Instagram para Empresas - Dicas Essenciais

Instagram para Empresas: Dicas essenciais

Neste artigo abordaremos 7 dicas essenciais de Instagram para empresas. Independente de você atuar com o público final ou outras empresas, estar no Instagram tem se mostrado uma ferramenta muito importante dentre as estratégias de marketing digital.

O Instagram tem mais de 700 milhões de usuários ativos mensais, menos concorrência e uma audiência mais engajada do que outros gigantes da mídia social como o Facebook ou o Twitter.

Isso oferece às empresas uma oportunidade de comercializar seus produtos para um público mais direcionado e interessado, sem gastar uma quantia enorme de dinheiro em publicidade paga.

Porém, é preciso atuar de forma estratégica, com conteúdo relevante e direcionado ao seu público-alvo.

Este artigo é para você, independente da sua experiência com redes sociais.

Sete dicas para dominar o Instagram para Empresas

1. Mostre o que você faz de maneira criativa

Concentre-se na solução que você fornece, não nos produtos que você vende. No Instagram, é essencial agregar valor a seus clientes.

Nunca subestime o fato de que seu recurso mais importante nessa rede é o conteúdo visual.

Se sua empresa é orientada a serviços, concentre-se em mostrar o processo por trás da prestação do serviço. Mostre a cultura da sua empresa, compartilhe sua missão com o mundo ou simplesmente compartilhe algumas dicas e instruções.

É possível fazer upload de fotos,vídeos de até 1 minuto de duração e vídeos curtos (semelhantes a GIFs, chamados Boomerangs).

Outra maneira interessante de usar o Instagram é compartilhando dicas sobre o segmento em que atua. Por exemplo, um nutricionista pode usar o Instagram para compartilhar dicas de alimentação saudável, tabela nutricional de alimentos e receitas.

Experimente histórias do Instagram

As histórias do Instagram têm um formato de apresentação de slides e estão disponíveis apenas 24 horas (embora possam ser salvas em seu dispositivo para serem reutilizadas posteriormente).

Estes são alguns dos benefícios de usar o Instagram Stories para marcas:

  • As histórias são exibidas de forma destacada no topo das linhas de tempo do seguidor. Muitos usuários acabam vendo mais histórias do que as publicações.
  • Pode ser usado para capturar conteúdo de bastidores.
  • Facilita a experiência com diferentes tipos de conteúdo: foto, vídeo curto, Boomerang (imagem semelhante a GIF), vídeo filmado ao contrário (Rewind) e vídeo ao vivo.
  • Marcar outras contas, por exemplo, parceiros em Histórias, é ideal para marketing de colaboradores e influenciadores.
  • É possível personalizar as histórias com gifs e textos, deixando-os mais criativos.
  • A pesquisa de histórias por hashtags e locais os torna mais detectáveis.
  • Todas as fotos e vídeos adicionados serão reproduzidos na sequência em que foram adicionados e você poderá adicionar quantos quiser.
  • Os anúncios do Instagram Stories foram disponibilizados para todas as empresas em todo o mundo em março de 2017 . Você pode usá-los para segmentar novos públicos-alvo, o que pode ser especialmente útil para promoções.

2. Crie um perfil vencedor

Como empresa, você provavelmente faz um monte de coisas e oferece ainda mais soluções.

Não fique muito preso em encaixar tudo isso nos 150 caracteres permitidos da bio. Concentre-se em sua USP mais importante ou sua próxima grande coisa – seja um evento, promoção ou lançamento de produto.

USP é um acrônimo do termo em inglês Unique Selling Proposition, que significa em português: Proposta Única de Venda. É aquele beneficio único e diferenciador ou a grande promessa que passamos ao nosso público, um que nenhum outro competidor oferece.

Como o único link clicável está na bio, crie o hábito de atualizá-lo com frequência. É uma pena que a maioria das marcas o use apenas para linkar ao site, mas poderia fazer muito mais. Pense, conduzindo inscrições de eventos, downloads de aplicativos ou até mesmo compras.

Você pode usar também ferramentas que expandem a possibilidade do link na bio. Trata-se de um link exclusivo, no qual ao usuário clicar nele, ele é direcionado para uma página especial, em que poderá ver outros links.

Isso é ótimo quando você quer, e precisa, direcionar o usuário para assuntos, produtos ou serviços diferentes. Abaixo, separei 3 empresas que oferecem este serviço gratuitamente.

LinkTree: https://linktr.ee/

Link.Bio: https://lnk.bio/

Link in Profile: https://displaypurposes.com/

3. Leve-os aos bastidores

Os clientes têm uma curiosidade natural sobre a origem de seus produtos e você pode usar o Instagram para mostrar todo o seu ciclo de vida.

