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Como Aumentar o Engajamento do seu Site?

Temos notado nos últimos meses o aumento crescente de empresas buscando meios de otimizar o site com o objetivo de atrair mais visitas e consequentemente mais vendas.

Aumentar o engajamento do seu site depende de diversos aspectos, alguns de solução a curto prazo, outros de médio prazo e longo prazo.

Neste artigo abordamos dicas para te ajudar a melhorar o seu site para você atrair um tráfego mais qualificado, confira!

Por que aumentar o engajamento no site?

O engajamento, é uma métrica que serve para definir como o seu público se comporta em relação às suas atividades, campanhas e marca. Podendo ser percebida por diversas maneiras, abaixo citaremos alguns exemplos:

  • Qualidade dos comentários em algum conteúdo
  • Taxa de download de algum material
  • Quantidade de páginas visitas
  • Taxa de rejeição do site
  • Taxa de interação com a marca através de contato ou ligação telefônica
  • Profundidade de rolagem do site
  • Tempo de permanência no site
  • Cliques nos seus CTAs

Essas métricas são de extrema importância, pois na era da informação os consumidores têm muito mais opções e procuram por mais empresas antes de decidir algo. Por isso, os sentimentos que você desperta em sua audiência precisa passar credibilidade, empatia e criatividade.

Práticas para melhorar o engajamento

Conheça algumas dicas extras e efetivas, para melhorar o seu engajamento!

1. Saiba quem é seu público

Um dos segredos do marketing digital, é o foco no seu público-alvo. Afinal, pessoas que se interessam em seu site tem mais chances de se engajar.

Por esse motivo, criar uma persona (representação do seu consumidor) é fundamental para seguir o caminho. Realize pesquisas com seus compradores e descubra informações sobre os perfis, suas dores, desejos e os temas que mais os interessam.

Desta forma, quando for criar conteúdos, você saberá quais informações destacar, qual linguagem utilizar e o que mais interessa ao seu público.

Está em dúvida de como fazer? Pergunte para seus clientes mais próximos quais os fatores que levam em consideração antes de decidir por uma marca. E também o que fazem não comprar.

2. Crie CTAs 

O CTA — Call to Action — ou mais conhecido como Chamada para Ação é uma das formas para aumentar o engajamento no seu site, pois esse recurso é exatamente isso, pedir para o seu usuário realizar alguma ação.

Muitos sites não são claros em seus CTAs, ou seja, não direcionam o público para realizar alguma ação, seja ela de compra, venda, pedido de orçamento entre outros.

Lembre-se: Seja claro em seu CTA, direcione o seu público para um CTA claro.

3. Otimização para Dispositivos Móveis

Sabemos que o celular é o principal meio utilizado para acessar redes sociais e sites. Por isso, é essencial ter um site otimizado para dispositivos móveis.

Nós TRIWI, por exemplo, sempre que criamos sites, pensamos em um design responsivo para celular. Desta forma, não precisamos se preocupar com quebras ou falta de adequação do layout da página ao dispositivo, assim garantindo uma boa experiência aos usuários.

Certifique-se que seu site está funcionando corretamente em celulares, é importante que a avaliação seja feita em celulares antigos, novos, de tela grande e pequena.

O Google disponibiliza uma ferramenta gratuita para analisar a compatibilidade de sites em dispositivos móveis, confira: https://search.google.com/test/mobile-friendly

4. Aposte em conteúdo de qualidade

Artigos que ajudam a sua persona a resolver algum problema são uma das estratégias mais recorrentes do Inbound Marketing e de SEO. Para criação de textos de qualidade é preciso que você volte à sua persona e descubra que tipo de conteúdo terá valor para ela.

Citamos na dica número 1 a importância de questionar os clientes, faça isso aqui também. Algumas dicas:

  • Questione seus clientes que conteúdos eles gostariam de ler
  • Utilize também as redes sociais para questionar, você pode utilizar o Perguntas do Instagram para isso.
  • Identifique pelo Google Analytics as páginas mais acessadas do seu site, bons insights podem surgir.

Aposte também na produção de e-books, infográficos, vídeos, imagens e gifs para complementar seus conteúdos. Assim você alcança e atrai mais pessoas para seus artigos.

5. Utilize a força das redes sociais

Através das redes sociais é possível sim melhorar o engajamento do seu site. Partindo do princípio que as pessoas que te seguem nas redes sociais gostam de você, levar elas até o seu site será mais fácil e a interação delas com sua marca será ainda maior, resultando no aumento de engajamento do seu site.

Explore ainda mais oportunidades nas redes sociais, tenha um cronograma de publicações definido e agende materiais com antecedência. Assim, você mantém a regularidade de divulgações.

6. Faça títulos interessantes

Pense em títulos que atraiam e envolvam seu público emocionalmente com o post. Desta forma, você tera mais chances das pessoas abrirem sua página ou compartilharem o seu conteúdo.

Seja criativo nos títulos dos seus conteúdos, mas seja direto. O título precisa ser chamativo, instigante e gerar curiosidade. Há muitos conteúdos bons na internet, mas poucos com chamadas eficazes.

Conclusão

Aumentar o engajamento do seu site não é uma tarefa impossível, mas exige muita atenção e dedicação. É claro que existem muitos outros fatores importantes, mas nos concentramos aqui nos principais fatores.

Não deixe de visitar nossos outros artigos e baixar nossos e-books sobre marketing digital.

A TRIWI tem ajudado muitos empresas a venderem mais através da internet, fora o aumento do reconhecimento de marca. Trabalhamos de acordo com os KPIs do cliente e nos preocupamos em sempre gerar o melhor resultado. Nós podemos também ajudar sua empresa através da nossa consultoria em marketing digital.

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