Como as Avaliações dos clientes podem fazer um site Aumentar as Vendas?

Como as Avaliações dos clientes podem fazer um site Aumentar as Vendas?

Vamos falar sobre

Quanta importância você dá para a avaliação dos clientes em relação ao seu negócio? Acha relevante que um consumidor te dê uma boa nota nas redes sociais ou no próprio Google? Se você não estimula isso e pensa que não é tão necessário, pode estar perdendo oportunidades de crescimento.

Confira neste artigo como a avaliação pode te ajudar a aumentar a lucratividade do seu negócio on-line em diversos aspectos!

Qual a relação entre a avaliação dos clientes e as vendas do seu site?

Ao falarmos em avaliação dos clientes não parece ter uma relação clara com o aumento das vendas, certo?

Isso porque o cliente provavelmente avaliará após a compra, o que não gera uma perspectiva maior de vendas, a não ser a possibilidade de uma indicação futura. 

Contudo, dependendo de como ou qual plataforma essa avaliação for feita, pode impactar diretamente a decisão de outros consumidores e, consequentemente, aumentar seu faturamento e sua base de clientes.

Veja abaixo alguns exemplos e entenda!

Avaliações influenciam no posicionamento orgânico

Se você está em busca de uma maneira de transformar a avaliação de clientes em mais vendas, invista em uma plataforma de coleta de reviews. Assim que instalada em seu site, ela fará todo o processo de obtenção e organização das opiniões.

Porém, além de você passar a ter controle da satisfação de seus consumidores, o uso de sistemas como esse permite que sua avaliação geral apareça em destaque nos buscadores e em anúncios orgânicos.

Isso pode te beneficiar para as estratégias de SEO, afetando de maneira positiva o seu posicionamento. Assim, ao buscarem por determinados produtos ou serviços que você oferece, há mais hipóteses dos usuários encontrarem a sua empresa e darem mais credibilidade para ela, por verem a avaliação positiva no resultado da busca.

Prova social em e-mails marketing

Contar com a avaliação de clientes é ter em mãos mais dados para reforçar seu posicionamento e sua excelência diante de certos aspectos, principalmente no caso de campanhas para conversão e aquisição, com landing pages, materiais ricos, e-mail marketing, entre outros.

Isso serve como incentivo para que os leitores vejam que o que você está oferecendo realmente deu resultados para outros e pode ser de fato a solução que estão procurando!

Termômetro para segmentação de vendas futuras

Ao ter o conteúdo da avaliação dos clientes você pode segmentar as melhores para ações de vendas no futuro, considerando que os que darão a maior nota em sua pesquisa podem ser potenciais compradores novamente.

Recomendamos cruzar os dados de aquisição desse cliente e oferecer produtos ou serviços relacionados aos que ele já comprou, até mesmo com possíveis descontos ou benefícios exclusivos.

Nessa mesma linha da segmentação, há também o ponto de que uma avaliação negativa pode se tornar uma sugestão de melhoria. Tente manter contato com o cliente para descobrir quais os seus possíveis erros. 

Estimule as avaliações!

Agora que você entendeu a importância da avaliação de clientes para ampliar sua lucratividade, precisa tê-las para começar as ações!

Para isso, é essencial estimular esse comportamento nos usuários e isso pode ser feito de diversas formas, com conjunto de informações pode acabar facilitando.

  • Ofereça brindes e cupons de descontos em troca de avaliações;
  • permita que o usuário dê sua opinião em plataformas diferentes;
  • peça para que avaliem e, se possível, façam comentários mais específicos sobre determinados serviços ou produtos;
  • desenvolva formulários com respostas menores ou de alternativas, caso o usuário não queira digitar. 

Percebeu como a avaliação é importante para seu negócio? Confira outros artigos sobre como você pode ampliar o seu sucesso digital aqui, no blog da TRIWI!

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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