A Importância do Marketing Digital no Mercado B2B

A Importância do Marketing Digital no Mercado B2B

Vamos falar sobre

O negócios entre empresas B2B representa uma grande porcentagem do mercado, além de ser significantemente maior que o B2C em relação a volume de capital, as relações de compra e venda são mais organizadas e passam por diferentes fases de decisão, sendo influenciadas por diversas pessoas.

Atualmente grande parte dos compradores e tomadores de decisão usam principalmente os canais digitais para buscar informações.  A internet transformou as práticas de marketing e hoje é necessário entender que online é possível encontrar uma grande quantidade de opções, serviços e empresas, esses pontos não influenciam só o consumidor final, mas está mudando como empresas se relacionam e buscam sobre possíveis negócios.

O marketing digital é um conjunto de estratégias que auxilia empresas a terem uma comunicação mais efetiva utilizando as possibilidades disponíveis digitalmente. Compreender onde e como investir os esforços muda como uma empresa impacta e se relaciona com o público-alvo, estar presente com conteúdo relevante e disponibilidade para atender as necessidades são pontos fundamentais para a construção de uma presença digital forte.

Um estudo do Google junto ao CEB Marketing Leadership Council, mostrou que os consumidores de serviços e produtos B2B passam mais da metade do tempo da decisão de compra engajando com as empresas. Isso ocorre porque estas pessoas levam muito em conta a relação entre a empresa e consumidor, gerando uma opinião embasada nas experiências pessoais. 

Tendo em vista a situação estudada a utilização das estratégias em marketing digital são importante para suprir as duas principais demandas para as empresas. A primeira dela é ocupar os canais, mostrar conteúdo, demonstrar valores materiais e imateriais, ter disponíveis informações suficientes para sanar as dúvidas e dificuldades das pessoas que possam interagir com a marca. O outro ponto é o poder de analisar os dados provenientes de todas as ações, a capacidade de mensurar as atividades faz com que cada vez mais as estratégias se tornem assertivas, melhorando a exposição da marca.

Além de se apresentar da maneira correta para o público alvo, saber vender sua solução como a solução de problemas, maior parte do público digital busca na internet a resolução para o que a aflige, por isso ter sempre sua marca como uma solucionadora ajuda a ligar a sua imagem a solução e assim gera mais consideração com o seu potencial cliente.

As diversas estratégias demandam conhecimentos específicos e para isso é importante se cercar de especialistas que saibam como e quando utilizar as melhores ferramentas para se ter um plano que contemple todas as necessidades da marca. Uma equipe treinada e especializada em mercado B2B é uma base sólida para colocar a sua empresa presente para seu público, utilizando-se de diversas plataformas e abordagens. 

As plataformas e abordagens são um grande complemento às estratégias de marketing digital, pois são essenciais desde a captação novos clientes até na manutenção dos antigos dentro da base de ativos compradores. Isto pode ser visto em diversas formatos de publicidade digital por exemplo, muitas empresas investem em plataformas em formas de captação de clientes, por meio de anúncios patrocinados,  quando conseguem trazer o cliente para a compra o mantém alimentado com conteúdo, no pós-venda, por meio de base de e-mail, dentro de suas redes sociais ou dentro do próprio site.

A publicidade digital hoje, especialmente para o  mercado B2B, tem sido de grande valia em exposição das marcas. Estudos mostram que durante os de 1960 era necessário de 3 anúncios em horário nobre para se alcançar 80% da população adulta, ativa no mercado. Hoje seriam necessários mais 117 anúncios para tentar alcançar o mesmo público, mas este tipo de estratégia off-line não é mais comportada pelo volume de dinheiro que preciso ser investido.

Quando aplicamos um plano online é possível segmentar toda sua estratégia para passar para as pessoas interessadas no seu produto, na hora que ela está procurando por ele. Isso porque é possível divulgar anúncios em buscadores com as palavras-chave do seu negócio, ou ter um anúncio em rede social que passa apenas para pessoas em determinados cargos em empresas. Tornando o investimento mais acessível para as empresas e abrindo mais possibilidades no mercado e fazendo com que as marcas sejam mais competitivas.

Por entender que é preciso ter um vasto entendimento sobre o mercado B2B que nós da TRIWI, especializamo-nos neste tipo de serviço e criamos uma consultoria especialmente para empresas do setor. Nossa maior missão é levar empresas a realizarem novos negócios e alavancar este mercado tão importante para a economia.

Por sermos parceiros de grandes empresas de diversos ramos, aprendemos a nos diversificar e criar soluções personalizadas que se encaixam nas necessidades de cada empresa. 

Venha conhecer todas as nossas soluções e o que podemos fazer para alavancar sua presença e ajudar sua empresa a alcançar um novo patamar no mundo digital. Entre em contato com a gente, venha tomar um café e descubra o que só uma consultoria de inovação digital pode fazer por você.

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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