Marketing Digital B2B no Facebook: Por que apostar em estratégias para essa rede social?

Marketing Digital B2B no Facebook: Por que apostar em estratégias para essa rede social?

Vamos falar sobre

Ao contrário do que muita gente pensa, o Facebook se bem utilizado pode ser extremamente eficiente como ferramenta para Marketing B2B. Ainda que o ciclo de vendas desse público seja diferente de como acontece no mercado B2C.

Para te ajudar a traçar uma estratégia que gere os melhores resultados nessa rede social, reunimos neste artigo boa práticas e melhores formas de aproveitar as oportunidades que o Facebook oferece para empresas B2B.

Por que anunciar no Facebook?

Alguns profissionais criaram um tabu que ações de Marketing Digital dentro do Facebook só funciona para o varejo, afinal ali estão presentes pessoas físicas. 

Mas precisamos lembrar que esse é o diferencial que a sua empresa tem de aproveitar, afinal os usuários se conectam a rede social como pessoa física, mas isso não significa que nesse momento seus interesses como pessoa jurídica foram colocados de lado.

Além de que, ao fidelizar um cliente trazido por essa rede social você ganhará também um evangelizador da sua marca. Por isso, é preciso fazer com que a sua empresa ganhe visibilidade nas redes sociais e a utilize corretamente.

Como fazer?

Geralmente, um dos objetivos de campanha de Marketing Digital é tornar uma marca conhecida. Essa é uma regra que vale para anúncios em geral, B2B e B2C.

Executivos e diretores de grandes empresas, inclusive as que fazem parte do seu target, estão no Facebook, então é fundamental que sua empresa comece a investir em ativações nessa rede social. Obviamente, quando falamos de B2B o processo é diferente do varejo.

Sendo assim, traçar uma boa estratégia de Marketing Digital que abrace o seu público e tenha a linguagem do Facebook é fundamental para o sucesso.

Algumas etapas para você começar o seu planejamento:

  • Defina o seu público-alvo
  • Defina os produtos ou serviços que irá divulgar
  • Defina a abordagem na comunicação e os criativos (imagens ou vídeos)
  • Defina o período de atuação

Após estas definições, é hora de colocar em prática.

Investimentos mais baixos

Uma imensa vantagem de anunciar no Facebook é o baixo custo e alto poder de segmentação que a ferramenta proporciona.

É possível determinar o público que será impactado pelos anúncios, garantindo assim mais assertividade nas campanhas. Ao promover seus anúncios é possível definir dados como idade, gênero e assuntos de interesse comum.

Para criar campanhas é possível:

  • Divulgar seus anúncios para quem já segue a página, uma vez que o Facebook só entrega 1,5% das publicações para o seu público.
  • Mostrar para amigos das pessoas que curtem a sua página, ou para o público de páginas semelhantes a sua.
  • Segmentar o público com dados demográficos e assuntos de interesse.

Prospectando 

A geração de leads altamente qualificados é outra vantagem que estratégias de Marketing Digital B2B no Facebook oferecem, uma vez que a rede coleta também dados de contato dos seus usuários.

Há diversos formatos de anúncios disponíveis. Uma estratégia bem elaborada abordará os formatos mais adequados para se comunicar com o seu público-alvo.

Como dica para você iniciar hoje sua prospecção no Facebook, um formato muito interessante e que tem gerado ótimos resultados para empresas B2B é o Lead ADs, que inclui um breve formulário junto à peça publicitária. 

O recurso funciona como um call to action: “insira seu e-mail e cadastre-se para receber as novidades” ou “clique aqui para saber mais sobre serviços gerenciados”.

O target que vai do banner ao site da empresa é alguém interessado em conhecer melhor o seu negócio. 

Converse com um Especialista

Ainda que seja simples, muitas das funções existentes na ferramenta Business do Facebook podem, e certamente irão, gerar dúvidas em quem não é familiarizado com ela. 

Por isso, existem especialistas que podem te ajudar com uma Consultoria de Marketing Digital ou você também pode terceirizar esse trabalho com uma agência que dê a atenção que o seu negócio precisa.

Na TRIWI, uma equipe especialista no assunto trabalha e cria novas estratégias de divulgação de produtos e serviços no Facebook e demais redes sociais para clientes de diferentes segmentos.

Quer impulsionar também a sua marca nas redes sociais? Vem pra TRIWI que a gente te ajuda! Estamos esperando o seu contato! 😉

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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