Alexa como ferramenta para o Marketing Digital

Alexa como ferramenta para o Marketing Digital

Em outubro de 2019 a Amazon lançou no Brasil um de seus serviços de maior sucesso nos Estados Unidos, a Alexa. Trata-se de um assistente virtual controlada por voz que pode ser utilizado por celular ou por equipamentos vendidos pela própria Amazon ou parceiros.

A TRIWI como uma empresa de inovação digital que está sempre ligada nas novidades do mercado vem apresentar um pouco desta ferramenta e suas potenciais utilizações como ferramenta de marketing digital. Além de mostrarmos na prática como funciona uma Skill (aplicativo desenvolvido para o serviço – como se fosse um app para celular), que foi desenvolvida e é atualizada pela equipe da TRIWI.

O que é Alexa?

A tecnologia tem avançado muito, principalmente na última década, além de ter avançado muito ela também tem se tornado mais acessível, não na mesma velocidade mas com ampla difusão na sociedade. 

Grande parte da sociedade já tem acesso a smartphones, smart TVs e outros aparelhos que estão integrados com a internet, e junto destes equipamentos começaram a aparecer assistentes virtuais, se utilizando da evolução das inteligências artificiais principalmente.

Neste contexto é lançada em 2014 a Alexa, uma assistente virtual baseada por comandos de voz, juntamente com o equipamento Echo, que é nativo com o sistema da assistente, além de estar também presente em um aplicativo para sistemas Android e IOS.

A Alexa é uma assistente controlada por voz, ou seja, seus comandos são majoritariamente controlados por voz, salvo algumas raras exceções para comandos por tela em equipamentos Echo que possuem tela touch screen, que preza pela navegação eficiente e fluída através de comandos vocais simples.

O grande ponto que faz com que o sistema desenvolvido pela Amazon se destacasse é o fato de colocar sempre usuário como guia, colocando sempre a Alexa como executante das ações. Isso mostra que a pessoa sempre está com o comando das ações, controlando a todo momento o que o sistema deve ou não executar.

É possível ligar diversas funcionalidades a assistente virtual, desde controlar aparelhos eletrônicos, luzes a adicionar produtos a um carrinho de compra, além de funcionalidades como controle de agenda, avisos personalizados entre outros. Sendo completa para acompanhar o dia-a-dia e auxiliar em diversas atividades, contemplando muito bem o nome assistente.

Alexa no mercado brasileiro

Mesmo sendo lançada a pouco tempo os equipamentos da assistente virtual já vem se destacando nas vendas da Amazon no Brasil. A sua praticidade e versatilidade fazem com que as pessoas comecem a se interessar pela Alexa e isso se reflete em vendas.

Durante a Black Friday desse ano a Amazon obteve os melhores resultados em vendas online, desde o início de suas operações no país. O principal produto vendido durante o dia foi o modelo de entrada, o mais simples, o Echo Dot, Além de ter tido esse destaque com o produto mais em conta da linha, os irmãos do Dot também figuraram entre os 10 produtos mais vendidos, o Echo e o Echo Show 5.

Este sucesso de vendas é uma das provas que o mercado está aberto e quer ter proximidade com essa tecnologia que é nova no país. Por isso saber onde sua empresa pode atuar dentro desse novo nicho é importante, pois é uma nova experiência para interagir com o usuário.

Como se apresentar nesta nova Plataforma

Planejar como será sua atuação

Planeje como será sua atuação no Alexa. Que tipo de conteúdo será publicado e quais interações será realizada entre o usuário e seu Skill, ou seja, que diálogos estarão presentes. Pense sempre em criar uma conversa fluida com o seu público, um diálogo que não pode ser quebrado.

O que sua Skill vai fazer?

O ponto seguinte é definir como será sua Skill, o que ela vai fazer? Por estarmos tratando de uma assistente virtual é preciso pensar os motivos para as pessoas querem usar o seu conteúdo. Grande parte dos usuário querem facilidade em tarefas diárias ou sanar alguma dúvida ou procurar por novas soluções, então estruture bem o que sua skill vai fazer.

Que tipo de conteúdo?

É possível personalizar sua Skill com conteúdos diversos como imagens, áudios e vídeos dependendo do dispositivo que o usuário tem, então é preciso ter uma experiência boa para todas pessoas que possam acessar sua Skill, tendo diversas opções e que não exclua ninguém da experiência.

Por exemplo, apesar do Amazon Echo 5 ter uma tela, é preciso pensar nos usuários que possuem modelos sem tela.

Dica mais importante

O importante é criar uma Skill que ligue o seu conteúdo ou serviço dentro da Alexa com seu produto ou serviço prestado fora da plataforma da Amazon.

Sua presença no Alexa precisa refletir a imagem da sua empresa, já que será um ponto de interação quase que real.

Conheça uma Skill na prática

Nossa equipe de especialistas acompanha atentamente as tendências do mercado, por saber que este mercado é crescente mundo e que tem aberto porta para diversos novos negócios, saímos na frente e desenvolvemos a primeira Skill de Marketing Digital da Alexa no Brasil. E temos um vídeo explicando as suas funcionalidades: 

Se você quiser experimentar também a nossa Skill vamos ensinar como fazer:
1- Baixe o aplicativo da Alexa para seu celular (Android ou IOS)

2- Vá no menu localizado no canto superior esquerdo da tela

3- Acesse Skill e jogos

4- Acesse o procurar no canto superior esquerdo da tela

5- Procure por Marketing Digital

6- Clique em cima da TRIWI Marketing Digital

7 – Clique em ativar para uso

Pronto agora é só falar com a Alexa: “Alexa, Abrir Marketing Digital” e conhecer nosso conteúdo exclusivo para a plataforma.

Como fazer uma Skill para minha empresa?

Se você deseja entrar para um mercado que movimentou mais de 4 bilhões de dólares em 2017, que cresce a cada ano e que projeta uma movimentação de mais 10 bilhões, já vendeu mais 50 milhões de aparelhos pelo mundo e tem presença em todos os smartphones do mercado, você encontrou uma parceira para isso.

A TRIWI especialista em marketing digital tem em sua equipe desenvolvedores que conhecem o processo e podem ajudar sua empresa a entrar neste novo mercado. Não é preciso ter dentro da empresa pessoas especialistas em Alexa, o nosso time monta a skill de acordo com as necessidades da sua empresa.

Saiba mais sobre nosso serviço de desenvolvimento de Skills para Alexa fale conosco ou venha tomar um café. Para saber mais clique aqui.

JUNTE-SE A NOSSA LISTA VIP

Junte-se a mais de 150.000 pessoas que recebem nossos conteúdos e agendas de workshop

ARTIGOS RELACIONADOS

ESPERE!

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E AGENDA DE WORKSHOPS​