B2B: 7 dicas para dizer Feliz Natal gerando relacionamento e vendas

B2B: 7 dicas para dizer Feliz Natal gerando relacionamento e vendas

As vendas de final de ano são um grande aliado das empresas, principalmente no varejo, mas esquecidas e até desvalorizadas pelo B2B, tanto em indústrias e serviços, este último é o que mais me assusta.

Esse comportamento tem mudado nos últimos anos e empresas B2B tem explorado cada vez mais o seu marketing. Perceberam que apenas o pilar das vendas não seria suficientemente capaz de criar diferenciação entre outras marcas.

Neste artigo abordarei 7 dicas para você dizer Feliz Natal gerando relacionamento com seus clientes e aumentar as vendas, mesmo você sendo Indústria ou Serviços B2B.

Não deixe para o último minuto

A maioria das indústrias e serviços B2B entram de recesso no final do ano, muitas já estarão com as atividades encerradas no dia 20 de dezembro.

Sendo assim, não deixe para a última semana. Você precisará de tempo para planejar e executar de forma assertiva. Além é claro, de dar tempo para o seu cliente receber a mensagem. Se não, é capaz dele só interagir com sua marca em 2020.

E-mail de Feliz Natal

Pode parecer clichê, mas segundo pesquisa realizada pela Consultoria em Marketing Digital TRIWI, 7 entre 10 empresas B2B nunca enviaram e-mail de Feliz Natal, Ano Novo ou de Feliz Aniversário para sua base de clientes.

No entanto, 100% dos entrevistados informaram que o e-mail é o principal canal de interação com os clientes.

Neste e-mail, além do relacionamento, é possível ainda oferecer desconto na contratação do serviço ou compra de produto. Sendo um grande incentivador para começar 2020 com novas vendas. Afinal, quem não gosta de desconto?

Através de ferramentas de e-mail marketing é possível automatizar o processo, fazendo com que os e-mails sejam enviados automaticamente para os aniversariantes e também em datas comemorativas. Existe um trabalho anterior de criar as peças, atualizar a base e certificar-se que as informações estão corretas. No entanto, depois é só colher os resultados.

Sendo assim, se você ainda não programou o seu e-mail de Feliz Natal e Ano, faça-o já.

Remarketing – Campanha de Display

Já pensou em utilizar a publicidade digital para impactar com um banner de Feliz Natal pessoas que visitaram seu site recentemente?

Empresas estão acostumadas a utilizar a publicidade para exclusivamente vender algo, mas e para se relacionar? É neste ponto que empresas ganham destaque e criam diferenciação.

Utilizar a publicidade digital, especificamente a mídia display do Google é uma maneira diferente e interessante de gerar relacionamento com a base a um custo extremamente baixo.

Redes Sociais

Há um mito no B2B sobre as redes sociais. Gestores de marca acreditam que seus clientes não estão nas redes sociais. Belo engano.

Contraponho sempre com uma pergunta: você usa redes sociais e interage com marcas? A resposta é 100% sim. Então continuo com outra pergunta: Por que então seus clientes não estariam lá?

O problema é que as marcas geram conteúdo de baixa qualidade e só utilizam as redes sociais para vender. E isso é cansativo para quem consome conteúdo digital.

Ricardo Martins, CEO da Consultoria em Marketing Digital TRIWI

Consumidores querem interagir com conteúdo de qualidade, informativo, que gere curiosidade e seja atrativo.

Sendo assim, você pode utilizar as redes sociais para desejar um Feliz Natal e Boas Festas para sua base e aproveitar para divulgar seus produtos e serviços de forma descontraída.

Aproveite também para personalizar suas redes sociais com temas de Natal e Ano Novo.

Faça um conteúdo relacionado

Exatamente como este que você lê. O marketing de conteúdo B2B visa aumentar a visibilidade e criar um relacionamento forte e mutuamente benéfico com o público-alvo.

Os profissionais de marketing B2B fazem isso distribuindo conteúdo útil no momento e frequência certos, em uma variedade de formatos e através de uma variedade de canais.

E quando se trata de distribuir conteúdo útil no momento certo, não há nada melhor do que o conteúdo com o tema relacionado a época em que estamos.

Lembre-se, seu conteúdo deve ser atraente para as pessoas que vão ler.

Os tomadores de decisão nas empresas B2B também são consumidores. Eles estão passando tempo com seus familiares, saindo de férias e comprando as melhores ofertas. As férias são uma época do ano agitada para todos.

É por isso que é o momento perfeito para entrar e chamar a atenção do seu cliente em potencial. Todo mundo está no modo de férias, então é mais provável que você capture seus olhos se estiver apelando para o que eles estão concentrando fora do escritório.

“Coloque-se no lugar do seu público. Quais problemas eles enfrentam nessa época do ano, além dos negócios B2B? Como você pode ajudá-los – sem encher e obstruir a caixa de entrada ou atrapalhar as festividades?”

Lucas Callegari, Analista de Marketing de Conteúdo da TRIWI.

Esperamos que essas perguntas tenham algumas ideias para a geração de conteúdo que, no final do dia, mostrem o quão compassivo, festivo e, o mais importante, humano é sua empresa.

Mantenha-se Profissional

Embora possa ser tentador entrar no espírito do Natal e adotar um tom mais informal, como muitas empresas B2C, é importante que as empresas B2B permaneçam consistentes o ano todo. 

Isso significa que, se você sempre manteve um tom profissional com os clientes, deve continuar fazendo isso. Isso não significa que sua mensagem precisa ser chata.

Não envie e-mail para todos

Nunca há uma ocasião em que recomendo enviar um e-mail para toda a lista. Além de você gastar mais com o envio e correr risco de ter a mensagem sinalizada como SPAM pelo destinatário, pode também se tornar invasivo.

“Envie para os clientes no qual você mantém relacionamento, aqueles que costumam ler e interagir com seus e-mails e também para aqueles que você teve num passado recente.”

Comenta Paulo Cardoso, gerente comercial da ferramenta de automação de marketing Dinamize.

Sem ideias do que escrever?

Sem criatividade para a mensagem de Natal e Ano Novo? Para ajudar, separei algumas mensagens para você usar ou ter como referência.

Feliz Natal

Nesta época especial do ano, nossos pensamentos se voltam para nossos clientes. Obrigado pelo seu apoio. Boas festas

Ho! Ho! Ho! Papai Noel está de volta e sua bolsa está cheia de presentes! Economize até XX% em nossas promoções de Natal.

Nós, da [Nome da sua empresa] desejamos à todos os nossos clientes e parceiros um Feliz Natal!

Que neste Natal o Papai Noel traga muita luz, saúde, sabedoria e paz para você e sua família.

Ano Novo

Que 2020 seja um ano repleto de realizações e conquistas para você e sua família.

Nós, da [Nome da sua empresa] desejamos à você um 2020 de muita saúde, sabedoria e paz!

Que o próximo ano seja iluminado de saúde, paz e amor para você e sua família.

Emojis

Papai Noel ?

Mamãe Noel ?

Floco de neve ❄

Boneco de neve ⛄

Árvore de natal ?

Presente ?

Estrelas ??⭐✨

Rena ?

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