como ele auxilia na indústria?

Para que o marketing de conteúdo seja um grande aliado da sua indústria, os motivos são diversos. Veja alguns:

Conhecimento sobre o produto: algo inicial, mas muito importante no que chamamos de jornada de compra, são as informações sobre o seu serviço.

Com um conteúdo que é interessante de ser lido e ainda dá milhares de detalhes sobre como funciona o produto, o que ele pode fazer e até mesmo o preço, o possível cliente terá o conhecimento necessário para poder se tornar um lead, já que muitas vezes as pessoas acabam por não adquirir algo, simplesmente pela falta de informações sobre ele.

No comércio B2B, isso é potencializado por conta da quantidade que será adquirida, podendo haver decepções muito maiores se os produtos não forem como o desejado.

SEO (Search Engine Optimization): além de produzir artigos que sejam interessantes de se ler, é necessário que eles tenham uma boa quantidade de palavras-chave. Isso ocorre porque essa ferramenta, chamada de SEO, se utiliza delas e muitos outros requisitos para ranquear sua indústria entre os primeiros resultados de busca do Google.

Portanto, aqui fica claro que com a ajuda do conteúdo, você estará bem ranqueado e aparecerá para mais pessoas. Mas atente-se: sem que seja feito um estudo sobre as palavras-chave mais pesquisadas, seu conteúdo não servirá de nada.

Pilares e Apoios: no marketing de conteúdo, uma das melhores e mais utilizadas estratégias é o sistema de texto pilar e texto de apoio. Nessa área, também é utilizado o SEO, explicamos:

Um texto pilar é feito de maneira mais “encorpada”, com muitas informações sobre o seu produto ou serviço, contendo de 1.000 a 2.000 palavras e, claro, cheio de palavras-chave.

Já o texto de apoio faz exatamente o que diz o nome, que é apoiar algo; neste caso, apoiar o texto pilar: Geralmente escrito com 500 a 600 a palavras, ele se aprofunda nos detalhes do que está no pilar, além de apontar para este tipo de texto, através de links, puxando os consumidores para lá e distribuindo relevância entre os textos.

Para exemplificar, imagine que sua indústria vende garrafas d’água. O texto pilar teria como título “Garrafas d’água” ou “O que é uma garrafa d’água”. Já os apoios seriam algo como “Vantagens de ter uma garrafa d’água” ou “Como funciona uma garrafa d’água”, sempre com o link para o texto pilar.

Bom, neste artigo fica claro que o marketing de conteúdo tende a crescer cada vez mais, já que pode gerar incríveis resultados. Inclusive, a boa notícia é que existem muitos outros pontos em que ele pode ajudar.

E, sendo ele um grande aliado do marketing digital da sua indústria, é uma parceria que tem tudo para dar certo. E você? Vai perder a oportunidade?

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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