Independentemente do tamanho da sua empresa, é provável que seus clientes o procurem neste momento de incertezas com a pandemia, com uma enxurrada de perguntas. Você planeja ficar aberto? Você vai conseguir cumprir com seus compromissos pendentes? Que mudanças de política sua empresa implementará?
Para acompanhar as constantes mudanças, você precisa de uma boa estratégia de comunicação para ajudar a manter seus clientes atuais e potenciais informados e educados.
Essa tranquilidade é a base de um ótimo atendimento ao cliente e pode ajudá-lo a lidar com qualquer incerteza.
5 Maneiras de manter os clientes informados
Existem muitas opções para manter seus clientes informados. No entanto, aqui estão algumas ideias acessíveis que são relativamente simples de implementar:
- faça e-mail marketing;
- use as mídias sociais;
- publique atualizações no seu site;
- use aplicativos de mensagens;
- crie conteúdo para seu blog.
Saiba mais sobre um desses canais e como você pode utilizá-los para maximizar seu impacto.
1. Faça e-mail marketing
O e-mail ainda é uma das melhores maneiras de alcançar seus clientes. Um estudo realizado pela Adobe com 1.000 trabalhadores descobriu que a maioria dos americanos gastam 209 minutos todos os dias usando e-mail comercial e 143 minutos usando e-mail pessoal (totalizando quase seis horas).
O e-mail é consideravelmente melhor do que as redes sociais quando se trata de comunicação abrangente, porque permite que você entre em contato com todos os seus clientes de uma só vez, ao invés de apenas os selecionados pelo algoritmo. Por isso, atualize-os com todas as alterações que surgirem.
2. Use mídias sociais
Embora o e-mail seja considerado a principal ferramenta de comunicação, as mídias sociais ainda são um canal importante para alcançar e informar os clientes. Esse conteúdo tem como benefício atingir além de sua base atual, pois muitas plataformas permitem o compartilhamento.
Essa funcionalidade torna qualquer mídia social uma boa plataforma para a comunicação de informações importantes, como o horário de funcionamento modificado ou se você pretende fechar durante o surto.
Comunique alterações em tempo real usando seus canais e atualize as informações gerais da página para refletir as modificações relevantes.
As postagens também são uma ótima maneira de você responder rapidamente às perguntas ou abordar preocupações de clientes que comentam suas atualizações.
Certifique-se de não enviar atualizações apenas em seus canais sociais, mas dedique tempo para responder a quaisquer comentários, perguntas ou mensagens diretas.
3. Publique atualizações no seu site
Coloque um banner na parte superior da homepage ou crie um link para saber mais sobre as alterações do momento. Certifique-se de que ele seja suficientemente grande para que os clientes percebam.
Você também pode criar uma página dedicada especificamente às alterações que você está fazendo em resposta ao vírus.
Se você dedicar uma página, atualize-a regularmente e adicione a data da última atualização para fornecer um contexto aos seus clientes. Você também não pode esquecer de remover a página assim que sua empresa voltar ao normal.
4. Use aplicativos de mensagens
Dependendo do seu negócio, convém usar aplicativos de mensagens para comunicar atualizações e também fornecer atendimento ao cliente. Você pode responder às perguntas deles e abordar alterações individualmente.
O Facebook Messenger é um bom ponto de partida, mas você também pode usar mensagens diretas do Twitter e até do LinkedIn para comunicar atualizações aos seus clientes.
5. Crie conteúdo para blog
Sempre mencionamos a importância da criação de conteúdo para blog. O melhor jeito de manter seus clientes informados sobre novidades ou alterações internas da empresa, é com conteúdos diários. Em seguida, compartilhe essas postagens em mídias sociais e com sua lista de e-mails.
Isso economiza tempo e permite que você se comunique mais rapidamente.
Esteja preparado para usar vários canais
Se você deseja manter seus clientes informados, provavelmente precisará usar vários canais.
Você não pode esperar que todos se voltem para as mídias sociais ou se inscrevam para receber suas atualizações por e-mail, certo?
Combine uma ligação diária entre sua equipe para determinar se há alguma alteração que precisa ser compartilhada com os clientes e adote a estratégia e o canal apropriados para transmitir essa mensagem de maneira eficaz.
Com planejamento sólido e comunicação clara, você e seus clientes podem navegar pelos eventos atuais com tranquilidade.
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