O engajamento no Facebook tornou-se cada vez mais complicado devido às suas constantes mudanças e pelo fato do Facebook tender a impulsionar seus anúncios mais do que o tráfego orgânico. Portanto, as marcas devem ser criativas ao envolver seus clientes e as pesquisas do Facebook são uma ótima maneira de conseguir isso.
As pesquisas incentivam a interatividade, e são fáceis de fazer, fazem as pessoas falarem e há a possibilidade de converter colaboradores em clientes ou leads depois.
Neste conteúdo, mostraremos como fazer as pesquisas do Facebook da maneira correta. Também exploraremos os benefícios das pesquisas no Facebook.
Vamos lá!
Como as pesquisas do Facebook podem ser úteis para os seus negócios?
Se você tem alguma dúvida sobre como as pesquisas do Facebook podem ajudar sua empresa, considere os seguintes benefícios:
- Você tem a oportunidade de obter feedback sobre seus produtos e serviços. Muitas empresas também constroem seus futuros produtos com feedback de pesquisas.
- As pesquisas permitem aumentar o tráfego para seu site ou página social, assim você pode incentivar os usuários a compartilhar as pesquisas com outras pessoas.
- Sua empresa pode entender melhor quem são seus clientes e como eles agem na vida real e online. Este é um dos aspectos mais valiosos da pesquisa. De repente, seus clientes não são mais números.
- É divertido participar de uma enquete! As mídias sociais têm tudo a ver com entretenimento, portanto, uma enquete é uma maneira mais produtiva de fornecer um formato de conteúdo inteligente.
As diferentes variações das pesquisas do Facebook
Pesquisas no Facebook tem formatos ilimitados. Alguns deles são menos estruturados, usando status e perguntas simples do Facebook para seus usuários.
Outros utilizam diferentes ferramentas e páginas fornecidas pelo Facebook, permitindo a contagem de respostas e mais apresentações visuais. Por outro lado, você também pode considerar alguns aplicativos de terceiros para melhorar ainda mais suas ferramentas de pesquisa.
Pesquisa real do Facebook
A tempos atrás, o Facebook não possuía nenhuma funcionalidade oficial de pesquisa onde os usuários podiam postar e votar em postagens regulares.
Isso mudou com a compra pelo Facebook de algumas empresas de pesquisa. Agora, o Facebook permite que os usuários publiquem pesquisas em grupos, páginas e eventos. Você também pode criar pesquisas em seus stories.
Varie seus conteúdos
É sempre uma boa ideia variar seus formatos de conteúdo. Às vezes, a postagem clássica em texto sem formatação é uma maneira de tornar sua empresa mais parecida com uma pessoa real.
Uma pesquisa não precisa incluir fotos. Não precisa ser bem estruturado com respostas predefinidas.
Utilize hashtags para potencializar e expandir o alcance, emojis também acrescentam uma pitada de festividade para chamar a atenção.
Um dos grandes benefícios da pesquisa, é que com uma postagem clássica do Facebook, você pode incentivar as pessoas a agir nos comentários. / Este formato é mais propício para conversas.
Como fazer pesquisas no Facebook
Uma pesquisa no Facebook pode ser criada em páginas comerciais, pessoais e em grupos.
A pesquisa é muito simples e é levemente diferente, dependendo se você está criando em um grupo ou página comercial.
É necessário ser administrador ou editor para criar uma enquete em uma Página do Facebook. O processo consiste nas seguintes etapas:
- No Feed de Notícias, clique em Páginas no menu à esquerda e selecione a Página.
- Clique em Escreva uma publicação… na parte superior da Página.
- Clique … em e selecione Enquete.
- Digite a pergunta que você deseja fazer.
- Clique em Opção 1 ou em Opção 2 e insira as opções da sua enquete. Você pode digitar até 25 caracteres por opção.
- Clique no ícone GIF em para adicionar uma foto ou GIF às opções.
- Clique no ícone do relógio e defina quando a enquete deverá terminar (por exemplo: 1 dia, 1 semana, Personalizado).
- Para alterar quando deseja compartilhar a enquete, clique em Compartilhar agora para selecionar uma opção (por exemplo: Programar, Salvar rascunho).
- Clique em Compartilhar agora.
Observação: as enquetes feitas no Facebook não podem ser impulsionadas.
