6 Métricas de Performance para você acompanhar em seu Site

6 Métricas de Performance para você acompanhar em seu Site

Vamos falar sobre

Para quem tem uma empresa, seu principal meio de atração e conversão de clientes, é o seu site ou blog. Além de ser uma das ferramentas mais utilizadas pelos profissionais para produção de conteúdo, também pode te auxiliar no processo de análise de performance. Selecionamos as principais métricas para você poder identificar com mais clareza o que realmente faz diferença para o seu negócio. Confira!

Quais são as métricas de performance mais importantes?

Para saber se seus investimentos em marketing digital estão gerando resultados, é preciso conhecer quais métricas de performance podem te beneficiar.

Esse é um questionamento bastante comum entre os profissionais da área, tanto que a quantidade de dados a ser mensurados em qualquer ação na web, fica cada vez mais difícil. Afinal, muitos profissionais alcançam números expressivos com projetos, mas não conseguem provar qual o retorno dessas ações.

Com a falta de clareza, isso pode levar você a continuar investindo em um método que não faz diferença alguma para seu negócio, ou até mesmo gerar prejuízos futuros. Veja logo abaixo as 6 métricas que reunimos para você medir a performance do seu site.

1. Visitas no site 

Essa métrica de performance representa a quantidade de pessoas que acessou o seu site em um determinado período, além de mostrar individualmente quais são as páginas mais acessadas (e as menos acessadas). É muito importante para uma empresa entender qual é o tamanho do público-alvo que está atraindo para seu site ou blog. Já pela métrica de visitas únicas, é possível saber quanto usuários únicos visitaram seu site, ou seja, quantas pessoas estão retornando para visitar os seus conteúdos e quantas não estão.

2. Taxa de conversão de Leads

Quem trabalha com Inbound Marketing conhece muito bem essa métrica de performance. Ela é essencial para definir se os visitantes que você recebe estão se tornando clientes de seu negócio. 

Um visitante se torna um lead a partir do momento que demonstra interesse e fornece espontaneamente alguma informação para contato (e-mail, número de celular, dados pessoais) em troca de algum material importante – newsletter, e-book, webinar, planilhas, teste de produto e etc.

3. Páginas acessadas

Essa métrica de performance é básica, mas que pode mudar a sua estratégia. Ela é essencial para você saber quais páginas estão sendo atraídas pelo seu público e quais você precisa otimizar. 

Desta forma, também é possível conhecer um pouco mais sobre os conteúdos que seu público prefere, te dando a oportunidade de replicar isso em outros locais do site.

4. Origem do tráfego 

Essa métrica é a que irá medir os Leads que estão chegando no seu site ou blog, que pode ser através de:

  • Tráfego direto (quando as pessoas acessam diretamente o seu site no navegador);
  • Links (quando a pessoa chega pelo seu site por meio de links que o utilizam como referência para determinado conteúdo, como nas redes sociais);
  • Busca orgânica (através de pesquisas de palavras-chave em um site buscas, o usuário encontra a sua página indicada); 
  • Campanha de mídias paga.

Por meio dessa métrica, é possível descobrir quais canais estão obtendo melhor performance em levar usuários para o seu site, e quais ações terão mais resultados, mostrando onde vale mais a pena investir em divulgação e quais meios devem ser otimizados.

5. Taxa de conversão para oportunidade 

Seguindo o funil de vendas, um lead conquistado precisa ser qualificado para se tornar uma oportunidade, para conseguir receber efetivamente uma proposta do time comercial.

Um lead pode ser abordado quando demonstra interesse em seu produto ou serviço final. Você pode notar isso através de atividades desse lead, por exemplo, quais e-mails abre, quais downloads realiza, ou o que visita em seu site.

6. Taxa de conversão para vendas

Seguindo os processos de vendas, agora você precisa conhecer realmente qual é o seu lucro final após aplicar suas estratégias, analisando a taxa de conversão para vendas. Essa métrica de performance vai analisar quantas oportunidades se tornaram efetivamente, clientes.

Gostou das nossas dicas sobre estratégias de marketing? Acompanhe mais conteúdos como esse em nosso blog!

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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