Marketing para Pequenas e Médias Empresas

Como Pequenas e Médias Empresas estão crescendo e aumentando as vendas pela internet

Quando se trata de marketing digital, a finalidade e os objetivos geralmente são os mesmos que as estratégias tradicionais em termos de aumentar o reconhecimento da marca e encontrar novos clientes. Desde o planejamento até a venda, há uma série de estratégias que devem ser realizadas.

E uma das maiores vantagens da internet é que ele concede às pequenas e médias empresas a chance de competir em igualdade de condições com as empresas maiores. O sucesso baseia-se em estratégias mais inteligentes e eficientes, em vez do total gasto.

Muitas pequenas e médias empresas vem obtendo excelentes resultados de reconhecimento de marca e vendas que superam grandes empresas. Isso se da ao fato que empreendedores estão mais dispostos a arriscar através de novas estratégias. É muito comum notarmos startups e PME’s aderindo mais cedo a novas redes sociais.

Não há segredo para desenvolver uma estratégia sólida e forte no ambiente digital. A diferença que vejo nestes anos de atuação, é que as empresas que conseguem crescer são aquelas que insistiram e persistiram. Mesmo em momentos de crise, continuaram fortes em suas estratégias.

Abaixo, separo o que pequenas e médias empresas devem focar como estratégias de Marketing Digital.

Website

Independente do segmento do seu negócio ou do tamanho de sua empresa, ter um website é fundamental. É através dele que possíveis clientes vão entrar em contato com você.

Muitas pessoas acreditam que ter uma rede social já é o bastante. No entanto, ter uma presença sólida em redes sociais não é suficientemente capaz de atingir o potencial de consumidores que buscam por você.

Ter um website é a forma mais próxima e direta de manter relacionamento com seus clientes e futuros clientes. Além disso, através de um website bem desenvolvido, atualizado e com técnicas de otimização é possível obter boa as primeiras posições do Google, o que faz gerar uma tonelada de visitas diariamente.

Além disso, redes sociais são temporais, um site não. O Orkut já foi uma rede social forte e firme, acabou. Facebook ainda mantém sua força, mas a quantidade de pessoas que desativam sua conta cresce cada dia mais. E se sua presença digital for baseada somente em redes sociais, tão logo você precisará começar do zero novamente em outra rede social.

Cerca de 70 a 80% das pessoas pesquisam uma empresa on-line antes de realizar uma compra. As pessoas hoje em dia parecem seguir uma doutrina que diz: “se uma empresa não pode ser encontrada no Google, provavelmente ela não existe”.

Ter um sólido plano de criação de conteúdo e abordagem de SEO (falarei mais abaixo sobre estes dois pontos) é crucial para que seu site fique na frente dos olhos de seu público-alvo.

Conteúdo de qualidade

O marketing de conteúdo é a base de toda estratégia de marketing digital. Produzir conteúdo de qualidade é uma maneira infalível de criar visitantes e incentivar o compartilhamento.

Empresas de sucesso não apenas produzem conteúdo para manter um cronograma. Normalmente, eles sabem exatamente quais são as preocupações de seu público-alvo e direcionam seu conteúdo para abordá-los de maneira profunda e significativa.

O objetivo mais importante da criação de conteúdo é transformar os visitantes em clientes. Diante disso, toda a sua estratégia de conteúdo deve estar centrada em responder dúvidas, dores e questionamentos dos seus clientes sobre o serviço ou produto que oferece. Em resumo é: como este conteúdo agregará valor à pessoa que lê.

Se você não sabe que tipo de conteúdo deve criar para sua empresa, converse com sua área de atendimento ao cliente, suporte e vendedores e levante alguns pontos, como:

• Questionamentos mais frequentes dos seus consumidores sobre seu produto, serviço ou negócio.
• Principais objeções e rejeições sobre o seu produto.
• Compatibilidade com outros produtos.
• Características técnicas.

Todos se beneficiam do conteúdo de qualidade. Os consumidores obtêm material gratificante e as empresas ganham melhores classificações no Google.

Construa um blog

Falamos acima da importância de um conteúdo de qualidade, e este conteúdo pode ser publicado no blog do seu website. Muitas empresas estão criando blogs para expor estes conteúdos.

