Como Montar uma Pesquisa de Satisfação e porque Ela é Importante?

Como montar uma Pesquisa de Satisfação e porque ela é importante?

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Você sabe o nível de contentamento dos seus consumidores? Não é novidade que compradores satisfeitos são grandes aliados das marcas, isso porque o seu feedback tem o poder de atrair ainda mais interessados.

Contudo, ouvir o que os clientes insatisfeitos têm a dizer também é muito importante para qualquer empresa, pois em um mercado tão competitivo, todo detalhe faz a diferença. Por isso, entender o que as pessoas pensam sobre os seus produtos e serviços é primordial para avaliar e ajustar as ações do empreendimento.

Por que aprender como montar uma pesquisa de satisfação?

Você pode até já estar considerando a opinião do seu consumidor, mas talvez esteja fazendo isso de forma indireta, utilizando ferramentas como análises de métricas de suas campanhas.

No entanto, opiniões individuais são muito importantes, pois isso define se as pessoas recomendam a sua marca e produto ou não.

O que significa um cliente satisfeito?

Até aqui você já entendeu que montar uma pesquisa de satisfação é importante para o seu negócio. Porém, o que significa a felicidade do cliente?

Segundo especialistas, a satisfação pode ser entendida como a sensação de prazer ou decepção decorrente de uma expectativa sobre a performance de um produto, ou serviço.

Desta forma, na hora do consumo, se o que for adquirido, utilizado e experimentado não atingir os ideais do cliente, provavelmente você terá resultados negativos e gerará um sentimento ruim no cliente quando ele associar algo à sua marca.

Por outro lado, quando você surpreende e supera expectativas, o cliente provavelmente será associado a sensações boas e muito provavelmente irá recomendar a sua empresa para outras pessoas.

Caso você encare isso como um diferencial para o seu negócio, poderá chegar mais longe, simplesmente com a recomendação de seus clientes.

Muitas das vezes, essa forma de marketing é mais efetiva do que uma campanha paga, principalmente na era das redes sociais.

Como montar a sua pesquisa de satisfação 

Agora que você já conhece mais sobre sua importância, já é possível aprender como montar uma pesquisa de satisfação. Veja logo abaixo passa a passo de como planejar uma pesquisa de forma estruturada!

1. Saiba o porquê da pesquisa

Naturalmente, no primeiro momento, a maioria das pessoas deseja avaliar um produto específico.

Neste caso, precisamos ter em mente que esta busca também pode ser utilizada para vários fins, como: 

  • Avaliação do atendimento;
  • Ideias de novos produtos/serviços;
  • O que gostariam de ver em sua estratégia de divulgação;
  • Pesquisa de mercado com dados demográficos;
  • Experiência de compra on-line, etc.

Enfim, é possível realizar pesquisas de quase tudo, o que não quer dizer que você deve fazer todas ao mesmo tempo! Por isso, identifique um objetivo único para cada uma.

2. Selecione o público-alvo 

Provavelmente o foco da sua busca serão seus clientes ou pessoas que foram impactadas pela sua empresa. Afinal, é por isso que você está descobrindo mais sobre montar uma pesquisa de satisfação.

Porém, dependendo do seu objetivo, é possível impactar somente uma parcela de seus consumidores.

3. Escolha o formato

Há várias formas de fazer um questionário que chegue até seus clientes. Inclusive pode ser utilizado físicos ou on-line.

Se deseja aplicar a metodologia em seu estabelecimento após uma venda, lembre-se de ser breve e objetivo ao formular suas perguntas.

O formato mais prático e fácil de mensurar é através do formulário on-line ou sites especializados para isso. Há diversos serviços diferentes disponíveis para você criar e segmentar o seu questionário, basta escolher o mais alinhado aos seus objetivos.

4. Definidas as perguntas

Elabore as perguntas de acordo com a meta. Lembre-se de mantê-las claras e objetivas para evitar problemas de interpretação. 

É preciso também encontrar o número ideal de perguntas para não cansar muito o leitor, e ao mesmo tempo obter resultados satisfatórios.

Recomendamos colocar a pergunta mais importante no topo, assim você garante a resposta mais relevante para o seu negócio.
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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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