Vamos manter o LinkedIn profissional?

Vamos manter o LinkedIn profissional?

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O LinkedIn certamente é a primeira rede social que recorremos para buscar por novas oportunidades de trabalho, criar uma imagem profissional sólida e encontrar conteúdo de qualidade.

Talvez, dentre todas as outras redes sociais é, ainda, a menos poluída com propagandas de baixo valor e também de conteúdo de qualidade duvidosa.

Porém, começo a notar uma atividade um pouco menos profissional. Só um detalhe importante: como profissional de marketing estou sempre aberto a diferentes pontos de vista e opiniões. Leio de tudo, desde propaganda de farmácia que recebo na rua até assinaturas digitais de conteúdos de fora.

Eu sou um usuário muito mais assíduo no LinkedIn do que em outras redes sociais como Instagram e Facebook. Gosto daqui devido as notícias sobre marketing, negócios, tecnologia, educação e sobre insights para conteúdos.

Eu estou disponível para conversar com pessoas o tempo todo, frequentemente respondo perguntas que recebo sobre livros, cursos, o que fazer, o que não fazer e tudo mais.

Tenho feito aconselhamento profissional para muitos aqui, totalmente de graça. Perdi a conta dos cafés e almoços que fui para realizar um encontro real, deixando de lado um pouco a relação somente virtual.

Não nego um pedido de conexão, mas tenho me deparado certas vezes com conteúdos que não eram para estar aqui, na minha opinião.

Nem no LinkedIn as mulheres estão livres das cantadas

Não é incomum ouvir comentários de amigas que receberam cantadas via mensagem privada do LinkedIn.

Pergunta: Você, mulher, já recebeu alguma mensagem inapropriada pelo LinkedIn?

Além dos comentários que já ouvi de homens que, descaradamente, fazem cantadas via mensagem privada. Recentemente, uma amiga comentou ter recebido uma mensagem privada no LinkedIn, e depois de trocar algumas informações profissionais e número de celular para um possível projeto, a abordagem via Whatsapp foi para marcar um encontro.

Se já não bastasse as buzinadas no trânsito, as cantadas via Instagram e Facebook, agora muitas mulheres são abordadas de forma indelicada no LinkedIn.

Há outros canais mais pertinentes para isso, como Tinder, Happn e outros aplicativos para encontro. E também vale a observação: nada contra estes aplicativos, sou totalmente favorável. Apenas sou contra utilizar uma rede social profissional para tentar marcar um encontro.

Qualidade das interações

Outro ponto importante que muitos criadores de conteúdos passam diariamente é a má qualidade nas interações, parecem comentários típicos de Facebook.

Recentemente num almoço após um encontro com profissionais do mercado, me reuni com com alguns que foram e são LinkedIn Top Voices, e muitos comentaram sobre isso. De 10 comentários que recebiam, 1 ou 2 apenas eram relevantes e agregavam ao conteúdo.

Conteúdos de baixa qualidade

Como falei anteriormente, não nego nenhum pedido de amizade, mas também não me prendo a alguma conexão em que o conteúdo publicado não seja de qualidade.

Recentemente me deparei com uma discussão sobre o post de um usuário que postou uma foto fazendo faxina na casa para economizar dinheiro pois estava em busca de uma nova oportunidade.

Não há problema algum em fazer faxina, seja homem ou mulher. Aqui em casa eu sou o primeiro a lavar os pratos e quase 90% das vezes sou eu quem preparo o almoço ou o jantar. Além de tirar o lixo pra fora.

O problema há em publicar este tipo de conteúdo aqui, na minha opinião. Estamos numa rede social profissional. Este tipo de conteúdo pode ficar no Facebook e Instagram, não?

Outra vez, desfiz a conexão com uma pessoa que repetida vezes publicava vídeos de humor. Isso é conteúdo para o LinkedIn?

Será que logo mais teremos fotos de gatinhos e cachorrinhos aqui? Será que vai ser tudo pelo like?

Evolução do LinkedIn

O LinkedIn vem evoluindo muito, em todos os aspectos. Se antes era apenas uma rede social para procurar emprego e ser visto por recrutadores, hoje é uma rede social de negócios sem proporção.

As possibilidades de publicidade para as marcas são incríveis, não somente para relação B2B e B2C.

Já fechei dezenas de contratos de consultoria em marketing através dos conteúdos que publico, também da incrível ferramenta LinkedIn Sales Navigator e da plataforma de publicidade.

Já fui chamado para palestrar em todo o Brasil através do LinkedIn e é aqui que tenho gerado grande tráfego para o meu site.

Não é “só isso”. O LinkedIn é uma plataforma monstruosa de conteúdo de qualidade. Aplaudo de pé o algoritmo do LinkedIn que vem proporcionando indicações excelentes de conteúdo. Espero que nós, como usuários, possamos manter as coisas profissionais.

Para concluir

Cabe somente a nós continuar mantendo esta comunidade profissional e sadia.

Vamos criar e compartilhar conteúdo de qualidade, fazer comentários e nos comunicar de uma maneira que realmente gere valor para nossa carreira e para outros profissionais. Que sejam comentários e opiniões que respeitem as demais opiniões e pessoas.

E, homens, aqui não é o Tinder.

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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