Ferramentas de Marketing de Conteúdo

Ferramentas de Marketing de Conteúdo (Atualizado 2020)

Vamos falar sobre

Ter as ferramentas de Marketing de Conteúdo (atualizadas em 2020) certas para suas necessidades pode ser o grande diferencial entre tornar o seu trabalho mais fácil ou mais difícil.

Marketing de Conteúdo pode ser mais difícil do que parece, muitas pessoas não sabem por onde começar. Ou quando já sabem, desconhecem ferramentas ideias para tornar a estratégia de conteúdo ainda melhor.

Sua estratégia de marketing de conteúdo se tornará mais rentável quando você tiver 3 elementos definidos:

  • Estratégia
  • Plano de atuação
  • As ferramentas de marketing de conteúdo corretas

E quais são estas ferramentas? Neste artigo vamos abordar diversas ferramentas de marketing de conteúdo que vão te ajudar a atuar com muito mais eficiência.

Há muitas listas de ferramentas, mas muitas delas não funcionam 100% para o mercado brasileiro. Muitos sites estão preocupados em quantidade, aqui será diferente. Neste artigo vou trazer as que realmente funcionam.

Importante: Nenhum dos links apresentados são links de afiliação, ou seja, todas as indicações feitas aqui foram por gosto próprio e não ganhamos nada caso você compre algum ferramenta.

Ferramentas de Marketing de Conteúdo

Dividiremos este artigo em alguns tópicos para facilitar sua leitura, estes tópicos vão desde o momento de descoberta de temas até o monitoramento. Divirta-se!

Ferramentas de Descoberta de Conteúdo

Neste tópico abordaremos as principais ferramentas que você poderá utilizar para buscar e descobrir por ideias de conteúdo.

Ferramenta de Palavra-chave do Google

Se você já atua com campanhas de Links Patrocinados saberá exatamente como funciona. Através desta ferramenta você saberá exatamente as buscas realizadas sobre seu produto, serviço, empresa e segmento que atua. Inclusive com volume médio de buscas mensais.

Há um detalhe, para você ver corretamente os volumes de buscas das palavras é preciso ter uma campanha no Google ADs ativa, caso contrário só será possível visualizar uma média, o que não é tão interessante assim. Você pode pedir acesso a algum colega ou então ao profissional em sua empresa responsável pelo gerenciamento das campanhas de ADs. Caso você não tenha acesso a nenhuma campanha ativa, não se preocupe pois irei informar outras ferramentas que podem substituir.

Google Trends

Esta deve ser uma das principais ferramentas utilizadas por profissionais de marketing, conteúdo e vendas. Através desta ferramenta gratuita, você poderá descobrir tendências, crescimento, queda e regiões de maior interesse sobre o assunto.

Vejamos o exemplo abaixo para o termo curso de inglês.

Podemos notar que o início de janeiro tem o maior pico de buscas, o que vai até março. O período que antecede, compreendendo de agosto a dezembro são os meses de menor procura.

É possível visualizar ainda através do Google Trends as regiões do brasil com maior interesse no assunto. É possível ainda filtrar por uma determinada região para avaliar o comportamento.

Podemos também visualizar consultas relacionadas, ou seja, consultas com o mesmo sentido do termo inicial.

Como ferramenta de marketing de conteúdo, o Google Trends mostra ser uma ferramenta essencial.

KeywordTool.io

Uma das ferramentas gratuitas essencial para qualquer profissional de marketing de conteúdo. É uma excelente alternativa ao Planejador de Palavras-Chave do Google, citado anteriormente.

Esta ferramenta oferece uma parte gratuita que já será excelente para você, caso você queira resultados ainda mais eficazes há a versão Pro.

Veja os resultados de palavras para o termo clínica de estética. A ferramenta exibe 300 termos únicos. Ou seja, são palavras utilizadas por usuários em suas buscas no Google.

Com estes termos em mãos, você saberá exatamente quais conteúdos desenvolver, já que saberá exatamente o que seu público está buscando.

Na versão paga é possível visualizar volume de buscas (quantidade de vezes que a palavra foi buscada, tendência, custo por clique (em caso de anúncios pelo Google ADs) e a taxa de competitividade.

