Conheça 10 Estratégias de Conteúdo para usar em seus E-mails

Conheça 10 Estratégias de Conteúdo para usar em seus E-mails

Vamos falar sobre

Com o surgimento das novas tecnologias, abrem-se caminhos para novas técnicas de marketing.

As relações do passado eram construídas através de cartas, hoje existe a possibilidade de fazê-lo com e-mail. Mas pelo fato de existir a infinidade de informações na internet, a atenção do leitor é um recurso cada vez mais raro. Sabemos que não é fácil criar estratégias de conteúdo que engajem e motivem o leitor a ficar com você até o final!

Diante disso, para que seu e-mail não fique perdido no mar de opções da caixa de entrada, reunimos dicas que não podem faltar na hora de escrever e-mails atraentes.

1. Convença seu leitor a abrir o e-mail 

É muito comum na hora de pensar e elaborar um conteúdo relevante para sua estratégia de e-mail marketing investir mais tempo na produção do conteúdo em si do que em qualquer aspecto, como o título do e-mail, por exemplo.

Muita gente se esquece que o título faz parte do conteúdo e tem uma função extremamente importante: a de convencer o leitor a abrir o e-mail. Seu conteúdo pode ser espetacular, mas não fará diferença se a taxa de leitura for baixa.

Portanto, a primeira estratégia é convencer o seu leitor a abrir o e-mail e aceitar a sua mensagem com o título espetacular e poderoso. Para isso, utilize adjetivos e imperativos de impacto, mostre o valor que ele vai receber e instigue-o o suficiente para que eles sintam curiosidade de clicar na mensagem.

2. Faça um preheader chamativo

Preheader é uma ou duas frases curtas inseridas no HTML do e-mail marketing para ficarem no topo, antes da mensagem em si.

Como esta mensagem é colocada automaticamente pelo provedor de e-mail após o assunto, variá-la pode ser uma alternativa para prender mais a atenção dos seus leitores.

Utilize mensagens personalizadas acima do aviso padrão “Caso não consiga visualizar a mensagem acesse o link” e faça uma chamada para o leitor abrir o seu e-mail!

3. Coloque o nome no remetente

Quanto mais empatia você tiver com seu cliente, melhor. Colocar o nome de quem está enviando o e-mail cria uma relação mais estreita com o seu lead. 

Dessa forma ele também passa a reconhecer as pessoas de sua empresa e tem uma abertura maior para fazer perguntas ou dar algum feedback.

4. Conduza o leitor a tomar uma atitude 

É essencial em uma campanha de e-mail marketing engajar o leitor a tomar uma atitude – o famoso “call-to-action”.

Sem o call-to-action, algo chamativo e que mexa com as necessidades do cliente, fica mais difícil gerar o clique. Então, trabalhe para construir um caminho para à ação. 

5. Sempre personalize suas campanhas

Uma dica muito importante para suas estratégias de conteúdo é sempre personalizar suas campanhas. Assim, você pode garantir que quem receber seu e-mail vai se interessar pelo conteúdo.

6. Storytelling no e-mail

Você deve estar se perguntando, mas como o storytelling pode ajudar a implementar as minhas estratégias de conteúdo? 

O storytelling é uma ótima ideia para newsletters, em que o conteúdo geralmente é maior. Utilize uma linguagem mais próxima do leitor e fale sobre suas experiências de maneira aberta, assim o usuário irá simpatizar com você!

7. Evite palavras próprias do Spam

Aumentar a entregabilidade de e-mails em suas estratégias de conteúdo também significa contornar os filtros de Spam.

Garantir que seu servidor continue sendo reconhecido como confiável e recomendável, por isso não utilize termos clichês como “clique aqui”, “promoção”, entre outras.

8. Conquiste dando atenção

Uma forma de se destacar é encaminhando e-mails personalizados quando a sua audiência fornece o e-mail de contato. Um e-mail de agradecimento pode vir acompanhado de alguns conteúdos para que o usuário já comece a interagir com sua marca.

9. Intercale texto e imagem

Sabemos que a parte visual é o que impressiona primeiro. Mas, se as imagens não abrem, ou os usuários estão bloqueados para o carregamento delas, a melhor opção é balancear seus e-mails marketing.

Utilize em torno de 40% de elementos visuais e 60% de texto para complementar. Mas não pense que só porque precisa de mais texto, pode escrever blocos gigantes. O melhor são frases curtas e parágrafos pequenos para favorecer a escaneabilidade e leitura rápida.

10. Faça o cliente se sentir único

Quanto mais exclusiva a forma de tratamento de seus leitores, mais oportunidade de engajamento você terá.

Uma forma de garantir isso é utilizar o nome do contato nos assuntos do e-mail, ou cumprimentar o cliente no início da mensagem. Assim, o usuário terá a impressão que a mensagem foi escrita diretamente para ele.

Gostou das nossas estratégias de conteúdo para e-mail marketing? Veja mais dicas como essas no nosso blog!

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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