5 Desafios que todo blog enfrenta (e como passar por eles)

5 Desafios que todo blog enfrenta (e como passar por eles)

Ao começar um blog existem alguns pontos difíceis. Embora existam alguns desafios que você inevitavelmente enfrentará como um novo blogueiro, temos algumas dicas e truques simples para ajudá-lo a superar os obstáculos através da pista de obstáculos. 

Aqui selecionamos os 5 desafios que todos os novos blogueiros encontram e como você pode superá-lo para se tornar o blogueiro de sucesso que você sempre quis ser! Vamos lá!

1. Construir e engajar seus seguidores 

Começar um novo blog pode ser uma tarefa difícil e qualquer blogueiro sabe que ter um público é a chave para o sucesso. Mas a pergunta é:

  • Como posso encontrar o meu público?
  • E após encontrar o meu público, como posso mantê-los depois de chamar sua atenção?

Como encontrar o seu público 

 A utilização do Pinterest para direcionar pessoas ao seu blog pode ser de grande ajuda. Ao contrário das mídias sociais, o Pinterest é um mecanismo de busca. As pessoas não interagem uma com as outras no Pinterest, elas procuram tópicos específicos. 

Portanto, é fundamental ter uma presença no Pinterest. Isso não só aumenta o seu SEO (otimização de mecanismos de pesquisa), mas também o ajuda a alcançar pessoas que você não poderia alcançar sozinho. Se seus Pins estão tendo um bom engajamento, o Pinterest te ajuda aumentando essas postagens!

Além disso, um bom Pin no Pinterest pode circular por meses e direcionar tráfego para o seu blog.

Como manter o seu público 

Assim que você tiver a atenção das pessoas, você terá que fazer o possível para mantê-la. Uma boa opção é o uso dos seus e-mails, utilize ferramentas de automação para enviar novidades em massa para o seu público. 

Envolvendo-se com seu público

Um dos aspectos mais importantes dos blogs é o envolvimento com seus seguidores. Embora seja uma alta prioridade, muitas vezes passa despercebido no meio da produção e compartilhamento de conteúdo.

Seu blog deve ter no mínimo três canais de mídia social, recebendo a mesma quantidade de atenção quanto o seu blog.  

Logo abaixo reunimos algumas dicas de como você pode envolver seu público: 

Dica nº1: Facebook, Instagram e twitter são às três melhores fontes de mídia social para interagir com seus seguidores! Nem todo mundo usa todas as plataformas, portanto, combinar os três pode ser uma das melhores maneiras de redirecionar a atenção para o seu blog. 

  • Certifique-se de incluir um link para seu blog em cada uma de suas biografias.
  • Compartilhe a postagem do seu blog em todas as plataformas que você tiver após a postagem.
  • Envolva-se com seu público e com as pessoas que possam estar interessadas nos tópicos sobre os quais você escreve.

Com o aumento de usuários nas redes sociais, as pessoas têm mais probabilidade de encontrar seu blog através de uma hashtag do Twitter ou de uma foto do Instagram do que por uma pesquisa no Google. A cada nova postagem no blog, certifique-se de compartilhar o link de vários canais e utilizar hashtags para chamar a atenção para os tópicos principais.

Dica nº 2: fornecer conteúdo adicional para seus canais de mídia social além do que você produz em seu blog é uma boa maneira de permanecer criativo fora de sua escrita normal. Enquanto permanece dentro do contexto do tema do seu blog, a mídia social oferece a oportunidade de se envolver em um nível mais íntimo com seus seguidores.

Dica nº 3: crie engajamento através de perguntas interessantes, enquetes do Twitter e stories do Instagram como uma nova maneira de aumentar a conexão entre você e seus seguidores!

Dica nº 4: siga outros blogueiros que você considera particularmente apaixonados, criativos e inspiradores. Siga outros blogueiros que discutem os mesmos tópicos que você e também aqueles que fazem você querer continuar blogando. 

Dica nº 5: não tenha medo de entrar em contato com alguém em uma DM (mensagem direta). Algumas palavras simples podem fazer toda a diferença para começar uma nova amizade. Afinal, blogueiros como você, esperam se conectar. Basta alguém iniciar a conversa!