Blog é um dos melhores e mais rentáveis ​​meios para alcançar uma vasta faixa de pessoas. Exige paixão, persistência, juntamente com uma compreensão inerente do assunto e a capacidade de se conectar com seu público.

Para que seu blog gere resultados você precisa entregar uma enorme quantidade de valor e transmitir informações importantes em sua indústria ou nicho, a fim de ter sucesso a longo prazo. Contanto que o seu público esteja engajado e encontre valor real nas informações que você compartilha, ele se acumulará lentamente com o tempo. Mas não espere que isso aconteça rápida ou facilmente.

No entanto, uma vez que você tenha um blog e aprenda como construir um funil de vendas adequado para automatizar seus esforços de vendas e marketing, você começará a ver as visitas chegando através do tráfego orgânico. Isso leva tempo para chegar a esse ponto. Mas certamente vale a pena.

Estratégia de SEO

SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Uma boa estratégia de SEO é a chave para obter um bom posicionamento nas buscas do Google. O objetivo final é obter alto posicionamento para pesquisas sobre o serviço ou produto que você oferece quando usuários pesquisam por ele.

Apesar do SEO estar altamente difundido no Brasil, muitas empresas ainda não conhecem os benefícios, e principalmente os negócios B2B. Já as empresas voltadas ao consumidor final investem pesado em SEO a fim de melhorar seu posicionamento nas buscas do Google.

No entanto, as empresas que investem tem se beneficiado desta estratégia e por muitas vezes superam grandes empresas.

Publicidade digital

A melhor coisa sobre o marketing digital é que ele não exige investimento muito alto e oferece retornos substanciais de venda e reconhecimento de marca.

Os meios tradicionais de marketing, como televisão, jornais e rádio, envolvem um maior custo de desenvolvimento, produção e publicação, e a eficácia desses canais não pode ser facilmente medida.

Por outro lado, a publicidade digital é bastante flexível. Grandes geradores de tráfego como publicidade no Google e E-mail marketing, podem ser atualizados ou modificados regularmente de acordo com resultados, que são vistos em tempo real.

Com investimentos pequenos, menos de R$ 10,00 ao dia, é possível anunciar no Google e em redes sociais, como Facebook e Instagram. É possível contratar uma ferramenta de e-mail marketing por menos de R$ 60,00 ao mês.

Não só o aumento na receita é sentido, a maioria das pequenas empresas enfatiza também a construção de novos relacionamentos com clientes. Que não necessariamente compram naquele momento, mas interagem com a marca em seus canais digitais.

Interaja com seu público-alvo

Usar os canais digitais, e principalmente as redes sociais, como uma ferramenta de atendimento ao cliente pode aumentar o engajamento da marca de forma considerável e ainda ajudar a conquistar novos clientes.

Se você está em uma rede social saiba que consumidores vão interagir com você por lá, e esperam por uma resposta a curto prazo. Por isso, é sempre importante manter as notificações ligadas para interagir com o seu público o mais rápido possível.

Seu website também pode ser um canal de interação em tempo real, através de plataformas de chat online é possível conversar com as pessoas que estão em seu site, saber qual página ela está e de onde veio.

Até pouco tempo atrás, investir em um chat online era caro e dependia de uma equipe técnica, hoje é possível contratar um serviço por menos de R$ 40,00 ao mês, sem ficar preso a contratos e a implementação não demora nem 5 minutos. Viva a inovação digital!

E-mail Marketing

E-mail Marketing é crucial para uma pequena empresa online ou offline. Essencialmente, e-mail marketing é construir uma lista de clientes e potenciais clientes.

Fuja de listas de e-mails que são amplamente comercializadas na internet. Isso só prejudicará sua marca e todo o trabalho que está sendo desenvolvido. Além disso, o retorno é quase nulo.

Você pode usar o e-mail marketing para se relacionar com sua base, informando sobre promoções, lançamento e outras novidades.

É possível também aumentar sua base incentivando o cadastro do e-mail de seus atuais clientes ou oferecer em seu site o download de e-books e outros materiais. À medida que essa lista cresce, ela se torna mais valiosa.

O custo por disparo é baixíssimo, chegando a menos de R$ 0,03 centavos cada envio de e-mail.

No entanto, é importante ter uma estratégia bem definida. Crie uma agenda de disparos com conteúdo relevante para o seu público. Criar relacionamento é fundamental.

