Como fazer Marketing Digital para Indústrias

Como fazer Marketing Digital para Indústrias

Vamos falar sobre

De um tempo pra cá, as indústrias passaram a entender que o espaço digital oferece enormes oportunidades para as empresas crescerem, seja em presença com seu público ou mesmo em produtividade e vendas. 

Podemos dizer que o Marketing Digital para Indústrias é atualmente a espinha dorsal das atividades de negócios que influenciam o crescimento e a receita dos negócios de várias maneiras. Em uma rápida olhada nas indústrias presentes hoje no setor, foi possível identificar que  mais e mais empresas estão planejando projetar estratégias inclusivas digitais para alcançar mais clientes B2B de maneira eficaz e escalável. 

Em termos técnicos, o Marketing Digital pouco difere do marketing tradicional. A única diferença é que o Marketing Digital oferece às empresas a capacidade de controlar e controlar completamente as campanhas, orçamentos e objetivos seus objetivos em tempo real. 

Observando também as tendências do setor também, pode-se ver que as empresas agora estão utilizando do espaço digital para conquistar os clientes em potencial de forma mais inovadora. Ou seja, podemos ver a inclinação das indústrias B2B em optar por estratégias de Marketing Digital para aproveitar a vantagem competitiva antes das outras, uma vez que em diversos setores da Indústria, surfar na onda do Marketing Digital ainda é navegar em oceano azul.

Marketing Digital para Indústrias – Atraindo leads qualificados

O Marketing Digital Industrial oferece um escopo vibrante para as indústrias em termos de obtenção de leads mais qualificados e acionáveis, com alta probabilidade de conversão. As empresas podem optar por várias estratégias em uma ampla gama de canais, como LinkedIn, E-Mail Marketing, Pesquisa Orgânica, PPC, Marketing de Conteúdo, etc. para conquistar clientes influentes de negócios em uma abordagem com diferentes escalas. 

Atualmente, as estratégias de marketing baseadas em anúncios em diferentes canais e formas de abordagem também são bastante poderosas para atrair os consumidores certos no momento certo, o que também resulta em conversões mais rápidas de leads.

Ou seja, podemos ver que o marketing  já não se limita mais ao boca a boca ou à extensa abordagem de rede. É possível identificar que  concorrentes, compradores e vendedores buscam com mais critério marcas e negócios genuínos on-line através de vários modos da esfera digital. 

Influenciando os tomadores de decisão

O Marketing Digital para as indústrias se concentra mais no direcionamento de executivos de alto nível e no gerenciamento de negócios, os chamados tomadores de decisão. Ou seja, trabalha para conscientizar sobre os produtos ou serviços que podem ajudá-los a tomar uma decisão acertada. 

A ênfase também é maior em termos de colocação de produtos, preços, contratos e confiabilidade do serviço. Essa abordagem difere muito das técnicas tradicionais de marketing e envolve uma pesquisa mais aprofundada.

Algumas dicas para iniciar sua estratégia de Marketing Digital

Foco no site e na experiência do usuário

O site é o principal elemento para comercializar seus negócios no espaço digital. Sem um site que ofereça uma experiência amigável para o consumidor, é quase impossível transmitir a mensagem de sua sua empresa aos clientes de forma agradável. 

Um site com uma boa navegação e suporte para dispositivos móveis e a interface orientada ao usuário parece mais atraente para os consumidores e leva a baixas taxas de rejeição. 

As características acima oferecem também uma grande vantagem para as empresas gerarem leads de maneira eficaz, enquanto classificam nos principais resultados de pesquisa.

SEO e aspectos técnicos

O SEO é um elemento essencial para a classificação dos principais resultados nos mecanismos de pesquisa. O SEO na página garante que várias diretrizes e detalhes técnicos sejam seguidos, de acordo com as recomendações dos mecanismos de pesquisa para aumentar a visibilidade do site. 

Ele inclui metatags, descrições, tags de título, otimização de conteúdo etc. que podem lhe proporcionar uma grande vantagem sobre seus concorrentes. É importante que cada página do site seja completamente otimizada para se obter os resultados desejados.

Conteúdo: Um dos pilares para atrair seu público alvo

O conteúdo é o principal braço do SEO. Um site com ótimo conteúdo, informativo e compreensível, pode fazer com que seu site seja exibido em posição privilegiada nos principais resultados de pesquisa. Isso também irá facilitar o entendimento do seu negócio pelos impactados em seu público alvo. 

O Conteúdo bem feito diminui as taxas de rejeição e aumenta as chances de gerar leads em potencial. Você pode ainda criar um blog em seu site para obter ainda mais visibilidade do seu negócio nos mecanismos de busca.

Campanhas: Direcionando o conteúdo para o público correto

A publicidade através de campanha paga também funciona de maneira bastante eficaz em termos de geração de bons leads e redirecionamento de potenciais clientes para o site da sua empresa. 

O modelo CPC (Custo Por Clique) funciona através da definição do conjunto certo de palavras-chave de destino para que seu site seja exibido nos resultados de pesquisa paga que aparecem na parte superior dos resultados orgânicos.

Anúncios Gráficos

Os anúncios gráficos são bastante influentes e assertivos em termos de apelo visual aos clientes-alvo. Essa pode ser uma estratégia eficaz de publicidade paga para gerar leads e clientes em potencial por meio de várias redes de anúncios gráficos. 

O Google oferece potencialmente vários canais, como anúncios do Gmail , do YouTube, da GDN etc., que podem influenciar de maneira abrangente a gerar conscientização sobre sua empresa. 

Em pesquisa realizada em canais de indústrias que praticam Marketing Digital, pode-se observar que boa parte das empresas optam por anúncios gráficos para alcançar potenciais consumidores e, com maior probabilidade de conversão.

Automação

Os leads identificados como consumidores são direcionados para os revendedores que se encontram na mesma região. A equipe responsável pela parte comercial da indústria recebe os leads que representam oportunidades de vendas. Assim, ambos grupos de leads são abastecidos de conteúdo ainda mais específico, o que fará com que eles avancem no funil de vendas.

Esse processo também é muito útil quando a indústria participa ou promove eventos do seu setor. Neste caso, o profissional de Marketing pode criar uma Landing Page e iniciar uma nutrição do público participante com conteúdos específicos, isto é, com o que será apresentado nos eventos ou até mesmo conteúdos noticiosos, mas que indiretamente vendam os serviços.

Conte com a TRIWI

Todas as ações listadas nesse artigo irão a sua indústria a construir e manter uma marca forte, relevante e a se posicionar melhor no mercado. Nesse primeiro momento, colocar em prática todas essas ações pode acabar confundindo profissionais que não tem muita afinidade ou tecnicidade com o assunto.

Dessa forma, estar resguardado por uma equipe de especialistas em marketing digital por trás disso é essencial, portanto invista nisso! Para colocar essas ações em prática no seu negócio agora mesmo, ou em caso de dúvida, fale com a TRIWI.

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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