Engajamento nas redes sociais: Guia para iniciantes em 2020

Engajamento nas redes sociais: Guia para iniciantes em 2020

Vamos falar sobre

Como profissional da área de marketing, você provavelmente já sabe que o engajamento nas redes sociais é crucial para o sucesso de muitas empresas hoje em dia. 

O engajamento nas redes sociais se refere a mais do que quantas curtidas você recebe. Depois de entender as métricas relevantes e como o engajamento social pode beneficiar seus negócios, você poderá utilizá-lo para aumentar seu público, expandir seu alcance e gerar conversões. 

Neste artigo explicaremos o que é o engajamento nas redes sociais e quais os seus benefícios. Em seguida, te mostraremos cinco dicas importantes que você pode utilizar nas suas redes. 

Vamos lá!

O que é o engajamento nas redes sociais?

Segundo pesquisa, cerca de 30% do tempo gasto online é utilizado em redes sociais. E quando se está nas redes sociais, interação com outras pessoas e marcas é a força que move o sistema. E isso, nada mais é que a essência do engajamento.

O engajamento refere-se às maneiras pelas quais os usuários interagem com as contas sociais da sua empresa, incluindo:

  • Curtidas
  • Comentários
  • Ações
  • Assinaturas
  • Visualizações
  • Menções

Essas métricas principais podem ser usadas para avaliar e medir o desempenho de suas postagens sociais. Ações como as listadas acima indicam que um usuário ou seguidor visualizou seu conteúdo. Mais do que isso, porém, eles mostram que os visitantes estavam interessados ​​ou impressionados o suficiente para se envolver com ele.

Portanto, faz sentido que seja importante prestar atenção ao envolvimento das redes sociais. As análises relacionadas podem fornecer informações significativas e informativas sobre o desempenho do seu conteúdo e a eficácia da sua estratégia.

Vale a pena notar que o engajamento nas redes sociais é tanto de qualidade quanto de quantidade. Por exemplo, pesquisas mostram que quase 60% dos links compartilhados em plataformas como Facebook e Twitter não são clicados. Os usuários geralmente compartilham conteúdo com base no título, mas, na verdade, não leem o artigo.

Um grande volume de curtidas ou compartilhamentos não se traduz necessariamente em engajamento de qualidade. Da mesma forma, um alto número de menções nem sempre significa que são positivas. Por outro lado, muitas críticas ou comentários podem significar que os seguidores estão investidos e realmente interessados, o que pode ajudar a criar confiança e lealdade à sua marca.

Os benefícios do engajamento nas redes sociais

Toda empresa usa as redes sociais de maneira diferente. Saber quais plataformas seu público prefere e quais métricas são mais importantes formam sua estratégia de marketing.

Existem muitas maneiras que o engajamento nas redes sociais podem beneficiar seus negócios.

Ajude a direcionar o tráfego para seu site

Um estudo encontrou uma correlação entre o número de interações nas postagens das redes sociais de uma empresa e os níveis de tráfego de seus sites. Se uma postagem tiver uma média de cem a mil curtidas, o número médio de visitantes do site será de quarenta e dois mil.

Já quando os compartilhamentos são superiores a mil, a contagem de visitantes será mais próxima de noventa mil. Contudo, uma alta taxa de engajamento se traduz em um aumento nas visualizações de página.

Aumente a visibilidade e o reconhecimento da marca

Quanto mais interações e engajamento seu conteúdo social receber, maior será a probabilidade de ser exposto a pessoas fora do seu público existente, expandindo o conhecimento da marca. Por exemplo, se alguém retuitar ou compartilhar uma de suas postagens, centenas ou talvez milhares dos seus seguidores também a verão.

Crie lealdade e confiança

A maneira como você interage com seus seguidores e se envolve com eles online pode ajudar a promover melhores experiências e criar relacionamentos mais fortes com os consumidores. É por isso que muitas empresas usam as redes sociais como uma ferramenta de atendimento e suporte ao cliente.

Além disso, a maneira como os usuários se envolvem com você nas mídias sociais pode influenciar a maneira como os outros percebem sua marca. Uma contagem alta de seguidores, por exemplo, pode atuar como prova social para os consumidores, enviando a eles a mensagem que você merece seguir.

Dicas de como incentivar o envolvimento nas redes sociais

Com a abordagem correta, você pode usar o engajamento nas redes sociais para melhorar sua reputação, atingir um público maior e expandir seus negócios. Vamos dar uma olhada nas cinco dicas que você pode utilizar para incentivar as interações nas suas contas.

1. Publicações regulares e de forma consistente 

Quando se trata de marketing de conteúdo a consistência é fundamental. Postar regularmente nas redes sociais pode ajudar a manter sua marca visível e no topo dos feeds de notícias de seus seguidores.

Além disso, ser consistente nas redes sociais pode ajudar a estabelecer as expectativas de seus seguidores. Se você seguir uma programação, seu público saberá poderá contar com conteúdo novo constantemente, o que pode ajudar a aumentar sua confiança na sua marca.

Não há uma resposta definitiva para a frequência com que você deve postar para incentivar o envolvimento. Recomendamos que empresas iniciantes publiquem 2 a 3 vezes por semana e dependendo do engajamento a quantidade aumentar, para publicações diárias e até em alguns casos mais de uma publicação por dia.

