Entrevista com Paulo Cardoso
Recentemente estive com o Paulo Cardoso, gerente comercial da Dinamize em São Paulo.
Aproveitei para conversar com ele sobre as tendências de e-mail marketing para 2019 e como as empresas, tanto B2B quanto B2C podem aproveitar de uma estratégia poderosa como o e-mail para gerar vendas, relacionamento e re-compra.
Assista ao vídeo abaixo.
O E-mail Marketing mudou muitos nos últimos anos. Incluir uma estratégia de e-mail para sua empresa é altamente benéfico , não só para gerar vendas, mas também para gerar relacionamento pós compra.
Sua estratégia de e-mail marketing deve ser focada também em conteúdo útil, incluindo notícias do setor, guias e links para o conteúdo do seu blog especializado. Não use somente para vender diretamente.
Torne seu conteúdo de e-mail envolvente, informativo e interessante, contendo informações que você gostaria de conhecer e receber sobre sua oferta de produtos. Se você não se interessar pelo e-mail que está enviando aos seus clientes, não o envie.
Confira abaixo alguns pontos abordados neste vídeo:
Estrutura do e-mail
Atualmente os e-mails estão cada vez mais simples. O layout já não é tão mais importante, o conteúdo em si é fundamental.
Conte uma história
Muitas vezes contar tudo que um produto ou serviço oferece pode deixar o e-mail longo. Então ao utilizar uma estratégia bem definida de sequências de disparos, é possível abordar o mesmo conteúdo de uma maneira mais interessante e descontraída.
Uso de Gifs
Apesar de Gif ser algo bem velho na Internet, chegou para deixar os e-mails menos estáticos e “chatos”. É possível inserir um Gif sobre o seu produto, deixando ele mais visualmente mais atrativo.
Automatização
Automação das campanhas não só reduz ações, processos e trabalhos manuais, mas também aumenta a eficiência das campanhas. Ajudando então a nutrir e qualificar os leads até o momento da compra.
Personalização
Envio em massa caiu em desuso. A melhor estratégia é entender o público, segmentando-o para enviar o conteúdo certo para a pessoa certa.
GDPR – Lei de Proteção de Dados
O envio em massa para listas compradas ou adquiridas sem autorização dos destinatários há muito tempo já caiu em desuso. Construir uma lista qualificada é o melhor caminho.
Dispositivos Móveis
Seu conteúdo precisa estar preparado para usuários que visualizem seu e-mail por algum dispositivo móvel. Não só o e-mail, mas também o site.
Multi-canal
O uso de SMS e Push Notification alinhado ao e-mail marketing pode ser uma estratégia eficaz para melhorar seu relacionamento e engajamento com o público.
Pós compra e relacionamento
O e-mail marketing pode ser usado não só para captação e venda. Mas também para o pós compra e relacionamento com seus clientes.