Instagram para Empresas - Dicas Essenciais

Instagram para Empresas: Dicas essenciais

Vamos falar sobre

Neste artigo abordaremos 7 dicas essenciais de Instagram para empresas. Independente de você atuar com o público final ou outras empresas, estar no Instagram tem se mostrado uma ferramenta muito importante dentre as estratégias de marketing digital.

O Instagram tem mais de 700 milhões de usuários ativos mensais, menos concorrência e uma audiência mais engajada do que outros gigantes da mídia social como o Facebook ou o Twitter.

Isso oferece às empresas uma oportunidade de comercializar seus produtos para um público mais direcionado e interessado, sem gastar uma quantia enorme de dinheiro em publicidade paga.

Porém, é preciso atuar de forma estratégica, com conteúdo relevante e direcionado ao seu público-alvo.

Este artigo é para você, independente da sua experiência com redes sociais.

Sete dicas para dominar o Instagram para Empresas

1. Mostre o que você faz de maneira criativa

Concentre-se na solução que você fornece, não nos produtos que você vende. No Instagram, é essencial agregar valor a seus clientes.

Nunca subestime o fato de que seu recurso mais importante nessa rede é o conteúdo visual.

Se sua empresa é orientada a serviços, concentre-se em mostrar o processo por trás da prestação do serviço. Mostre a cultura da sua empresa, compartilhe sua missão com o mundo ou simplesmente compartilhe algumas dicas e instruções.

É possível fazer upload de fotos,vídeos de até 1 minuto de duração e vídeos curtos (semelhantes a GIFs, chamados Boomerangs).

Outra maneira interessante de usar o Instagram é compartilhando dicas sobre o segmento em que atua. Por exemplo, um nutricionista pode usar o Instagram para compartilhar dicas de alimentação saudável, tabela nutricional de alimentos e receitas.

Experimente histórias do Instagram

As histórias do Instagram têm um formato de apresentação de slides e estão disponíveis apenas 24 horas (embora possam ser salvas em seu dispositivo para serem reutilizadas posteriormente).

Estes são alguns dos benefícios de usar o Instagram Stories para marcas:

  • As histórias são exibidas de forma destacada no topo das linhas de tempo do seguidor. Muitos usuários acabam vendo mais histórias do que as publicações.
  • Pode ser usado para capturar conteúdo de bastidores.
  • Facilita a experiência com diferentes tipos de conteúdo: foto, vídeo curto, Boomerang (imagem semelhante a GIF), vídeo filmado ao contrário (Rewind) e vídeo ao vivo.
  • Marcar outras contas, por exemplo, parceiros em Histórias, é ideal para marketing de colaboradores e influenciadores.
  • É possível personalizar as histórias com gifs e textos, deixando-os mais criativos.
  • A pesquisa de histórias por hashtags e locais os torna mais detectáveis.
  • Todas as fotos e vídeos adicionados serão reproduzidos na sequência em que foram adicionados e você poderá adicionar quantos quiser.
  • Os anúncios do Instagram Stories foram disponibilizados para todas as empresas em todo o mundo em março de 2017 . Você pode usá-los para segmentar novos públicos-alvo, o que pode ser especialmente útil para promoções.

2. Crie um perfil vencedor

Como empresa, você provavelmente faz um monte de coisas e oferece ainda mais soluções.

Não fique muito preso em encaixar tudo isso nos 150 caracteres permitidos da bio. Concentre-se em sua USP mais importante ou sua próxima grande coisa – seja um evento, promoção ou lançamento de produto.

USP é um acrônimo do termo em inglês Unique Selling Proposition, que significa em português: Proposta Única de Venda. É aquele beneficio único e diferenciador ou a grande promessa que passamos ao nosso público, um que nenhum outro competidor oferece.

Como o único link clicável está na bio, crie o hábito de atualizá-lo com frequência. É uma pena que a maioria das marcas o use apenas para linkar ao site, mas poderia fazer muito mais. Pense, conduzindo inscrições de eventos, downloads de aplicativos ou até mesmo compras.

Você pode usar também ferramentas que expandem a possibilidade do link na bio. Trata-se de um link exclusivo, no qual ao usuário clicar nele, ele é direcionado para uma página especial, em que poderá ver outros links.

Isso é ótimo quando você quer, e precisa, direcionar o usuário para assuntos, produtos ou serviços diferentes. Abaixo, separei 3 empresas que oferecem este serviço gratuitamente.

LinkTree: https://linktr.ee/

Link.Bio: https://lnk.bio/

Link in Profile: https://displaypurposes.com/

3. Leve-os aos bastidores

Os clientes têm uma curiosidade natural sobre a origem de seus produtos e você pode usar o Instagram para mostrar todo o seu ciclo de vida.

Você pode mostrar um produto sendo produzido ou fabricado, a preparação de uma receita etc.

