Como usar a Geo Localização para impulsionar sua presença digital

Como usar a GeoLocalização para impulsionar sua presença digital

Vamos falar sobre

Você pode não saber, mas o uso da GeoLocalização pode influenciar em muito sua visibilidade nas redes sociais.

Quer saber como isso pode ajudar sua empresa a ter mais visibilidade? Confira este artigo!

O que são as Geotags ou GeoLocalização?

Geotags ou GeoLocalização são locais geográficos adicionados a uma postagem, imagem ou atualização de status nas mídias sociais. Ao incorporar a marcação geográfica em sua estratégia de mídia social, você pode aumentar a visibilidade da marca e aumentar o engajamento. 

Talvez você não lembre o que é as Geotags, mas provavelmente você tenha usado no Instagram ao adicionar a localização em uma publicação ou story. Este é um exemplo de GeoLocalização. 

Agora vamos te explicar como é a marcação geográfica e os seus benefícios em utilizá-las. E apresentaremos quatro dicas para usar a marcação geográfica e aumentar sua presença nas mídias sociais.

Quais seus benefícios?

Adicionar informações geográficas ao seu conteúdo pode ser uma maneira eficaz de aumentar sua presença online. Uma pesquisa descobriu que as postagens com identificação geográfica recebem 79% mais engajamento. As geotags também podem melhorar a visibilidade da marca, expandir seu alcance.

Quando usuários criam etiquetas geográficas nos seus negócios, é uma forma de publicidade gratuita e promoção gerada pelos usuários. Isso pode ser particularmente eficaz por que os consumidores hoje confiam muito em provas sociais ao tomar decisões.

É comprovado que quanto mais pessoas marcarem sua empresa em suas postagens sociais, mais fácil ela será encontrada nos mecanismos de pesquisa.

Como posso usar a GeoLocalização para aumentar minha presença nas redes sociais?

Discutimos o que são geotags e como elas podem beneficiar seus negócios. Agora, vamos dar uma olhada em quatro dicas para usá-las para aumentar sua presença nas mídias sociais. 

1. Utilize o recurso ‘check-in’ do Facebook

Uma das formas mais antigas e utilizadas de geotags nasceu no Facebook por meio do recurso ‘check-in’. Considerando que a rede social possui 2,41 bilhões de usuários mensais ativos, ainda é uma ferramenta relevante e popular para as empresas utilizarem hoje.

Quando clicamos no check-in da postagem de alguém, vemos detalhes úteis, incluindo: localização, número de telefone e classificações. 

2. Adicione um local às suas postagens no Instagram

Bem parecido ao Facebook, você pode utilizar as geotags no Instagram para fortalecer sua presença e descoberta online. No entanto, com o Instagram existem diversas maneiras de adicionar uma geotag.

Após o local ser marcado, o nome da empresa se torna clicável no Instagram. Dessa forma, se alguém clicar no local da sua empresa, ele mostrará outras postagens e fotos de usuários que usaram a geotag.

Outra maneira que você também pode utilizar as geotags é em seus stories. Isso permite adicionar um local em tempo real, o que pode ser útil para a promoção de eventos. E também até mesmo se você não estiver no local definido. Por exemplo, se você é um site de comércio eletrônico que está tentando segmentar consumidores em uma cidade específica, pode marcar geograficamente a área para aumentar a visibilidade da marca.

3. Experimente os filtros de geotag no Snapchat

Mesmo estando um pouco esquecido entre as redes sociais, o Snapchat é uma possível forma de utilizar a marcação geográfica para beneficiar seus negócios. Ao contrário de outros canais, o Snapchat usa geotags na forma de filtros, isso sendo um diferencial. É possível também incluir até mesmo bairros específicos, caso seja bem conhecido, ou simplesmente o nome da cidade e do estado. Outra função interessante é que você pode adicionar geotags como adesivo, semelhante ao Instagram.

 Contudo o Snapchat pode ajudar a aumentar a presença online da sua empresa através do Snap Map. Os usuários podem explorar esse recurso para descobrir onde estão seus amigos ou locais a visitar.

4. Ative locais precisos em seus tweets

 Twitter não é tão pensado em conteúdo visual quanto as plataformas mencionadas acima. No entanto, você ainda pode adicionar geotags aos seus tweets para ajudar a promover seus negócios e alcançar novos públicos.

Conclusão

Concluímos que criar uma forte presença nas redes sociais é uma maneira eficaz de aumentar o reconhecimento da marca e aumentar as conversões. No entanto, muitas empresas esquecem de adicionar geotags às suas postagens nas redes sociais. Por sua vez, eles estão perdendo a oportunidade de segmentar novos clientes e expandir seu alcance.

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco, nosso time de especialistas em marketing digital pode ajudar você!

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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