Lembre-se de responder ativamente a comentários e mensagens diretas, tanto em seu próprio blog quanto em canais de mídia social. Se alguém entrar em contato, responda positivamente! Seja o blogueiro ativo e presente com quem as pessoas desejam interagir regularmente. 

Com o tempo, construir conexões consistentes com seus seguidores gera lealdade. Isso é o que aumentará seu número de leitores e oportunidades. 

2. Criação de um tema consistente 

Seu blog é sua marca. Quer você queira ou não, um leitor determinará se deseja ou não segui-lo em menos de 10 segundos na primeira página do seu blog. 

A comunicação eficaz como um blogueiro inclui uma comunicação clara de quem você é e como deseja ser visto. Um tema visual claro em seu blog é a chave para este meio de apresentação!

O design do seu site como um todo é o primeiro indicador de sua marca, começando com seu URL. Você tem um host anexando e domínio ao final do seu URL (ou seja, .wordpress.com, .blogspot.com, .wix.com, etc) ?

Conforme você cresce como um blogueiro, deseja expandir para uma aparência mais profissional. Isso inclui a auto-hospedagem de seu blog, o que ajuda a manter a identidade clara para seus leitores.  

Veja algumas dicas de como você pode criar um tema consistente:

Dica nº1: experimente sites como GoDaddy ou HostGator para obter algumas opções econômicas ao começar a hospedar seu blog automaticamente! 

Encontre um estilo gráfico e siga-o. Isso deve ficar evidente não apenas nas imagens do seu blog, mas também nas suas redes sociais. Criar uma identidade dessa forma o ajudará a se destacar em relação às centenas de outros blogueiros que podem estar cobrindo o mesmo tópico. 

  • Qual estilo de edição de fotos você prefere?
  • Quais fontes você usará?

Lembre-se, nenhuma resposta está errada, desde que você a mantenha ao longo de suas postagens.

Dica nº 2: encontre uma paleta de cores que você adore, assim você terá várias opções de tonalidade de cores para personalizar seu blog ao longo do tempo, mantendo a consistência. Seja adaptável, pode demandar tempo para encontrar seu estilo específico, mas tudo bem! Ninguém espera que você tenha planejado desde o início. 

Dica nº 3: explore outros blogs e o Pinterest para se inspirar! Não há nada de errado em explorar suas opções e aprender o que você faz e o que não gosta de ver. Contanto que você esteja copiando outro blogger diretamente (sim, isso é plágio e está errado), você pode se surpreender com os diversos estilos gráficos que encontrará.

Se você está procurando um ponto de partida para criar gráficos, experimente o Canva. É uma maneira fácil de encontrar imagens, explorar fontes e desenvolver um estilo único e totalmente seu. Se você quer se destacar com seus blog, não tenha medo de ser ousado! Incorpore imagens editadas e cite gráficos para misturar suas postagens. Encontre maneiras de se expressar que atrairão seus leitores. É disso que se trata a identidade da sua marca! 

3. Saber o que postar

Você dedica horas projetando seu site e passa muitas noites sem dormir pensando em um título de primeira linha para o seu blog… e então você percebe que não tem ideia do que realmente escrever. Quando isso acontece é um grande desafio para todo novo blogueiro. É difícil continuar produzindo novos  conteúdos de forma consistente, além disso, para muitos novatos é sua primeira experiência real de escrita. Dito isso, não há razão para ficar desanimado, pois todo blogueiro enfrenta esse desafio e todo blogueiro de sucesso aprende a superá-lo, então você também pode!

Dica nº 1: mesmo que você tenha grandes ideias ou sinta que o tópico que escolheu não funcionou em seu blog, comece a escrever. Há valor em escrever, mesmo que nunca veja a luz do dia. 

A única maneira de melhorar na escrita é fazê-lo o máximo possível. 

Dica nº 2: quando você estiver se sentindo inspirado, vá em frente. Você já se perguntou como os blogueiros bem sucedidos são capazes de publicar posts todos os dias? Eles provavelmente começaram as postagens da semana atual há cerca de um mês (ou mais). 

