Como utilizar os vídeos em sua estratégia de Marketing Digital B2B

Como utilizar os vídeos em sua estratégia de Marketing Digital B2B?

Na última década foi nítida a evolução dos aparelhos eletrônicos e com isso grande inserção das pessoas no mundo digital. É impossível ver alguém que ocupe um cargo de tomador de decisão no mercado B2B que não utilize um celular, notebook ou que tenha fácil acesso a internet. Por isso seu conteúdo tem que ter evoluído e os vídeos se mostram uma ótima opção para quem quer estar a frente, por isso vamos começar este texto te fazendo uma pergunta:

Você viu algum vídeo hoje?

Pode parecer uma pergunta simples mas grande parte das pessoas não se atentam ao fato de que esse formato é de longe o mais consumido por quem acessa a internet hoje. Vídeos estão em quase todas as plataformas hoje, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, WhatsApp e em portais e blogs.

Podemos ver que independente da rede, o vídeo é o ponto em comum a elas, por um simples fato, as pessoas consomem muito este formato. Sua praticidade de unir o visual ao auditivo, vídeos curtos, longos, quadrados, horizontais e verticais são características palpáveis que fazem com que as pessoas se identifiquem com o que é apresentado ali.

Por isso eu afirmo, você assistiu um vídeo hoje. Pode ter sido no grupo do WhatsApp, no feed do Instagram ou Facebook, no YouTube, isso não importa, o que precisamos perguntar agora é, como posso usar o vídeo como conteúdo relevante para minha empresa.

Onde usar vídeo para o mercado B2B?

Bom vamos começar falando um poucos de números, um estudo realizado pela We are Social e a Hootsuite divulgou que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais, além disso 58% já usou a internet para buscar informações sobre produtos ou serviços.

As redes sociais mais usadas são YouTube (60%), Facebook (59%), WhatsApp (56%) e Instagram (40%), como já dissemos todas tem vídeo como um dos formato de conteúdo.  Por isso independente do seu segmento no mercado B2B podemos te dizer que é preciso fazer conteúdo em vídeo.

Os clientes atuais e os futuros clientes estão nessas plataformas e estão consumindo diariamente vídeos, de diversos assuntos, por que não se apresentar dessa formas para eles então?

Como utilizar vídeo para o mercado B2B?

A criação de conteúdo tem como base resolver problemas, por tanto o conteúdo do seu vídeo precisa seguir o mesmo caminho,  apresentar soluções para os problemas do cliente. Evite fazer apenas uma propaganda sobre o que sua empresa faz ou produz, converse com o público, tenha proatividade em mostrar as coisas na prática, traga números, venda solução, não fale apenas de um serviço ou produto.

Se a sua empresa apresenta um conteúdo completo e realmente convidativo em formato de vídeo é muito mais fácil que mais pessoas sejam atingidas e que elas divulguem entre si, gerando mais reconhecimento de marca.

O segundo ponto a se desmistificar para o mercado B2B é decisões pessoais não influenciam as profissionais. Todos somos humanos, estamos tomando decisões todos os dias, o dia todo, não é cabível pensar que o pessoal não influencia no profissional. Podemos estar no nosso tempo de descanso e ser impactados por algo interessante e nos interessar e assim começar a considerar uma empresa.

Não estamos falando de fórmula mágica ou de soluções miraculosas, mas se sua empresa já está disponível no mercado com conteúdo, por que não fazer vídeos?

Pontos a serem pensados na estratégia de Marketing Digital B2B

O vídeo, além de usar como uma ferramenta para engajamento nas redes sociais é possível trabalhar também em outras estratégias. Por exemplo, explorar tamanhos e formatos diversos para encaixar na estratégia de anúncios, podendo ser utilizado tanto em Google Ads como Facebook Ads.

Usar o vídeo como anúncio pode ser a chave para cativar o público alvo e deixá-lo instigado a querer saber mais sobre o assunto. Veja que não é necessário divulgar diretamente o produto ou serviço, mas gerar curiosidade e consideração pela marca e chamar o público para dentro do site ou plataforma. Vídeos tem sido um excelente formato de publicidade.

Uma forma de ter muitas visualizações e trazer novos seguidores para seu perfil no Instagram é usar o IGTV, esta plataforma serve como divulgadora de vídeos em seu feed e é amplamente usada. Se sua empresa busca mais notoriedade e aumentar o número de seguidores essa é uma estratégia muito boa.

Hoje é possível usar o vídeo de diversas formas, mas é preciso conhecer o seu público e como ele interage com cada tipo de formato e em qual rede ele está mais propenso a visualizar e interagir.

E como sempre nossa última dica é: sempre tenha especialistas no mercado B2B junto a sua empresa e nós da TRIWI somos especialistas em marketing digital e parceira de grandes empresas.

Venha conhecer nossa consultoria que ajudará sua empresa a gerar mais resultados, entre em contato e vem tomar um café com a gente. Nossa Consultoria em Marketing Digital pode ajudar sua empresa a crescer!

JUNTE-SE A NOSSA LISTA VIP

Junte-se a mais de 150.000 pessoas que recebem nossos conteúdos e agendas de workshop

ARTIGOS RELACIONADOS

ESPERE!

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E AGENDA DE WORKSHOPS​