Quanta importância você dá para a avaliação dos clientes em relação ao seu negócio? Acha relevante que um consumidor te dê uma boa nota nas redes sociais ou no próprio Google? Se você não estimula isso e pensa que não é tão necessário, pode estar perdendo oportunidades de crescimento.
Confira neste artigo como a avaliação pode te ajudar a aumentar a lucratividade do seu negócio on-line em diversos aspectos!
Qual a relação entre a avaliação dos clientes e as vendas do seu site?
Ao falarmos em avaliação dos clientes não parece ter uma relação clara com o aumento das vendas, certo?
Isso porque o cliente provavelmente avaliará após a compra, o que não gera uma perspectiva maior de vendas, a não ser a possibilidade de uma indicação futura.
Contudo, dependendo de como ou qual plataforma essa avaliação for feita, pode impactar diretamente a decisão de outros consumidores e, consequentemente, aumentar seu faturamento e sua base de clientes.
Veja abaixo alguns exemplos e entenda!
Avaliações influenciam no posicionamento orgânico
Se você está em busca de uma maneira de transformar a avaliação de clientes em mais vendas, invista em uma plataforma de coleta de reviews. Assim que instalada em seu site, ela fará todo o processo de obtenção e organização das opiniões.
Porém, além de você passar a ter controle da satisfação de seus consumidores, o uso de sistemas como esse permite que sua avaliação geral apareça em destaque nos buscadores e em anúncios orgânicos.
Isso pode te beneficiar para as estratégias de SEO, afetando de maneira positiva o seu posicionamento. Assim, ao buscarem por determinados produtos ou serviços que você oferece, há mais hipóteses dos usuários encontrarem a sua empresa e darem mais credibilidade para ela, por verem a avaliação positiva no resultado da busca.
Prova social em e-mails marketing
Contar com a avaliação de clientes é ter em mãos mais dados para reforçar seu posicionamento e sua excelência diante de certos aspectos, principalmente no caso de campanhas para conversão e aquisição, com landing pages, materiais ricos, e-mail marketing, entre outros.
Isso serve como incentivo para que os leitores vejam que o que você está oferecendo realmente deu resultados para outros e pode ser de fato a solução que estão procurando!
Termômetro para segmentação de vendas futuras
Ao ter o conteúdo da avaliação dos clientes você pode segmentar as melhores para ações de vendas no futuro, considerando que os que darão a maior nota em sua pesquisa podem ser potenciais compradores novamente.
Recomendamos cruzar os dados de aquisição desse cliente e oferecer produtos ou serviços relacionados aos que ele já comprou, até mesmo com possíveis descontos ou benefícios exclusivos.
Nessa mesma linha da segmentação, há também o ponto de que uma avaliação negativa pode se tornar uma sugestão de melhoria. Tente manter contato com o cliente para descobrir quais os seus possíveis erros.
Estimule as avaliações!
Agora que você entendeu a importância da avaliação de clientes para ampliar sua lucratividade, precisa tê-las para começar as ações!
Para isso, é essencial estimular esse comportamento nos usuários e isso pode ser feito de diversas formas, com conjunto de informações pode acabar facilitando.
- Ofereça brindes e cupons de descontos em troca de avaliações;
- permita que o usuário dê sua opinião em plataformas diferentes;
- peça para que avaliem e, se possível, façam comentários mais específicos sobre determinados serviços ou produtos;
- desenvolva formulários com respostas menores ou de alternativas, caso o usuário não queira digitar.
Percebeu como a avaliação é importante para seu negócio? Confira outros artigos sobre como você pode ampliar o seu sucesso digital aqui, no blog da TRIWI!