2. Utilizar as redes sociais como uma plataforma de atendimento ao cliente

Entender o porque as pessoas seguem e interagem com as marcas online pode ajudá-lo a promover o envolvimento. Atualmente, um número crescente de consumidores está usando redes sociais como uma plataforma de atendimento ao cliente.

De acordo com a pesquisa:

  • Quase noventa por cento das mensagens sociais ficam sem resposta.
  • O tempo médio de resposta nas redes sociais para as marcas são de dez horas.
  • Um terço dos consumidores irá para um concorrente se for ignorado nas redes sociais.

Portanto, usar as redes sociais como uma plataforma de atendimento ao cliente pode ser uma maneira eficaz de melhorar as experiências dos consumidores e também aumentar o envolvimento. Existem algumas maneiras de fazer isso.

É uma boa ideia responder aos seus seguidores rapidamente. Isso inclui responder a qualquer mensagem direta recebida em suas redes sociais.

Além disso, procure qualquer menção ao seu nome de marca. Você receberá notificações se os clientes marcarem você em postagens, mas vale a pena pesquisar na plataforma por quem referenciou seus produtos, mas não o reconheceu formalmente. Isso pode ajudá-lo a descobrir mais pessoas que estão falando sobre sua empresa e abordar suas preocupações.

3. Converse com seus clientes e peça feedback

As redes sociais não são uma via de mão única. Se você deseja aumentar o engajamento, é aconselhável participar ou mesmo iniciar a conversa.

Responder aos seus seguidores e participar de discussões nas redes sociais mostra que você se importa o suficiente para ouvir. Isso pode ser tão simples quanto agradecer a alguém por deixar uma crítica positiva.

Você também pode estimular o envolvimento, solicitando feedback. As pessoas geralmente gostam e apreciam a oportunidade de compartilhar suas opiniões. Incentivá-los a fazer isso também permite coletar respostas úteis para tomar decisões de marketing mais informativas.

Existem diferentes métodos que você pode usar, dependendo das plataformas sociais que está usando. Por exemplo, considere postar uma enquete, ou uma caixa de pergunta em seu Stories do Instagram:

Você também pode iniciar um grupo no Facebook para facilitar as discussões. Outra opção é hospedar uma sessão de perguntas e respostas em tempo real no Twitter ou fazendo live no Instagram.

4. Tenha um conteúdo significativo

Fornecer um conteúdo significativo pode parecer uma dica óbvia para aumentar o envolvimento. No entanto, a importância de compartilhar postagens relevantes e de qualidade é um ponto que vale a pena repetir.

Há várias maneiras de fornecer um conteúdo significativo ao seu público para aumentar o envolvimento. Por exemplo, você pode compartilhar guias ou tutoriais úteis. Outro método comum é promover ofertas limitadas, descontos da sua empresa.

A chave é saber em o que seu público está interessado e o que ele deseja de você. Isso também nos leva de volta à importância de manter uma programação de lançamentos consistente. Se seus seguidores souberem que você compartilha regularmente ideias ou descontos interessantes, é provável que eles sigam sua conta para não perder.

5. Utilize tendências e eventos atuais 

Aproveitar os eventos e assuntos virais da moda pode ser uma maneira rápida de aumentar o envolvimento nas redes sociais. A incorporação de conteúdo, como um meme popular, em suas postagens pode atrair a atenção das pessoas. Além disso, o uso de hashtags e palavras-chaves são relevantes e ajudam a alcançar um novo público-alvo.

Contudo, é melhor ter em mente que mais de setenta por cento dos consumidores concordam que as empresas envolvidas na política nas redes sociais são irritantes.

Conclusão 

As redes sociais podem ser uma poderosa ferramenta de marketing para seus negócios. No entanto, para que ele tenha algum benefício real é importante saber como utilizá-lo adequadamente. Isso inclui encontrar uma maneira de estimular o engajamento para impulsionar ações e aumentar a conscientização.

Conforme discutimos neste artigo, existem várias estratégias que você pode usar para incentivar mais envolvimento em seus canais das redes sociais, incluindo:

  1. Publicações regulares e de forma consistente
  2. Utilizar as redes sociais como uma plataforma de atendimento ao cliente
  3. Converse com seus clientes e peça feedback
  4. Tenha um conteúdo significativo
  5. Utilize tendências e eventos atuais 

Primeiro, seja paciente. Você não pode depender do seu conteúdo para se tornar viral da noite para o dia, mas pode confiar em uma estratégia consistente e em um trabalho árduo para criar um público engajado nas mídias sociais ao longo do tempo.

Se você precisar de ajuda para potencializar sua empresa, entre em contato conosco. Nosso time de especialistas em marketing digital pode te ajudar!

Fontes:

Fontes:
https://blog.globalwebindex.com/chart-of-the-day/social-media-captures-30-of-online-time/
https://www.washingtonpost.com/news/the-intersect/wp/2016/06/16/six-in-10-of-you-will-share-this-link-without-reading-it-according-to-a-new-and-depressing-study/
https://www.smartinsights.com/customer-relationship-management/customer-service-and-support/rise-social-media-customer-care/

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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