BuzzSumo

O BuzzSumo é uma das ferramentas de marketing de conteúdo mais utilizadas por profissionais. A ferramenta conta com versão gratuita e paga. A versão gratuita já te ajudará bastante.

O BuzzSumo te ajudará bastante em ter novas ideias de conteúdo. A ferramenta te informará de maneira fácil e prática quais conteúdos estão em alta ou em crescimento. Confira os resultados abaixo para o termo notebook para jogos.

É possível realizar filtros de idioma, período de tempo, vídeos e tipos de conteúdo.

Content Row – Gerador de títulos

Esta ferramenta quase não entrou na lista, mas ela tem sido útil eventualmente em meus projetos. Ela quase não entrou na lista porque os resultados que ela exibe são misturados entre português e inglês.

Ela é semelhante a ferramenta do Hubspot que apresentei neste artigo, acho até melhor para dizer a verdade.

A ferramenta é bem simples e fornece resultados interessantes. Após inserir os termos e clicar no botão Get Headlines será exibido numa nova página diversas sugestões de títulos interessantes. A versão paga terá mais recursos, mas a versão gratuita já será suficiente.

Como dito antes, os títulos serão exibidos numa mescla de português e em inglês, mas as ideias propostas serão úteis. Basta traduzir.

Soovle

O visual do Soovle pode não ser tão agradável assim, mas não deixe ser levado pelas aparências. O Soovle é uma ferramenta de marketing de conteúdo bem poderosa e totalmente gratuita.

Ao realizar uma busca, a ferramenta exibirá os termos principais em diversas plataformas, instantaneamente. A ferramenta não está preparada para o idioma em português, então erros de acentuação ou então exibição de resultados em inglês podem surgir, mas não comprometerá os resultados.

Confira a imagem abaixo com os resultados para o termo: ideias de casamento

Hubspot – Gerador de ideias para blog

O Hubspot é uma das ferramentas mais conhecidas de Inbound Marketing, foi a empresa que cunhou o nome e ajudou a transformar o marketing digital nas empresas.

Para muitas empresas o Hubspot é uma ferramenta inacessível diante dos valores, mas a boa notícia é que há funcionalidades gratuitas e uma delas é o Gerador de ideias para blog, uma outra ferramenta de marketing de conteúdo excelente para você manter em sua lista.

É uma ferramenta muito boa, e principalmente, de graça! 🙂

Você pode colocar até 5 termos, veja o exemplo abaixo. Coloquei 5 termos diferentes mas relacionados. Você pode colocar somente 1 termo caso você queira fazer uma busca simples. Após inserir os termos clique no botão Give Me Blog Ideas.

Após alguns segundos, uma nova tela será exibida com duas opções, sendo:

A Week of Blog Ideas: Em português, uma semana de ideias para blog.

A Year of Blog Ideas: Em português, um ano de ideias para blog. Esta opção é paga.

Vamos nos concentrar na opção da esquerda, já que é a opção gratuita. Note que em cada cartão há uma título. Estes são as ideias de títulos que o Hubspot sugere para você nesta semana. Ao clicar nas setas para o lado, novas opções vão aparecer.

Há um ponto negativo: as sugestões apresentadas de forma misturada com inglês e português. Porém, isso não é um fator limitante, você poderá usar estas ideias perfeitamente bastando traduzir para o português.

Alltop

O Alltop é uma ferramenta muito interessante e pouco utilizada pelos profissionais brasileiros já que é totalmente em inglês.

O Alltop exibe os assuntos em alta nos principais sites da internet podendo ainda dividir por categorias, como Tecnologia, Esportes, Entretenimento entre outras.

Se você é criador de conteúdo para sites ou portais, deve ter o Alltop em sua lista.

YouTube Trends

O YouTube Trends é uma ferramenta muito útil e pouco utilizada pelos criadores de conteúdo em vídeo. É uma ferramenta simples mas excelente para encontrar o que está em alta no YouTube, dividido por categorias como Música, Jogos, Notícias e Filmes.

Quora

O Quora, apesar de ser em inglês, poderá te ajudar bastante. Basicamente é um site de perguntas, ou seja, pessoas vão até ele para fazer as mais diversas perguntas dos mais diversos assuntos e segmentos.

