Como usar o Whatsapp Business na sua Estratégia de Marketing Digital B2B

Como usar o WhatsApp Business na sua Estratégia de Marketing Digital B2B

Quando você pensa em Marketing Digital nas mídias sociais, ferramentas como o Facebook e o Instagram provavelmente são as primeiras que vêm à mente, correto?

Mas os aplicativos de mensagens realmente alcançaram, e em alguns casos até ultrapassam, as redes sociais em termos de usuários. Esses aplicativos estão cada vez mais sendo usados ​​no Marketing Digital para atingir clientes.

O líder mundial é o WhatsApp, que conta com 1,5 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo.

Esse tipo de penetração no mercado não pode ser ignorado. Mas como você pode efetivamente usar o WhatsApp para marketing? Como todas as fronteiras relativamente inexploradas, existem medidas iguais de risco e recompensa para os primeiros adotantes.

Para você tomar as decisões corretas e entender bem o funcionamento do Whatsapp Business, seguem algumas dicas valiosas.

Como usar o WhatsApp

O WhatsApp possui versões para praticamente todos os celulares. Há também a possibilidade de usar no computador, seja pelo navegador ou aplicativo, tanto para Windows e Mac. Porém, é preciso instalá-lo primeiro no seu celular, já que cada conta do WhatsApp está vinculada diretamente a um único número de telefone.

Depois de baixar e instalar o aplicativo, você precisa confirmar seu país e inserir seu número de telefone. Para configurar seu perfil, você pode importar suas informações do Facebook com um único clique ou adicionar manualmente uma imagem e adicionar um nome de perfil (que pode ser alterado posteriormente).

O WhatsApp usa os números de telefone da lista de contatos do telefone para mostrar um diretório atualizado dos usuários do WhatsApp que você já conhece. 

Qualquer pessoa que tenha seu número de telefone no catálogo de endereços do telefone também terá automaticamente sua listagem, a menos que você altere suas configurações de privacidade.

Existem três maneiras básicas de compartilhar mensagens, fotos e vídeos usando o WhatsApp: 

Bate-papo individual

Como outros programas de bate-papo, você pode conversar diretamente com outro usuário que esteja na lista de contatos do seu telefone. Você também pode ligar ou chamar por vídeo ou gravar trechos de áudio em texto para eles.

Listas de transmissão

Quando você envia uma mensagem para uma lista de transmissão , ela é direcionada a qualquer pessoa na lista que tenha seu número salvo no catálogo de endereços de seus telefones. Eles verão a mensagem como uma mensagem normal, semelhante à função BCC (cópia oculta) no email. Se eles responderem, aparecerá como uma mensagem individual normal na tela de bate-papos, e a resposta deles não será enviada a mais ninguém na lista de transmissão. As listas de transmissão são limitadas a 256 contatos.

Grupos

As conversas em grupo permitem que você envie mensagens com até 256 pessoas ao mesmo tempo, compartilhando mensagens, fotos e vídeos. Todos no bate-papo em grupo podem participar e também ver as respostas de todos os outros.

Por que você deve usar o WhatsApp Business na sua estratégia de Marketing Digital B2B?

O WhatsApp Business pode também ser usado no computador. A melhor razão para usar o WhatsApp para negócios é que muitos de seus clientes provavelmente já o estão usando. Mais de 60 bilhões de mensagens são enviadas pelo WhatsApp todos os dias.

Surpreendentemente, os usuários do WhatsApp e serviços similares estão dispostos a se envolver com as empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Nielsen, 67% dos usuários de aplicativos de mensagens móveis disseram que esperam usar mais o bate-papo para se comunicar com as empresas nos próximos dois anos. Além disso, 53% dos entrevistados afirmam que têm maior probabilidade de comprar com uma empresa que podem enviar mensagens diretamente.

Outro ponto positivo é a capacidade de interação e diálogo com seu público: aplicativos de mensagens como o WhatsApp têm taxas de engajamento incríveis: 98% das mensagens móveis são abertas e lidas, com 90% delas sendo abertas dentro de três segundos após o recebimento.

O WhatsApp já pode ser uma maneira importante de o seu público compartilhar conteúdo via dark social – um termo para descrever quando as pessoas compartilham conteúdo através de canais privados, como aplicativos de e-mail ou bate-papo como o WhatsApp, em oposição a mais redes públicas como o Facebook.

De fato, uma grande maioria do compartilhamento on-line – 84% – agora ocorre em canais privados, como aplicativos de mensagens, portanto, mesmo se você não estiver usando o WhatsApp para comercializar seus negócios, seus clientes potenciais provavelmente o usarão para ampliar o alcance do seu conteúdo.

Estratégias e dicas de Marketing Digital B2B no WhatsApp

Embora o WhatsApp tenha alcance e recursos diferentes dos de outros aplicativos de mensagens, é importante desenvolver sua estratégia do WhatsApp juntamente com sua estratégia geral de marketing de aplicativos de mensagens.

