Como criar um planejamento de Marketing Digital para negócios B2B

As demandas das empresas B2B são mais rigorosas e dependem de aprovações de mais pessoas do que para as B2C, este fator é muito importante para que estratégias em marketing digital sejam traçadas e por isso o planejamento é importantíssimo para que os objetivos sejam alcançados de forma mais rápida e eficiente.

Primeiros passos

Para iniciar qualquer estratégia é necessário primeiro definir objetivos. O que é preciso alcançar primeiro, quais necessidades da empresa precisam ser priorizadas. Além disso saber quais são os pontos fortes e fracos da presença digital da empresa, identificar quais produtos têm melhor visibilidade no mercado, quais estão alcançando sua saturação e quais ainda tem espaço para crescer em vendas.

Estas análises são como uma bússola para as estratégias, isso porque é necessário se guiar e nada melhor do que dados ajudar a empresa nessa hora. A autocrítica também é muito importante, saber identificar os seus pontos fracos é saber onde sua marca ainda pode melhorar e crescer, no mercado B2B é de suma importância ter uma boa reputação em relação a seus produtos ou serviços, por isso conheça também o que falam da sua marca.

Branding x Ativação

O segundo ponto para uma estratégia é saber como está o equilíbrio financeiro da empresa, para poder decidir que tipo de estratégia deve se priorizar no começo. Este ponto é decisivo para decisão de investir mais em curto prazo ou em longo prazo.

O branding no mercado B2B é necessário para criar consideração pela marca, não gerando tantos clientes que comprarão imediatamente, mas sim criando uma base de futuros clientes que já estão interessados pela empresa e que futuramente farão negócios. Sendo aconselhada para empresas que apresentam uma estabilidade boa no mercado e não necessitam de aumentar o volume de vendas no momento.

Quando há a necessidade de gerar vendas a curto prazo campanhas de ativação são imprescindíveis, gerar fluxo para o caixa é o forte deste tipo de estratégia. Entretanto a saturação do público ocorre rápido, não garantindo público para vendas futuras e uma saúde financeira a longo prazo.

A melhor forma é investir com equilíbrio entre as duas, priorizando a situação financeira. Não esgotar seu público de uma vez mantém a empresa com vendas por maiores períodos de tempo, mas vender agora é o que gera fluxo de caixa.

Quais canais usar?

Avançando no planejamento vamos para o ponto em quais canais seu público tem maior chance de interagir com a sua marca. Não é preciso esperar o público vir até seu site, investir em Google Ads, por exemplo, gera fluxo de pessoas para seu domínio e novas possibilidades de negócios. Com essa ferramenta é possível impactar as pessoas quando estão procurando por palavras específicas na plataforma e assim pegar o cliente bem no momento que ele quer saber mais sobre o que você faz. 

Além disso existe uma grande crença que os clientes do mercado B2B não usam as redes sociais para interagir com marcas ou tomar decisões de compra, entretanto esse mito deve ser deixado de lado e é mais que preciso, é uma necessidade usar as redes sociais. Utilizar blogs e sites com conteúdos complementares aos perfis é importante para manter sempre a comunicação com o público.

Por isso o ponto complementar a canais é, conteúdo. Como a empresa se apresenta, hoje em dia é sabido que sua apresentação deve ser muito mais que um conteúdo técnico explicativo, ela precisa cativar e solucionar problemas.

O mercado B2B está saturado de empresas que apenas divulgam catálogo, quando o mais importante é apresentar soluções, quais os problemas meu serviço ou produto resolve, até mesmo mostrar que a marca está junto do cliente e que entende as dores dele.

Último Ponto

É preciso expertise e conhecimento sobre todos os pontos acima para conseguir gerar um conjunto de estratégias em marketing digital, por isso estar cercado de profissionais que conhecem os caminhos e sabem identificar as necessidades e ajudar sua empresa a evoluir no mercado digital é muito importante.

Buscar por profissionais em marketing digital é muito importante para saber avaliar cada aspecto do seu negócio e saber em qual ponto a marca se encontra, qual tipo de estratégia é a que vai gerar melhores negócios e assim montar um planejamento completo, que realmente ajudará sua empresa a chegar em seus objetivos.

Por isso a TRIWI Marketing Digital é uma empresa com uma consultoria completa, com uma equipe especializada em mercado B2B. Nós acreditamos que o planejamento é o que leva grandes empresas a patamares elevados e sempre alinhamos nossos serviços às necessidades de cada cliente.

Com soluções completas que ajudam/ a alavancar a presença digital de diversas marcas no segmento B2B, nos posicionamos no mercado e podemos afirmar que somos especialistas no mercado e que nossa equipe está pronta para ajudar sua empresa a alcançar os objetivos. Entre em contato e conheça nossos serviços.

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