Tente progredir tanto quanto humanamente possível. Isso lhe dará tempo para fazer um brainstorm, escrever e editar com atenção.

Dica nº 3: tente escrever algo não tradicional. Você nem sempre precisa escrever uma postagem do blog seria em estilo de parágrafo. Tente escrever uma lista divertida de seus 10 melhores filmes do ano ou dos 5 principais produtos de maquiagem de todos os tempos.

Pense fora da caixa, você pode até tentar uma entrevista com uma pessoa interessante com quem você tenha uma conexão ou pedir a um de seus amigos blogueiros para escrever um guest post.

A variedade é divertida para você e seus leitores!

Dica nº 4: não esqueça de editar suas postagens. Você ficaria surpreso com o quanto você perde por não fazer uma simples leitura antes de clicar no botão Publicar!

Tente pedir a outra pessoa para editar suas postagens. É muito útil ter outra pessoa lhe dizendo o que faz sentido e quais partes de suas postagens são mais envolventes, especialmente no início! Além disso, uma verificação gramatical extra nunca é demais.

4. Gerenciamento de tempo 

As demandas de construir um blog podem ser esmagadoras, mas felizmente existem plataformas que você pode usar e dicas / truques que você pode seguir para ajudá-lo a gerenciar tudo.

Dica nº 1: arranje um planejador. Pode ser um planejador físico ou planejadores digitais como Trello, Wunderlist ou Google Calendar.

Dica nº 2: tente rastrear tudo em um só lugar. Felizmente, existem aplicativos para nos ajudar a fazer isso FreshBooks que calcula automaticamente seus impostos, armazena seus recibos (basta tirar uma foto), criar faturas personalizadas e relatórios de despesas, mantém controle de suas horas cobradas, mantém projetos para você colaborar com uma equipe ou clientes, aceita cartões de crédito e muito mais! 

Dica nº 3: programe suas publicações nas redes sociais. Isso ajuda a cumprir a programação, rastreia suas estatísticas para que você saiba quando postar e quais postagens têm o melhor desempenho e também aumenta a eficácia das suas postagens. 

5. Limitando seu nicho 

Se você deseja construir um blog, provavelmente é uma pessoa muito interessante. Qualquer pessoa que queira assumir as pressões de escrever dentro de prazos, marketing de conteúdo, design, mídia social e tudo que um blog exige provavelmente tem muito a dizer e esse é o seu problema.

Você está interessado em tudo e deseja escrever sobre uma variedade de tópicos. Infelizmente, isso não vai funcionar bem no mundo dos blogs.

Blogs de maior sucesso têm nichos ou especialidades específicas e tendem a escrever os mesmos tipos de postagens. 

Nichos são uma coisa boa; é o que os leitores desejam. Um blog que tenta fazer tudo vai ser confuso para o leitor e o blogueiro por trás dele logo começara a se sentir sobrecarregado. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar o que deseja e tirar de letra:

Dica nº 1: escreva o blog que deseja ler. Você não está blogando para si mesmo, mas para divulgar sua mensagem e suas paixões. Se houver conteúdo que você está procurando, escreva a resposta para esse problema! Provavelmente, se você quiser ler algo, outras pessoas também o façam.

Dica nº 2: pense no que você traz para a mesa. Leia diversos blogs e descubra o que você tem e que eles estão perdendo. Encontre uma lacuna que você, somente você, possa preencher. 

Dica nº 3: escolha um público-alvo. Para quem você está escrevendo e o que eles querem ler? 

Sugerimos escrever para um grupo de pessoas que você entende. Se você é mãe, você consegue a comunidade de mães de uma forma que um homem solteiro não faria! 

Por isso, concentre sua atenção, especialmente seu marketing, nessa comunidade. Ter um público-alvo ajuda você a gastar seus recursos com sabedoria. 

Conclusão

Independentemente de você estar blogando há meses ou apenas começando, pode encontrar alguns obstáculos. Não se deixe desencorajar! Blogar é uma jornada, que sempre vale o tempo e esforço extra. Se você estiver se sentindo travado, não tenha medo de dar um passo para trás e respirar fundo antes de mergulhar novamente.

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