Como cada conta do WhatsApp está vinculada diretamente a um único número de celular – e você só pode enviar mensagens com até 256 usuários do WhatsApp de uma só vez – não é uma boa opção para o marketing de grande escala, um para muitos. Portanto, suas chances de sucesso são maiores quando você usa as limitações a seu favor.

Lembre-se de que, como outros serviços de mensagens móveis, parte do poder do WhatsApp é que ele está ligado aos nossos telefones, que tendem a parecer mais pessoais para nós do que nossos computadores – eles não são compartilhados e os carregamos para todos os lugares. Portanto, todas as campanhas de marketing que você abordar devem refletir (e respeitar) o aspecto pessoal. É aqui que os consumidores interagem com seus amigos, portanto, confiança e criatividade são essenciais.

Não é de surpreender que alguns dos melhores exemplos de campanhas eficazes do WhatsApp sejam provenientes de regiões com maior penetração, incluindo a América do Sul. Aqui estão alguns estudos de caso de marcas que causaram impacto usando o WhatsApp para marketing.

Crie uma persona de marca para conversar com os usuários e criar buzz

Quando a Absolut Vodka lançou sua coleção de garrafas Absolut Unique de edição limitada na Argentina, o WhatsApp era um lugar natural para tentar criar burburinho, já que 84% dos usuários de telefones celulares do país estavam no aplicativo na época.

Para o lançamento, eles decidiram sediar uma festa muito exclusiva. A pegada? Havia apenas dois convites disponíveis ao público. Quem quisesse ganhar esses ingressos tinha que usar o WhatsApp para entrar em contato com um segurança imaginário chamado Sven e convencê-lo a deixá-los ir.

A campanha gerou mais de 1.000 imagens, vídeos e mensagens de áudio exclusivas que as pessoas criaram para convencer Sven e criaram burburinho na comunidade.

Ferramentas de Marketing Digital do WhatsApp

O WhatsApp lançou um aplicativo comercial que eles dizem ter sido “construído com o pequeno empresário em mente”. O aplicativo é gratuito para download e permite as empresas interagirem mais facilmente com os clientes usando ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens.

Por exemplo, você pode salvar e reutilizar as mensagens enviadas com frequência e usar essas “respostas rápidas” para responder a perguntas comuns com mais eficiência. 

Você também pode definir uma mensagem ausente quando não puder responder imediatamente, para que seus clientes saibam quando esperar uma resposta. Também é possível configurar uma mensagem de saudação que acolhe os clientes da sua empresa.

Mas você pode fazer ainda melhor do que isso. Com uma ferramenta de WhatsApp bot do SendPulse ou outro aplicativo semelhante, você pode configurar chatbots automatizados que usarão seus fluxos de mensagens pré-programados para lidar com consultas de vendas típicas ou consultas de suporte típicas.

Mais dicas e estratégias

Agora que você já sabe como funciona o Whatsapp, elencamos algumas dicas que podem te ajudar com a sua estratégia. Confira:

  • Listas de transmissão

A lista de transmissão é uma seleção de contatos que você pode atingir usando a mesma mensagem. As mensagens são disparadas automaticamente, mas os contatos recebem individualmente.

Através das listas de transmissão você envia conteúdo, avisa sobre eventos e palestras, divulga promoções, faz pesquisa de satisfação, e muito mais.

Um detalhe, só receberá sua mensagem quem tiver adicionado você nos contatos.

  • Relacionamento com o cliente a nível mais profundo 

Um atendimento ágil, gentil e proativo em resolver todas as dúvidas conquista qualquer cliente. O Whatsapp Business pode ser a maneira ideal de você levar o relacionamento com o seu cliente a um novo patamar.

A taxa de abertura de mensagens no Whatsapp é de 70%,ou seja, uma hora seu cliente vai abrir a sua mensagem. É importante que você tenha estrutura e recursos humanos para atender com rapidez as mensagens recebidas. Ficar sem responder seu potencial cliente pode acabar queimando o seu filme.

  • Promoções exclusivas

Você pode ainda oferecer condições exclusivas para os consumidores que se cadastrarem na sua lista de transmissão, fazendo com que ele se sinta parte de um grupo seleto, fidelizando ainda mais esse cliente.

  • Conteúdos de valor

Enviar novidades e notícias do seu ramo de atuação ajuda seu cliente estar sempre familiarizado com os serviços ou produtos que oferece. Assim você pode mostrar aos usuários que você se preocupa com eles levando conteúdos relevantes, além de estar atento ao mercado e aos lançamentos do setor.

E caso você tenha dúvidas e não sabe como começar a desenvolver a sua estratégia de Marketing Digital B2B no Whatsapp, marque um café conosco, que iremos te ajudar a percorrer esse caminho e chegar ao seu objetivo principal.

A TRIWI tem um conta com profissionais especializados em desafios de Marketing Digital B2B e estamos prontos para ouvir e cumprir os seus. Estamos esperando por você!

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