É uma ferramenta interessante para você ficar por dentro de tendências sobre assuntos. Aconselho você visitar também as buscas relacionadas.

Eventualmente eu acesso o Quora para ter ideias de assuntos para meus projetos e dos nossos clientes.

Ferramentas de Edição de Conteúdo e Trabalho em Equipe

Neste tópico abordaremos as principais ferramentas que você poderá utilizar para escrever, gerenciar e organizar seus conteúdos.

Google Drive

Se você pretende colaborar colaborativamente, o Google Drive é uma excelente opção. Através do Google Drive é possível armazenar, acessar e compartilhar arquivos.

É possível criar arquivos de texto, planilhas, apresentações e disponibilizar também arquivos variados. Tudo na nuvem. A grande vantagem é reduzir troca de e-mails e alterações em arquivos antigos.

Se você já tem um Gmail, você já pode utilizar o Google Drive. É gratuito. Existem versões pagas que disponibilizam outros recursos, como e-mail comercial e maior espaço de armazenamento.

Trello

Eu sou apaixonado pelo Trello. Aqui na TRIWI utilizamos muito essa ferramenta para todos os nossos projetos, nele conseguimos gerenciar as atividades nas mais diversas áreas e trabalhar de forma colaborativa. Inclusive eu tenho um quadro pessoal com todas as minhas tarefas a serem realizadas.

No Trello você poderá criar quadros para cada projeto e então inserir as atividades. Veja o exemplo abaixo que é disponibilizado na própria ferramenta como exemplo.

O melhor de tudo é que você pode usar gratuitamente. Existe uma versão paga, mas a gratuita certamente já será muito útil para você.

Evernote

O Evernote é muito conhecido e bastante utilizado por profissionais de marketing e criadores de conteúdo. O Evertnote disponibiliza uma versão gratuita com bons recursos.

Não é um concorrente do Trello, pois os recursos aqui são bem diferentes. No entanto, pode funcionar como um complemento.

Miro

O Miro (Anteriormente chamado de Real Time Board) é uma ferramenta excelente. Eu utilizo quase que diariamente para os mais diversos projetos. Você pode até unir as funções do Trello, Evernote e MindMeister.

O Miro disponibiliza uma versão gratuita completa com todos os recursos, apenas com a limitação de 3 quadros. A versão paga não é cara.

Com o Miro você pode criar mapas mentais, digramas, post-its, lista de tarefas entre outras atividades, tudo isso num quadro só. Profissionais de UX e UI também utilizam bastante o Miro. É uma ferramenta que agrega muitas funcionalidades.

MindMeister

O MindMeister é uma ferramenta de mapa mental, uma das mais antigas da internet, foi lançada em 2007 e até hoje tem a liderança. Basicamente, é uma ferramenta de criação de mapa mental.

Mapa mental é um tipo de diagrama voltado para a gestão de informações, conhecimento, utilizado para a compreensão e solução de problemas, na criação de manuais, livros e palestras e até mesmo utilizada como ferramenta de brainstorming. Também é utilizada no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.

Muitos profissionais de conteúdo utilizam para organizar as ideias de conteúdo e por isso que ela está aqui. Eu gosto bastante desta ferramenta apesar de não usar ela atualmente.

Google Keep

Se você gosta de trabalhar com post-it o Google Keep vai te ajudar a organizar seu dia e ainda economizar dinheiro, já que você não gastará mais dinheiro comprando post-it.

Você pode utilizar essa ferramenta tanto no computador quanto no celular. É possível, além de inserir texto, inserir imagens e áudios.

Dicio

Eu fui da época de ter dicionário na mesa de trabalho e lá procurar pelas palavras. Lá pelos anos de 2000, eu tinha um dicionário em minha mesa de trabalho. Hoje a internet e os sites facilitaram bastante.

O Dicio é um dicionário online em português do Brasil muito útil, com uma interface bem simples e direto ao ponto. É neste site que eu busca por palavras que eu tenho dúvida sobre a escrita ou significado.

Ferramenta de Análise de Conteúdo

Se você é gestor de uma equipe de criação de conteúdo ou contrata conteúdos de terceiros é importante saber o quanto o conteúdo que você tem em mãos é original ou não.