Fazendo pesquisas no Facebook em seus Grupos
Os Grupos do Facebook servem como ferramentas úteis para criar uma comunidade entre seus clientes.
Além disso, as pesquisas nos Grupos do Facebook têm alguns recursos mais essenciais em comparação com os que você pode criar na sua página comercial.
Para criar uma enquete em um grupo:
- No Feed de Notícias, clique em Grupos no menu à esquerda e selecione o grupo.
- Clique em No que você está pensando, [Nome]? na parte superior do grupo e em . Depois, selecione Enquete.
- Digite uma pergunta e clique em + Adicionar opção na parte inferior esquerda para inserir outras opções para os membros do grupo escolherem.
- Clique em Opções de enquete no canto inferior direito para selecionar se você deseja Permitir que qualquer pessoa adicione opções ou Permitir que as pessoas escolham várias respostas.
- Clique em Publicar.
Somente os membros do grupo podem votar em enquetes criadas no grupo.
Fazendo pesquisas no Facebook em seus stories
A opção final para fazer uma enquete no Facebook é com os Stories. Isso é feito por meio do aplicativo do Facebook, semelhante ao Instagram Stories ou Snapchat, onde a história desaparece após um período de tempo.
Para adicionar uma enquete ao seu story:
- Abra o Facebook em um dispositivo iOS ou Android.
- Na parte superior do Feed de Notícias, toque em + Adicionar ao story.
- Adicione a foto ou o vídeo. Toque em um tipo de story na parte superior (por exemplo, Boomerang) ou selecione uma foto ou um vídeo do rolo da câmera. Toque no ícone da Câmera para fazer uma nova foto ou vídeo.
- Toque em ícone de figuras no canto superior direito e em ENQUETE.
- Digite a pergunta e toque em Sim ou Não para personalizar as respostas.
- Toque em Concluir no canto superior direito.
- Para alterar o público do seu story, toque em Privacidade no canto inferior esquerdo.
- Toque em Compartilhar no story.
Quando você compartilha sua enquete, as pessoas podem responder tocando em uma opção fornecida. Quando alguém selecionar uma resposta, verá os resultados atuais da enquete.
Quando você visualiza o story e desliza para cima, é possível ver quantos votos cada opção recebeu e como cada pessoa votou.
Obter leads e realizar vendas depois de concluir suas pesquisas no Facebook
Não importa se você administra uma empresa pequena ou uma grande multinacional.
As pesquisas são ótimas para todos os setores, mas, em algum momento, convém que os usuários tomem medidas. Você deseja obter uma vantagem ou obter uma venda.
Como você fazer isso?
Uma solução é utilizar um aplicativo de pesquisa de terceiros. Esses aplicativos podem oferecer uma variedade de recursos adicionais, como concursos e testes, e campos para coleta de informações do cliente.
Dito isso, é difícil prever por quanto tempo essas ferramentas estarão disponíveis desde que o Facebook cortou aplicativos semelhantes no passado.
Quanto ao uso de pesquisas e postagens gerais do Facebook, conforme listado acima, aqui estão algumas dicas para se envolver ainda mais e levar os usuários ao seu funil de vendas:
- Peças menções nos comentários.
- Peça aos usuários para compartilhar as pesquisas.
- Lembre-se de que quanto mais curtidas você receber, mais as pessoas acabarão vendo a enquete.
- Você sempre pode vincular a uma página de pesquisa diferente, como Google Forms, Doodle ou SurveyMonkey, para capturar todas as informações necessárias.
- Link para páginas de destino do seu site, relacionadas à pesquisa – por exemplo, você pode ter um lançamento de novo recurso e usar uma pesquisa para animar as pessoas. Só não se esqueça de vincular à página do recurso real no seu site!
- Vincule diretamente às páginas de produtos relacionadas à pesquisa. Um exemplo seria perguntar às pessoas qual a sua coisa favorita a fazer em casa e depois vincular a novos produtos que você está vendendo.
Considerações finais sobre pesquisas no Facebook
As pesquisas do Facebook são uma das melhores maneiras de envolver as pessoas com o seu conteúdo.
Experimente pesquisas na página da sua empresa, em grupos e nas histórias do Facebook para descobrir quais categorias de pesquisas funcionam melhor para o seu público.