Abuse dos vídeos

A criação de conteúdo em vídeo envolvente para plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e Snapchat pode ajudar você a alcançar clientes com eficiência e, ao mesmo tempo, criar reconhecimento da marca.

Ao criar vídeos, é importante considerar como e onde você os publicará. Por exemplo, até recentemente, era amplamente aceito que os vídeos deveriam ser filmados horizontalmente. No entanto, com a crescente popularidade do recurso de “história” em plataformas como Facebook e Instagram, os vídeos feitos na vertical tornaram-se a norma para se adequar a esses formatos.

Você não precisa de uma câmera cara e uma equipe de filmagem. Comece com o seu celular, um tripé e um lugar com pouco barulho. Porém, não deixe o áudio falhar, é possível comprar microfones com fios que potencializarão a qualidade do seu vídeo sem gastar muito.

Você pode usar vídeos para divulgar novidades, contar sobre sua empresa, bastidores, promoções e muitos outros temas.

Marketing de Influenciadores

O marketing de influência está em ascensão em 2018. Quando feito corretamente, pode impactar positivamente a percepção do público sobre seus negócios ou produtos, inspirar a fidelidade à marca, promover conversas orgânicas nas mídias sociais e impulsionar suas vendas.

O marketing de influenciadores tem tudo a ver com autenticidade, o que significa permitir a um influenciador algum nível de liberdade para criar conteúdo genuíno para eles. Nesse sentido, como proprietário de uma empresa, você precisa ter pessoas confiáveis ​​nessa posição que entendam como mesclar suas metas com o que elas produzem. É fundamental permitir-lhes liberdade na criação de conteúdo, para que ele tenha validade e autenticidade enquanto ainda realiza seus objetivos. Isso requer confiança de sua parte.

Foque na qualidade e não quantidade. Vejo muitas empresas querendo usar grandes celebridades, não é errado, mas geralmente é muito caro e a mensagem se espalhará para um público muito amplo. Foque em influenciadores de nicho, que possuem um público fiel.

Conheça seus concorrentes

Conhecer só o seu público não é suficiente. Você também precisa conhecer seus concorrentes. Estude seus pontos fortes e fracos e use as descobertas para melhorar sua estratégia.

Uma análise completa do concorrente é uma maneira rápida de acentuar qualquer uma das fraquezas ou falhas de sua própria marca. Analise todos os canais digitais de seu concorrente, o que fazem nas redes sociais, o website e como se comunicam. Vale até se inscrever em suas redes sociais e newsletter.

Muitas vezes o segmento em que você atua não há ninguém que se destaque, por isso é bom olhar para outros segmentos para ter ideias. Não fique preso somente ao que seus concorrentes fazem, extrapole a concorrência.

Acompanhamento constante

Ao contrário das estratégias de marketing off-line, que não podem ser alteradas facilmente após a implementação, o marketing digital oferece a liberdade de monitorar constantemente o progresso da campanha por meio de várias métricas e tomar medidas corretivas conforme e quando necessário.

É possível analisar suas campanhas de mídia digital através das próprias plataformas de anúncio. A performance do seu website pode ser acompanhado através de ferramentas analíticas gratuitas e pagas, uma delas é o próprio Google Analytics, que basicamente monitora as atividades de um site. Quase todas as redes sociais fornecem relatórios, onde é possível acompanhar o desempenho das suas publicações.

Uma palavra de conselho

Quanto mais cedo uma empresa começar a investir em marketing digital, melhores serão suas chances de sucesso. Ter uma forte presença on-line os ajudaria a construir uma reputação de marca saudável e obter uma vantagem competitiva em sua localização e setor de foco.

Uma empresa precisa permanecer ágil com as tendências atuais de marketing e se adaptar às novas necessidades de seus clientes-alvo. Uma estratégia de mídia digital bem planejada pode ajudar uma empresa local a se tornar global. E se há um momento melhor para um pequeno negócio entrar online, é agora!

Se você tem um pequeno ou médio negócio, seja ele focado para outras empresas ou para o consumidor final, você precisa considerar as estratégias de marketing digital citadas acima. Formule um plano e combine-o com seus outros esforços de marketing. Algumas dessas áreas de marketing serão mais importantes e eficazes, dependendo do seu negócio.

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