Entenda sua audiência no Instagram

Entenda sua audiência no Instagram

A compreensão da sua audiência no Instagram pode ajudar você a concentrar sua estratégia de marketing de uma maneira que garanta resultados. Quanto mais você souber sobre os dados demográficos do seu público, maiores serão suas chances de sucesso. Aproveitar as análises oferecidas pela própria rede social pode ajudar a refinar e alinhar suas postagens com seu público-alvo para aumentar o engajamento.

Neste conteúdo explicaremos a importância de entender a sua audiência no Instagram e como colocar esse conhecimento em ação. 

Vamos lá!

O que é um público do Instagram?

Antes de tudo precisamos entender o que é o seu público do Instagram.

Simplificando, o seu público do Instagram refere-se aos usuários que seguem interagem com sua conta, mais conhecido como Seguidores.

Dentro do seu próprio Instagram há uma ferramenta chamada Instagram Insights. É nesta ferramenta que você poderá conhecer quem é o seu público. Informações como idade, gênero, local, horário de maior interação entre outros dados são apresentados pela ferramenta.

Informações valiosíssimas e que você deve ficar atento. Conhecer o público é fundamental.

Quais os benefícios de conhecer a sua audiência no Instagram?

Você pode usar os dados demográficos do público do Instagram como referência para ver como sua estratégia atual está funcionando. Aprender sobre sua composição de público no Instagram permite que você veja se eles incluem seu público-alvo.

Por exemplo, digamos que sua empresa seja uma butique de roupas femininas com uma sede em São Paulo. Você decidiu usar sua conta do Instagram para atrair mulheres locais na casa dos trinta anos que procuram inspiração no estilo ou fazer compras. Em um nível básico, se a maioria do seu público é composta por homens na faixa etária de treze a dezessete anos, algo dentro da sua estratégia não está funcionando.

Mais de setenta por cento das contas ativas do Instagram pertencem a pessoas com menos de trinta e cinco anos. No entanto, esses dados não ajudam a informar seu público atual. Da mesma forma, há muitas informações disponíveis sobre os melhores horários do dia para postar nas redes sociais. Como você pode imaginar, essas estatísticas e generalizações não são necessariamente adequadas para seus objetivos de negócios e de redes sociais.

O Instagram Insights permite reunir detalhes específicos sobre seu público-alvo para ajustar sua estratégia para a plataforma. Além de aprender em que faixas etárias a maioria dos seus seguidores se enquadra, você pode ver em quais dias e horários seus seguidores estão mais ativos. Você pode aprender mais sobre seu público-alvo, incluindo seus interesses e comportamentos, para melhorar suas iniciativas e influência no Instagram.

Como entender a sua audiência no Instagram

Compreender sua audiência atual do Instagram coloca você em uma posição melhor para alcançar seu público-alvo. Vamos dar uma olhada em quatro dicas que você pode aplicar para aumentar seu engajamento!

1 – Tenha um público alvo

Provavelmente sua empresa já possui um público alvo estabelecido. Caso contrário, é útil criar um perfil da pessoa ideal que você deseja atingir com seus produtos ou serviços no Instagram, identificando suas características e aprimorando seus traços específicos.

2 – Saiba quem é o seu público do Instagram

A importância do Instagram Insights é que você pode saber quem é o seu público com detalhes de gênero, faixas etárias em que se enquadram. Você também pode visualizar as principais cidades e países em que seu público está localizado. Mesmo usando essas métricas básicas, você pode começar a determinar se sua estratégia atual é eficaz para alcançar seu público alvo  ou não.

A seguir, temos a guia Atividade que inclui uma seção sobre Interações. Isso indica o número de visitas ao perfil, alcance e cliques que você recebeu, além de um detalhamento adicional do tempo.

As informações aqui podem ajudar a otimizar postagens para obter mais engajamento e cliques. O Instagram recompensa postagens com altas taxas de engajamento (como curtidas, comentários e compartilhamentos), e é por isso que aprendendo sobre seu público é bem importante.

Por fim, observe que o Instagram Insights está disponível apenas para perfis comerciais. Para tornar seu perfil comercial, navegue até Configurações> Conta no Instagram. Na parte inferior da página, haverá uma opção para Alternar para o perfil comercial. Clique e siga as instruções na tela.

3 – Estude seus seguidores para atingir o público alvo ideal 

Depois de entender a demografia do seu público-alvo, você poderá usar as informações para saber mais sobre seus seguidores e seus interesses. No entanto, embora os dados fornecidos sejam úteis, você não aprende muito sobre nenhum indivíduo. 

Comece verificando quais de suas postagens tiveram um bom desempenho. A partir daí, observe quais seguidores costumam se envolver, descubra se alguém se encaixa em seu público alvo e pesquise seus interesses. Por exemplo:

  • Que tipo de conteúdo eles estão compartilhando em seus próprios perfis?
  • Que outras páginas eles seguem?
  • Como eles legendam suas fotos?

Claro, você também deve prestar atenção às hashtags. Pesquisar e seguir hashtags relevantes para seu público alvo é ideal para ajudar e atrair o tipo de seguidores que você está segmentando. De fato, um estudo descobriu que as postagens que recebem mais engajamento usam entre nove a doze hashtags. Por outro lado, as cem principais marcas usam apenas cerca de duas ou três hashtags em média.

4 – Utilize todas as funcionalidades do Instagram para criar uma estratégia única para o seu negócio

É importante que você não deva ter medo de interagir e se envolver com outros usuários do seu público alvo. Por exemplo, curtir a postagem de alguém que está usando uma hashtag que você está tentando segmentar é uma boa maneira de ser notado (e seguido). Além disso, use o idioma e as hashtags que você vê o seu público-alvo utilizando, e conduza uma pesquisa para determinar quantas hashtags são apropriadas e quais são as mais eficazes.

Outra estratégia é usar o recurso stories do Instagram. Cerca de trinta e três por cento dos stories mais visualizados do Instagram são de empresas. Como abordagem direta, você pode simplesmente perguntar ao seu público alvo que tipo de conteúdo eles preferem, usando os recursos de pesquisa para fazer perguntas específicas.

O ponto principal é que, quanto mais tempo você gasta aprendendo sobre seus seguidores, melhor você tem o tipo de conteúdo do Instagram que eles preferem (e também os interesses deles). Depois de identificar padrões em sua pesquisa, isso será útil para ir refinando sua própria estratégia.

Conclusão

Para fornecer conteúdo significativo que desperte o envolvimento de seus seguidores, primeiro você precisa entender quem eles são. Quanto mais você souber sobre o seu público no Instagram, melhor poderá personalizar o conteúdo para eles.

Se você precisar de ajuda para desenvolver sua estratégia de marketing digital, entre em contato com a TRIWI, somos especialistas em marketing digital para redes sociais e podemos te ajudar.

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