6 dicas para criar uma estética de marca nas redes sociais

Para manter sua identidade nas mídias sociais consistente e eficaz, você deve desenvolver uma estética de marca. A estética facilitará o alinhamento de seus ativos digitais, como site e redes sociais, refletindo com precisão o tom e o estilo do seu negócio e estabelecerá uma presença memorável.

Mostraremos o que é uma estética da marca e como ela pode ajudar na sua presença social. Em seguida, mostraremos seis dicas para você criar a sua estética de marca nas redes sociais. 

Vamos lá!

Quais os benefícios de criar uma estética de marca para as redes sociais

Uma estética de marca refere-se à aparência ou aparência visual do seu conteúdo. Ajuda a estabelecer um humor, tom, estilo e demonstra sua personalidade. Criar uma estética de marca é uma maneira de alinhar seus canais sociais para garantir consistência.

Segundo pesquisas, marcas consistentes podem aumentar a receita em vinte e três por cento. No entanto, menos de dez por cento das empresas consideram sua representação de marca muito consistente.

Uma estética poderosa pode tornar sua marca mais reconhecida. Isso é importante, considerando que quase sessenta por cento dos consumidores preferem comprar de marcas com as quais estão familiarizados.

Um estilo único pode diferenciá-lo dos concorrentes. Isso é particularmente útil em plataformas como o Instagram, que dependem de conteúdo visual e mensagens. Estudos apontam que as apresentações visuais são quarenta e três por cento mais persuasivas do que as apresentações não visuais.

Demonstrar um estilo coeso pode criar harmonia em seus canais sociais, o que se traduz em credibilidade. Por exemplo, se alguém visita sua página do Instagram e vê um feed bem organizado, é provável que perceba sua empresa como legítima e organizada.

Por fim, estabelecer uma estética pode ajudar a manter seus funcionários alinhados sobre o conteúdo a ser postado. À medida que sua empresa cresce, sua presença social também cresce.

6 dicas para criar uma estética de marca nas redes sociais

Uma estética consistente e visualmente atraente causa uma boa primeira impressão e pode até ajudá-lo a atrair seguidores. Vamos dar uma olhada em seis dicas que você pode usar para criar uma estética de marca nas redes sociais.

1. Entenda sua personalidade e seu público

Sua estética decorre de sua identidade de marca. Portanto, quanto mais clara sua identidade, mais fácil será estabelecer uma estética apropriada e eficaz. 

Utilize como referência, marcas existentes que tenham sites e sejam ativas nas redes sociais. Talvez haja alguns elementos dos quais você pode se basear e atualizar em sua nova estética.

Também é útil considerar a personalidade do seu público. Quem é seu cliente-alvo e que estilo de design provavelmente chamaria sua atenção? Você pode criar um perfil para ser o mais específico possível sobre as atitudes, valores, interesses e comportamentos do seu público-alvo.

Obviamente, este não deve ser um jogo completo de adivinhação. Você pode usar ferramentas de análise social, como o Instagram Insights:

Para acessar essas informações, acesse o perfil do Instagram da sua empresa e clique no menu no canto superior direito. Em seguida, vá para Configurações >Insights. Lá você pode usar essas informações para saber mais sobre seu público, atividade e conteúdo. Também é possível pesquisar nas postagens com melhor desempenho.

Se você é gestor de uma empresa é importantíssimo conhecer sobre o seu público. Como dito, o Instagram fornece diversas informações úteis sobre o seu público. Muitas das ferramentas de gerenciamento de publicações fornecem também dados interessantíssimos sobre o seu público.

Por fim, você pode fazer uma pesquisa manual sobre seus seguidores e concorrentes examinando seus feeds sociais. Isso pode ajudá-lo a ter uma ideia da marca que eles seguem e a estética para qual são atraídos.

2. Busque referencia no estilo de outras marcas

Os feeds de seus seguidores e concorrentes são um bom lugar para encontrar inspiração. Embora você não queira roubar ou copiar o estilo de outra marca, você pode encontrar inspiração em um design ou estilo. Por exemplo, você pode aproveitar estilos de fonte ou paletas de cores que servem para você.

