Marketing de Conteúdo para períodos de crise (Ebook e Podcast)

Vamos falar sobre

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito utilizada no Marketing Digital, servindo como base para uma série de outras estratégias, como SEO, E-mail Marketing, Redes Socais, Podcast, Vídeos e é uma ferramenta muito forte para engajamento da base clientes e de potenciais clientes. 

Quando nos deparamos com uma situação atípica como um período de crise é importante manter os conteúdos atualizados, entretanto é preciso tomar novas iniciativas e mudar a visão. O foco agora é mostrar valores! 

As pessoas não estão mais procurando soluções para negócios em específico mas sim em uma forma coletiva de solucionar o problema, por isso é preciso considerar alguns pontos.

Confira abaixo 4 dicas para você levar seus conteúdos para um próximo nível.

Valores Humanos e não monetários

Numa crise tão intensa na qual as pessoas se vêem na possibilidade de perder entes queridos e estão privados das relações interpessoais, elas estão querendo consumir conteúdos que as conforte.

Por isso, abandone o tradicional e saia da caixa. Busque falar diretamente com as preocupações das pessoas neste momento, crie dinâmicas que as façam interagir e criar novos laços. É possível agir de forma criativa e construir uma reputação para a marca, ser prestativo já era importante para o seu Marketing de Conteúdo, mas em períodos de crise eles precisam ser mais humanos do que nunca.

Diversificar e Conquistar

O pensamento deve passar de apenas um formato ou um canal de mídia. Buscar novas formas de comunicar ajuda sua empresa a evoluir e estar mais presente para o público. No isolamento as pessoas têm buscado cada vez mais informações e consumir todos os tipos de conteúdos.

Além do texto é possível humanizar cada vez sua empresa e assim dar uma face para aquelas pessoas que estão por trás das operações e mostrar para o público que a empresa é composta por pessoas que também estão passando por este momento difícil. Vídeos, lives, conteúdos de áudio podem criar esta aproximação de forma mais eficiente que os artigos.

Uma boa estratégia e com um planejamento dos temas a serem abordados é uma forma bem eficiente, podendo também haver uma diversificação dos conteúdos e dos interlocutores, fortalecendo os pontos acima.

Crie canais de comunicação direta

Com tantos canais disponíveis para se comunicar com o público é preciso criar uma forma de que ele se comunique com a empresa. Ter a opção de ouvi-los ajuda e muito no planejamento e nas estratégias, além de mostrar como deve ser o caminho a ser seguido no período da crise.

Trabalhar com a sua base durante a crise é uma forma eficiente também para entender o que se pode fazer quando ela passar. O conhecimento dos medos e dos novos desafios que seus clientes passarão é um grande aliado para mantê-los ativos.

Saber reconhecer o que a empresa pode fazer pelos clientes é essencial para manter os negócios, é possível prever as necessidades e assim, se antecipar, se organizando para os passos pós crise.

Conteúdo para manter a equipe engajada

Um dos maiores desafios deste período é fazer com que a equipe se acostume com o novo jeito de trabalhar e de se manter motivada fora da rotina. O isolamento faz com que estejamos mais distantes e que nossas relações sejam mais digitais, a falta do contato humano e das relações interpessoais pode trazer consequências psicológicas e acabar desmotivando-os

Para isso, motivar a criatividade da equipe e buscar estimulá-los a criar estes conteúdos e engaja-los, ao mesmo tempo em que estão engajando os clientes, fazendo-os ver as dores dos clientes e terem cada vez mais uma visão de como é ser cliente e como a empresa pode evoluir.

Outro ponto é criar conteúdos internos, que mostrem a importância dos colaboradores e de como ajuda de todos são importante para que a empresa sobreviva neste período de crise.

Dar uma visão de como estão os negócios e sempre instruir a equipe para os próximos passos, além de se antecipar à crise e buscar ouvir opiniões de como agir daqui pra frente, são caminhos que a empresa pode seguir.

Conclusão

O Marketing de Conteúdo é um grande aliado das empresas e em um período de crise se mostra uma solução barata que pode criar muitas novas possibilidades no futuro, além de ser muito importante para o entendimento das novas necessidades e como a empresa pode utilizá-lo para traçar suas novas estratégias.

Nos momentos de crise é preciso juntar forças e criar parcerias que nos ajudam a passar por estes momentos, por isso a TRIWI tem uma consultoria em marketing digital que se encaixa nas necessidades e busca soluções personalizadas para cada cliente. Estar junto com especialistas é um fator que ajuda empresas a passarem por crises.

Fale conosco descubra o que podemos fazer para ajudar sua empresa a passar por esse momento difícil que tem assolado a todos.

4.8/5 - (20 {votos})
Picture of Ricardo Martins

Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

JUNTE-SE A NOSSA LISTA VIP

Junte-se a mais de 150.000 pessoas que recebem nossos conteúdos e agendas de workshop

ARTIGOS RELACIONADOS