Você pode mostrar um produto sendo produzido ou fabricado, a preparação de uma receita etc.

Se nada vier à mente, você pode compartilhar algo que toda empresa tem: esboços, anotações ou quadros brancos preenchidos.

Pense em como você pode aproximar o seu consumidor da sua empresa,  Experimente diferentes tipos de postagens até conseguir achar a melhor forma de atrair o público.

Graças a mais um novo recurso, o Instagram agora permite que você arquive as postagens em vez de excluí-las.

4. Expanda seu alcance com #hashtags

Use hashtags para expandir seu alcance. Estes podem ser específicos da campanha ou gerais – o importante é que sejam relevantes.

Certifique-se também de configurar a hashtag da sua empresa, por exemplo: #suamarca e use-a com moderação no Instagram (o Twitter também é bom). Isso facilita a localização de conteúdo relacionado a você e à sua conta principal.

É uma boa prática usar entre três e cinco hashtags, apesar do fato de que o máximo que você pode adicionar é 30 por post no Instagram. Use suas próprias hashtags específicas de campanha, bem como as hashtags mais populares para aumentar a capacidade de descoberta de seu conteúdo.

Lembre-se: Hashtags servem como filtros de busca, e ajudam as pessoas a localizarem pelo seu conteúdo.

Muitas empresas inventam hashtags que não são utilizadas e buscadas pelo seu público-alvo. Faça uma pesquisa antes para usar as que realmente estão em alta.

Evite usar hashtags como #instagood, #tbt e outras da moda. Isso mostrará falta de profissionalismo e desconhecimento.

Uma ferramenta muito interessante para saber quais hashtags usar é a Display Purposes, https://displaypurposes.com/ – ao inserir uma hashtag, a ferramenta sugere outras hashtags semelhantes.

Instagram para Empresas - Utilizar Hashtags
Instagram para Empresas – Utilizar Hashtags

Veja o exemplo abaixo. Inseri a hashtag #nutricao e a ferramenta sugeriu outras relacionadas.

No entanto, é sempre bom analisar as palavras com cuidado, pois pode vir termos não tão interessantes para o seu negócio, como a hashtag #popozuda.

Ferramenta para Instagram
Ferramenta para Instagram

 

5. Colabore e @mencione outros

O Instagram é um dos canais de mídia social mais fortes para destacar colaboradores e compartilhar histórias de sucesso de clientes.

Você pode realizar parcerias com outras empresas através de posts. No qual ambas as empresas realizam postagens divulgando  o produto ou serviço da empresa parceira, assim todos se beneficiam de uma exposição maior.

Você pode marcar desde o seu fornecedor de café, a empresa parceira de logística ou um dos seus fornecedores de matéria-prima.

Você pode utilizar influenciadores para divulgar sua marca, seja através de post pago ou envio de presentes. É uma ótima maneira de conquistar um grande número de novos seguidores rapidamente, desde que você crie um forte apelo à ação e o público do influenciador seja genuíno.

6. Construa antecipação e ofereça exclusividade

Manter seus clientes interessados ​​é uma parte essencial de qualquer campanha de marketing eficaz.

Recompense seus seguidores leais com conteúdo exclusivo. Deixe que eles sejam os primeiros a conhecer novos produtos, serviços ou eventos.

Crie fotos promocionais que criem antecipação ou satisfaçam a curiosidade de seus novos lançamentos, inaugurações ou lojas.

Esse tipo de visualização faz com que seus seguidores no Instagram se sintam especiais e os mantém voltando para mais informações privilegiadas.

Dica final: Analise seu sucesso e desenvolva-o

Sem dar um passo para trás e analisar o que funcionou e o que não funcionou, o marketing se torna um jogo de adivinhação.

A verdade é que você pode ler todos os artigos do mundo sobre as melhores práticas e os tempos de publicação, mas você só vai descobrir o que funciona para seus clientes através de testes e medindo os resultados.

Ferramentas de gerenciamento de mídia social podem ajudar, no entanto. Você pode usá-los não apenas para agendar suas campanhas no Instagram com antecedência, mas também usar as análises de mídia social para avaliar seu sucesso.

Certifique-se de medir regularmente sua contagem de seguidores, engajamento e cliques, tudo para refinar e melhorar sua estratégia.

JUNTE-SE A NOSSA LISTA VIP

Junte-se a mais de 150.000 pessoas que recebem nossos conteúdos e agendas de workshop

ARTIGOS RELACIONADOS

ESPERE!

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E AGENDA DE WORKSHOPS​