Lembre-se de todas as cores, desenhos ou imagens que atraem sua atenção. Considere qual emoção você deseja provocar em seu público e procure designs como referência, procure aplicar tudo que você procurou para criar sua estética de marca.

3. Escolha uma paleta de cores que faça seu estilo

O uso da cor na marca é incrivelmente poderoso. A cor pode aumentar o reconhecimento da marca em até oitenta por cento. Além disso, sessenta por cento das vezes, as pessoas decidem se são atraídas por uma mensagem baseada apenas em cores.

As pessoas tendem a associar certas cores a diferentes sentimentos e humores. Por exemplo:

  • O vermelho é ousado e provoca sentimentos de excitação, e é por isso que é frequentemente usado em vendas.
  • O azul estabelece um senso de confiança.
  • Amarelo é alegre e feliz.
  • Verde transmite saúde, crescimento e relaxamento.

Você que deseja escolher uma paleta de cores para sua estética, é importante que represente o tom da sua marca. Para facilitar a criação de uma paleta de cores, você pode usar a ferramenta Coolors:

Esta ferramenta é gratuita e fácil de usar. Você pode escolher entre milhares de modelos de esquema de cores ou usar a ferramenta geradora para encontrar modelos que complementam as cores de sua marca existente.

Depois de escolher uma paleta de cores, você pode decidir como incorporá-la à sua estética. Por exemplo, você pode considerar postar apenas fotos que incorporem pelo menos uma das cores na paleta.

4. Escolha seus filtros e fontes favoritos

Outra maneira de criar uma identidade de marca coesa é usar as mesmas fontes e filtros em suas postagens sociais. As fontes podem ser uma maneira eficaz de ajudar os clientes a se lembrarem da sua marca. Por exemplo, pense no Itaú ou na Vivo. Provavelmente, você pode imaginar imediatamente como é o logotipo e, especificamente, a fonte usada nele.

Quando se trata de postar em redes rociais, ter uma fonte única e uniforme como uma sobreposição de imagens pode ser útil na construção de sua estética. Por exemplo, muitas empresas compartilham suas postagens no Pinterest usando este método:

Você pode escolher entre diferentes grupos de classificação de fontes, dependendo da aparência que deseja. Por exemplo, se você estiver procurando por uma fonte sofisticada, considere os estilos Script, enquanto os estilos Serif são mais tradicionais.

Para explorar as opções de fonte, você pode usar o DaFont. Este site permite que você visualize e escolha entre milhares de fontes e faça o download gratuitamente:

Além das fontes, a adesão aos mesmos filtros nas mídias sociais pode influenciar uma estética consistente. Isso é particularmente importante para o Instagram. No entanto, o uso do mesmo filtro em todas as fotos garantem um estilo uniforme em todos os canais.

5. Crie um kit de ferramentas para seus recursos estéticos

Depois de decidir sobre as cores, fontes e filtros que você deseja para a estética da sua marca, é importante mantê-los todos em um só lugar. A criação de um kit de ferramentas de estilo permite que você e seus funcionários acessem e recuperem rapidamente todas as fontes, filtros ou modelos necessários para a publicação.

Existem muitas plataformas que você pode usar para criar esse recurso, como o Google Drive ou o Dropbox. Ambas as plataformas facilitam a criação de uma biblioteca de imagens e catálogo de arquivos relevantes para sua marca de mídia social.

6. Atualize seu guia de estilo de marca 

Felizmente, sua empresa já possui um guia de estilo de marca. Caso contrário, é importante criar um. Isso ajuda a manter todos os membros da equipe organizados e estabelece orientações claras sobre as preferências de estilo da marca.

Depois de ter um guia de estilo de marca, considere atualizá-lo para incorporar novas informações sobre a estética da marca para as mídias sociais. Pode incluir dicas e práticas recomendadas para postagem, acesso ao seu kit de ferramentas e recursos estéticos e quaisquer especificações para cores, filtros e dimensionamento de imagens.

Conclusão

Manter uma identidade de marca consistente nas mídias sociais pode ser um desafio. No entanto, estabelecer uma estética de marca ajuda a manter seus canais nas redes sociais alinhados, cria uma presença mais forte.

Comece hoje a trabalhar sua presença digital seguindo as dicas deste artigo. Pode parecer difícil e complicado num primeiro momento, mas depois será natural.

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