Para isso, apresento duas ferramentas interessantes para você manter em sua lista. Estas ferramentas possibilitarão você saber o quanto original é um artigo que você tem. Basicamente, a ferramenta fará uma varredura em outros sites e apontará o grau de originalidade. Incrível, não?

Plagiarism Detector

Esta ferramenta é gratuita e independe de cadastro para utilizar. Para usar basta colar o texto que você e ela identificará em poucos minutos o grau de originalidade.

Há funcionalidades pagas, mas a gratuita já servirá para você realizar o seu trabalho com qualidade. O limite na versão gratuita são de 1.000 palavras por análise.

Confira abaixo o exemplo, copiei um texto do Wikipédia e colei na ferramenta. Demorou em torno de 4 minutos para dar o resultado. Como é possível notar, a ferramenta apontou que 100% do conteúdo é copiado.

A ferramenta disponibiliza recursos como análise de uma URL, subir um determinado arquivo ou sincronizar com o seu Dropbox. A ferramenta analisa também a gramática, mas no caso somente para inglês.

Quetext

O Quetext é uma alternativa a ferramenta anterior. Para usar é exigido um cadastro e após isso aplica algumas limitações no uso. É boa, mas chata diante destas limitações.

Ferramentas de Criação e Edição de Imagens

Um profissional completo de conteúdo precisa saber minimamente criar e editar imagens para inserir em seus conteúdos, seja um artigo para o blog ou post para rede social.

Neste tópico abordaremos as principais ferramentas para você criar e editar imagens, mesmo sem conhecer nada de ferramentas gráficas.

Crello

A Crello é uma ferramenta de design online para criar animações e gráficos para redes sociais e sites onde não são necessárias competências de design.

Conta com uma interface intuitiva e fácil de usar. Há versão paga e gratuita.

Canva

Particularmente eu prefiro o Canva pela variedade de layouts e imagens. A funcionalidade é bem parecida com o Crello, apresentado anteriormente.

Basta arrastar elementos para criar sua imagem, tudo muito fácil e online, já que não é necessário instalar nenhum software. Da mesma forma que o Crello.

Há versão paga e gratuita. A versão gratuita já será muito útil para você.

Gimp

O Gimp é uma ferramenta de edição de imagem semelhante ao Photoshop, mas com a grande vantagem de ser totalmente gratuita e é mantida através de doações voluntárias.

A ferramenta tem evoluído em muito e cada vez mais se aproximando do Photoshop, é possível até abrir arquivos criados no próprio Photoshop.

É uma ferramenta mais leve, ótima para ser usado em computadores mais lentos e antigos.

Infogram

O Infogram é uma ferramenta para criação de gráficos e infográficos, ideal para conteúdos mais técnicos.

Tem versão paga, mas a versão gratuita já será bem útil para seus projetos.

Ferramentas de Compartilhamento de Conteúdo

Este artigo é dedicado a falar de ferramentas de marketing de conteúdo. No entanto, nada adianta ter bons artigos publicados em seu site e depender somente, e possivelmente, da busca orgânica.

O compartilhamento destes conteúdos através das suas redes sociais será uma peça chave para a relevância e o sucesso do seu trabalho. Diante disso, apresentarei algumas ferramentas que te ajudarão, e muito, no compartilhamento dos seus conteúdos.

Mlabs

O Mlabs é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Nós aqui na TRIWI utilizamos esta ferramenta desde 2018 e temos gostando bastante.

A ferramenta une qualidade técnica, layout bonito e funcional, facilidade de uso e por fim um bom preço.

Através de uma única ferramenta é possível gerenciar redes sociais como:

  • Instagram (publicações no feed, Story e IGTV)
  • Facebook (Apenas publicação no feed)
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • YouTube
  • Google Meu Negócio

Um único detalhado negativo que eu tenho a comentar é que não é possível publicar no Story do Facebook, pelo menos até a data da publicação deste artigo.

Além do tradicional agendamento, a ferramenta conta com workflow de aprovação, relatórios e um calendário visual dos conteúdos a serem publicados. Pelo painel administrativo é possível gerenciar diversos clientes.

