Mesmo com todas as táticas e as novas tecnologias de marketing disponíveis atualmente, é o e-mail marketing que se mantém como o mais efetivo.
Com tantos e-mails sendo enviados e recebidos a todo o tempo, é importante se destacar. Por isso, para aumentar a eficiência dos e-mails, você precisa seguir sempre as melhores práticas desde a criação até o envio e acompanhamento dos materiais. Sempre considerando todas as métricas possíveis para avaliar o desempenho deles.
Confira mais detalhes sobre isso neste artigo e aproveite para aprender e aplicar as técnicas que selecionamos!
Lista de contatos e segmentação
Uma boa lista de contatos é um ponto crucial para vender mais com e-mail. Enviar os materiais para as pessoas certas realmente pode fazer a diferença e a falta de cuidado com isso, muitas vezes, acaba com o possível sucesso de uma estratégia de vendas.
Comece com uma ideia para limpar a sua base. Retire os destinatários que não existem, aqueles para os quais os e-mails não são entregues e também aqueles que pediram para serem excluídos da lista de envio ou que sinalizam seus e-mails como SPAM.
Após isso, você pode começar a construir uma base mais sólida, substituindo os contatos excluídos por outros clientes em potencial. É possível conseguir isso de diversas maneiras, mas a melhor delas é apostar no orgânico, com conteúdos de qualidade e materiais ricos.
Produza e-books, artigos e infográficos, por exemplo, relevantes para o seu perfil de clientes e insira-os em landing pages. Para acessá-los, o usuário deve responder um formulário com alguns dados, entre eles, o e-mail, e assim você poderá adicioná-lo à sua base como um lead.
Após atingir um banco de contatos mais correto e assertivo, o melhor é segmentá-lo por perfis. Para criar as categorias, você pode considerar as ações desses usuários no site, o momento de compra e o conteúdo que acessam.
Faça títulos efetivos para vender mais com e-mail
Quem já trabalha com e-mail marketing sabe da importância que tem um bom título/assunto na hora do envio. Afinal, ele é que dará a primeira impressão para o remetente e precisa ser atrativo e objetivo para gerar interesse e estimular a leitura.
Faça títulos curtos, que digam exatamente sobre o que o conteúdo do e-mail se trata, e se possível, aplique recurso de atração, como os gatilhos mentais ou call to action já nessa etapa inicial.
Testes A/B
Os testes A/B são uma maneira muito eficiente de verificar o quanto o seu e-mail está atrativo, claro e objetivo para seus contatos. Com os testes é possível medir o resultado de cada ação da sua estratégia. Assim, podemos entender o que funciona, para repetir no futuro, e o que não funciona, para encontrar pontos de melhoria.
O procedimento é bem simples, basta enviar dois e-mails completamente diferentes (layout, título, fonte, imagens, conteúdos, linguagem), um para cada metade da sua base de contatos. Então, por meio das métricas, você poderá descobrir qual das criações deu mais certo, para replicar nas próximas oportunidades e na hora de planejar suas campanhas.
Tente realmente trazer duas ideias que você acredita que poderiam dar certo e não uma que você acha incrível e outra só para ter uma segunda opção. O teste A/B é poderoso para você vender mais com e-mail, pense nisso e leve-o a sério!
Nutrindo Leads com Softwares de Automação de Marketing
Os softwares de automação de marketing disponibilizam para os profissionais criarem rotas de marketing.
Uma rota de marketing é uma coleção de e-mails entregues de tempo em tempo para um tipo específico de comprador, seja no ciclo de venda, ou de acordo com a sua área de interesse. Também são conhecidos como programas de marketing.
Gostou das dicas para vender mais com e-mail marketing? Confira mais detalhes e dicas sobre essa e outras estratégias do mundo digital aqui, no blog da TRIWI!