Se nada vier à mente, você pode compartilhar algo que toda empresa tem: esboços, anotações ou quadros brancos preenchidos.

Pense em como você pode aproximar o seu consumidor da sua empresa,  Experimente diferentes tipos de postagens até conseguir achar a melhor forma de atrair o público.

Graças a mais um novo recurso, o Instagram agora permite que você arquive as postagens em vez de excluí-las.

4. Expanda seu alcance com #hashtags

Use hashtags para expandir seu alcance. Estes podem ser específicos da campanha ou gerais – o importante é que sejam relevantes.

Certifique-se também de configurar a hashtag da sua empresa, por exemplo: #suamarca e use-a com moderação no Instagram (o Twitter também é bom). Isso facilita a localização de conteúdo relacionado a você e à sua conta principal.

É uma boa prática usar entre três e cinco hashtags, apesar do fato de que o máximo que você pode adicionar é 30 por post no Instagram. Use suas próprias hashtags específicas de campanha, bem como as hashtags mais populares para aumentar a capacidade de descoberta de seu conteúdo.

Lembre-se: Hashtags servem como filtros de busca, e ajudam as pessoas a localizarem pelo seu conteúdo.

Muitas empresas inventam hashtags que não são utilizadas e buscadas pelo seu público-alvo. Faça uma pesquisa antes para usar as que realmente estão em alta.

Evite usar hashtags como #instagood, #tbt e outras da moda. Isso mostrará falta de profissionalismo e desconhecimento.

Uma ferramenta muito interessante para saber quais hashtags usar é a Display Purposes, https://displaypurposes.com/ – ao inserir uma hashtag, a ferramenta sugere outras hashtags semelhantes.

Instagram para Empresas - Utilizar Hashtags
Instagram para Empresas – Utilizar Hashtags

Veja o exemplo abaixo. Inseri a hashtag #nutricao e a ferramenta sugeriu outras relacionadas.

No entanto, é sempre bom analisar as palavras com cuidado, pois pode vir termos não tão interessantes para o seu negócio, como a hashtag #popozuda.

Ferramenta para Instagram
Ferramenta para Instagram

 

5. Colabore e @mencione outros

O Instagram é um dos canais de mídia social mais fortes para destacar colaboradores e compartilhar histórias de sucesso de clientes.

Você pode realizar parcerias com outras empresas através de posts. No qual ambas as empresas realizam postagens divulgando  o produto ou serviço da empresa parceira, assim todos se beneficiam de uma exposição maior.

Você pode marcar desde o seu fornecedor de café, a empresa parceira de logística ou um dos seus fornecedores de matéria-prima.

Você pode utilizar influenciadores para divulgar sua marca, seja através de post pago ou envio de presentes. É uma ótima maneira de conquistar um grande número de novos seguidores rapidamente, desde que você crie um forte apelo à ação e o público do influenciador seja genuíno.

6. Construa antecipação e ofereça exclusividade

Manter seus clientes interessados ​​é uma parte essencial de qualquer campanha de marketing eficaz.

Recompense seus seguidores leais com conteúdo exclusivo. Deixe que eles sejam os primeiros a conhecer novos produtos, serviços ou eventos.

Crie fotos promocionais que criem antecipação ou satisfaçam a curiosidade de seus novos lançamentos, inaugurações ou lojas.

Esse tipo de visualização faz com que seus seguidores no Instagram se sintam especiais e os mantém voltando para mais informações privilegiadas.

Dica final: Analise seu sucesso e desenvolva-o

Sem dar um passo para trás e analisar o que funcionou e o que não funcionou, o marketing se torna um jogo de adivinhação.

A verdade é que você pode ler todos os artigos do mundo sobre as melhores práticas e os tempos de publicação, mas você só vai descobrir o que funciona para seus clientes através de testes e medindo os resultados.

Ferramentas de gerenciamento de mídia social podem ajudar, no entanto. Você pode usá-los não apenas para agendar suas campanhas no Instagram com antecedência, mas também usar as análises de mídia social para avaliar seu sucesso.

Certifique-se de medir regularmente sua contagem de seguidores, engajamento e cliques, tudo para refinar e melhorar sua estratégia.

4.8/5 - (32 {votos})
Foto de Ricardo Martins

Ricardo Martins

Especialista em SEO, desde criança.

JUNTE-SE A NOSSA LISTA VIP

Junte-se a mais de 150.000 pessoas que recebem nossos conteúdos e agendas de workshop

ARTIGOS RELACIONADOS

Disparador em Massa WhatsApp

Disparador em Massa do WhatsApp no N8N

Você já parou para calcular quanto dinheiro sua empresa gasta anualmente apenas com ferramentas de disparo de mensagens? O mercado está cheio de softwares que prometem milagres na automação de WhatsApp. Eles cobram mensalidades caras, possuem limitações de envio e, muitas

Continue lendo »