Recentemente a ferramenta disponibilizou um editor de imagens, semelhante ao Canva e o Crello.

Postcron

O Postcron é bem semelhante ao Mlabs, eu já cheguei a usar mas não tenho utilizado ultimamente.

Tem algumas desvantagens comparado ao Mlabs. A primeira é o valor em dólar e as redes sociais, não há por exemplo gerenciamento do Google Meu Negócio ou Youtube.

De qualquer forma, vale experimentar e você tirar suas conclusões sobre qual é a melhor. Apesar de ter usado pouco esta ferramenta, eu sempre escutei falar bem.

Hootsuite

Esta é uma das ferramentas mais antigas e de maior nome no mercado. Pelo menos eu conheço o Hootsuite desde 2011, já usei muito mas hoje não tenho utilizado.

Quando eu usava há cerca de 10 anos era uma ferramenta excelente, hoje conheço colegas que utilizam e gostam muito. Dizem não trocar por nada. Há versão grátis e paga.

Ferramenta de Análise de Conteúdo

Você já aprendeu as ferramentas de marketing de conteúdo para descoberta de conteúdo, edição e trabalho em equipe, análise de conteúdo, criação e edição de imagens, compartilhamento e agora chegou a hora de analisar e monitorar.

Através da análise dos seus conteúdos você saberá:

  • Quais conteúdos tem mais visualizações.
  • Principais plataformas de origem de tráfego.
  • Quais geram mais leads ou vendas.
  • Como está o comportamento do usuário em seu site

Saber o que funciona ou não é extremamente importante para o sucesso do seu site e para isso trouxe algumas ferramentas interessantes que te ajudarão nesta análise.

Google Analytics

Se você é um usuário mais avançado ou já acessa com frequência o Google Analytics pode achar bobagem eu citá-lo aqui, mas muitos profissionais de marketing desconhecem as funcionalidades desta incrível ferramenta.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que te fornecerá muitas informações úteis sobre o comportamento dos visitantes em seu site.

Falar de todas as funcionalidades do Google daria um artigo tão extenso quanto este, então aconselho você visitar o site oficial e saber tudo que esta incrível ferramenta pode proporcionar para você.

Hotjar

O Hotjar é uma ferramenta incrível e muitos profissionais de marketing quando conhecem esta ferramenta ficam abismados com os recursos oferecidos.

Já imaginou visualizar o movimento que o usuário faz com o mouse em seu site?

Já imaginou visualizar as áreas mais clicadas em seu site?

Já imaginou saber o quanto o usuário rola o navegador para baixo?

Todas essas perguntas e mais algumas outras o Hotjar pode responder. O bom é que sua versão gratuita já te ajudará em muito a colher resultados interessantes sobre o comportamento dos usuários em seu site.

Recomendo você acessar o site e fazer um teste, vai se surpreender.

Crazyegg

O Crazyegg é bem semelhante ao Hotjar, é uma alternativa interessante e que você precisa avaliar. Os recursos são bem parecidos, mas há funcionalidades diferenciadas.

Conclusão

Este é um artigo que nunca terá validade e nunca podemos definir ele como finalizado tendo em vista as mudanças constantes do Marketing Digital. Todo dia novas ferramentas surgem, outras caem em desuso e novos caminhos para conquistar clientes são descobertos.

Certamente você encontrará outros artigos sobre ferramentas de marketing de conteúdo com maior variedade, mas como disse antes o objetivo aqui é qualidade e não quantidade. Até porque com o tempo você irá estreitar o seu funil de ferramentas e manter somente as que realmente são úteis.

Certamente alguma ferramenta foi esquecida, caso você conheça alguma entre em contato conosco para sugerir uma nova ferramenta. Teremos o prazer de atualizar.

O Marketing de Conteúdo é um tema vasto e repleto de nuances.

Espero que você tenha gostado deste artigo e ficarei feliz em saber que te foi útil.

4.8/5 - (21 {votos})
Picture of Ricardo Martins

Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

JUNTE-SE A NOSSA LISTA VIP

Junte-se a mais de 150.000 pessoas que recebem nossos conteúdos e agendas de workshop

ARTIGOS RELACIONADOS