Muitos profissionais chegam até a TRIWI nos perguntando se uma estratégia de Marketing Digital B2B é a mesma coisa que uma estratégia de vendas B2B, e isso é importantíssimo responder.
Não importa em que negócio você esteja, você precisa entender completamente o objetivo e as diferenças entre uma estratégia de Marketing Digital B2B e uma estratégia de vendas B2B para garantir que ambas estejam alinhadas e trabalhando juntas para maximizar o crescimento.
Então qual a diferença?
Uma estratégia de Marketing Digital B2B planeja como você vai alcançar e envolver o seu público-alvo, já uma estratégia de vendas planeja como você irá converter esses leads em potencial em clientes.
Sua estratégia de Marketing Digital deve ser elaborada para encontrar seus leads em potencial, gerar interesse em sua solução e serviços e aumentar a propriedade de sua marca. Ou seja, promover a mensagem certa no momento certo para a pessoa certa.
Já a sua estratégia de vendas deve mapear como você vai identificar e resolver os pontos problemáticos de um cliente em potencial, posicionará seu produto ou serviço como a solução ideal e, finalmente, os converterá em compradores.
O objetivo aqui é superar objeções e fazer com que seus clientes em potencial percebam o valor único que você fornece.
Para otimizar como suas estratégias de Marketing Digital e vendas funcionam em conjunto para mover os clientes em potencial ao longo da jornada de compra, você precisa entender suas diferenças e como estão conectadas.
Entenda o porquê
O objetivo de uma estratégia de Marketing Digital é definir e atingir seus objetivos de venda. O foco em suas metas permite que toda a sua equipe se concentre no que você deseja alcançar e facilita a identificação dos melhores programas e campanhas para investir.
Sempre faça a você e sua equipe a seguinte pergunta: “Como isso contribuirá para o nosso objetivo?”
Já o objetivo de uma estratégia de vendas é criar o caminho mais suave para transformar leads em potencial em clientes de fato. Ele orienta como você se comunica com as pessoas com maior probabilidade de compra.
As melhores estratégias de vendas B2B também devem mapear como você pode transformar mais novos clientes em fontes de referência e repetir compradores.
É crucial que suas mensagens estejam alinhadas entre Marketing Digital e vendas!
Lembre-se que você precisa mapear uma estratégia clara que atinja seus objetivos a curto prazo e de maneira contínua a longo prazo.
Como o Marketing Digital tem o maior impacto no início da jornada do comprador e pode ajudar a informar sua estratégia de vendas, é ideal que sua estratégia de Marketing Digital seja concluída primeiro.
A melhor estratégia de Marketing Digital B2B também faz um teste, aprende e aperfeiçoa a abordagem, por isso é importante revisitar periodicamente sua estratégia de Marketing Digital para fazer ajustes com base nas alterações em seus objetivos, cenário competitivo, orçamentos, ferramentas ou outros recursos.
Sua estratégia de vendas geralmente tem um foco mais a curto prazo. Para alcançar os melhores resultados, ele deve se basear e ser concluído após a sua estratégia de Marketing Digital.
É importante você buscar feedback sobre seu processo de vendas de leads que não converteram e do maior número possível de clientes, para poder continuar a otimizar sua estratégia de vendas.
Saiba como
A chave para uma estratégia de Marketing Digital bem-sucedida é a comunicação eficaz, mas não apenas com seu público-alvo. Tão importante quanto se comunicar claramente com sua equipe de marketing, seus executivos e o resto da empresa.
É vital garantir que todos entendam como sua estratégia de Marketing Digital ajudará a atingir as metas de negócios.
As estratégias de vendas B2B mais bem-sucedidas baseiam-se nas métricas estabelecidas pelo marketing, concentrando os esforços de vendas nas perspectivas qualificadas com maior probabilidade de compra.
Com ênfase nos pontos problemáticos do lead em potencial e reformulando o conjunto de considerações, sua estratégia de vendas será mais eficaz.
Criar estratégias de Marketing Digital e vendas claras e alinhadas aumentará o desempenho e a satisfação no trabalho de sua equipe de marketing e de sua equipe de vendas. E isso gerará melhores resultados de negócios!
Para obter dicas sobre como elaborar a melhor estratégia de Marketing De Conteúdo B2B e como alinhar suas mensagens de marketing e vendas, consulte o artigo em que listamos 7 dicas de marketing de conteúdo B2B e potencialize seus resultados.