Como fazer Marketing Digital B2B no Pinterest

Como fazer Marketing Digital B2B no Pinterest

O Pinterest permite que seus usuários descubram, selecionem e compartilhem visualmente seus interesses postando ou ‘fixando’ imagens, vídeos e links em quadros digitais. 

Aparentemente, isso pode parecer uma boa premissa para o mercado de Marketing Digital B2C, mas acredite, algumas das principais empresas B2B, incluindo IBM, Intel e Microsoft, estão investindo nessa rede social e engajando ativamente seu público no Pinterest.

Essa é a hora de o Marketing Digital B2B entrar no jogo, tirar proveito da popularidade do Pinterest e usá-lo como um novo gerador de tráfego e leads. Mas como sua companhia pode criar uma estratégia do Pinterest que se adapte ao B2B?

Pensando nisso, resolvemos abordar nesse artigo como a sua companhia pode fazer Marketing Digital B2B no Pinterest. 

Identifique seu público alvo

Ser genérico e esperar por uma vitória nunca foi uma receita para o sucesso no mundo do Marketing Digital, em especial no mercado B2B que tem um ciclo de compras um pouco mais complexo.

É essencial saber quem é seu público-alvo antes de começar a aplicar suas estratégias no Pinterest. Essa rede social indica que mulheres representam 70% de sua base de usuários. 

Além disso, 50% dos millennials usam a plataforma todos os meses e 60% têm filhos com menos de cinco anos. 

Mas calma! Esses dados não significam que você deve excluir o Pinterest de sua estratégia, caso seu público não seja contemplado. Em vez disso, deixe que as estatísticas dos usuários do Pinterest que engajarem seu conteúdo, orientem a sua abordagem e o tipo de pin que você cria.

Invista em conteúdos mais visuais

O maior desafio para muitas empresas B2B que desejam usar o Pinterest como um canal de Marketing Digital, é a falta de conteúdo visual. Por natureza, ou mesmo modelo de negócio, muitas empresas B2B estão vendendo um produto ou serviço em um setor que provavelmente não é visual.

O primeiro passo é pensar fora da caixa para encontrar imagens que se alinham à imagem da sua empresa, se encaixam perfeitamente no Pinterest e, claro, são divertidas e interessantes para compartilhar.

Existem alguns formatos que conferem uma boa performance a mensagem comunicada, são eles:

  • Fotos do dia a dia de sua companhia

Crie um quadro para mostrar a cultura e o dia a dia da sua empresa e fixe essas fotos. Isso criará uma conexão entre o seu potencial cliente e sua companhia.

  • Transforme seu conteúdo escrito em imagens

Revisite seus conteúdos escritos e identifique os recursos visuais que melhor realçam esse conteúdo. Ainda não tem? Então comece já a usar imagens bonitas e que representem a sua mensagem nos artigos do seu blog. 

  • Aposte em Infográficos

Infográficos estão em alta e no Pinterest tem alcançado excelentes números de engajamento. Existem dados da empresa ou do seu mercado que cairia bem e ficaria visual em um infográfico? Aposte nele!

  • Utilize fotos de seus clientes e divulgue seus serviços

Promover seus clientes satisfeitos com seus serviços é uma ótima maneira de obter mais clientes satisfeitos. Incentive seus clientes a enviar fotos (ou tire você mesmo fotos deles num próximo evento). Crie um quadro de seus rostos sorridentes – talvez enquanto estiver usando seu produto ou serviço.

Otimize o Pinterest para gerar leads

Agora que você está começando a divulgar os seus serviços e com isso enviar tráfego para seu site, é importante garantir que você está convertendo uma porcentagem desse tráfego em leads. 

Há duas maneiras de garantir que o tráfego do Pinterest esteja sendo convertido:

  • Inclua as páginas de destino nas descrições dos seus pins. 

Faça um brainstorming de imagens que você pode fixar que representam algo que normalmente é associado a um formulário, como oferecer uma solução através do download de um e-book, talvez. 

Na descrição do e-book, inclua um link para a página de destino para fazer o download. Você também pode fazer isso com slides de decks de seminários on-line ou outras apresentações com páginas de destino. 

  • Adicione CTA’s (Call To Action) ao conteúdo visual do seu site. 

Às vezes, pode não fazer sentido incluir um link da página de destino na descrição de um pin (por exemplo, se você estiver afixando uma imagem de uma postagem de blog). 

Nesses casos, adicione chamadas para ação, para direcionar o usuário impactado ao seu blog e aumentar a probabilidade de conversão a partir daí. 

E lembre-se, é sempre uma prática recomendada dar aos visitantes o próximo passo para se envolver ainda mais com sua empresa em todas as páginas do seu site.

Conte com a ajuda de uma equipe especialista

Viu como o Pinterest é um canal que, se bem utilizado pode ser uma ferramenta valiosa para a sua estratégia de Marketing Digital B2B? Mas a popularização dessa rede social ainda é muito recente e até os profissionais podem ficar um pouco confusos quanto a usabilidade dessa ferramenta, até porque ela é muito diferente das outras redes sociais.

E agora, você está pronto para adicionar o Pinterest na sua estratégia de Marketing Digital B2B? Caso ainda tenha dúvidas, procure ajuda de um time de especialistas.

A TRIWI  trabalha com uma variedade de marcas em todo o Brasil, criando e executando estratégias de Marketing Digital B2B nas Redes Sociais. Caso você tenha gostado, mas não tem ideias de conteúdo, confira em nosso blog algumas dicas de marketing de conteúdo B2B para potencializar suas estratégias.

E para adicionar o Pinterest a comunicação de sua marca, fale agora com a nossa equipe e saiba como.

JUNTE-SE A NOSSA LISTA VIP

Junte-se a mais de 150.000 pessoas que recebem nossos conteúdos e agendas de workshop

ARTIGOS RELACIONADOS

ESPERE!

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E AGENDA DE WORKSHOPS​