3 Estratégias Essenciais de Marketing Digital para Pequenas Empresas

3 Estratégias Essenciais de Marketing Digital para Pequenas Empresas

As pequenas empresas acabam sendo mais inovadoras, rápidas e motivadas do que as grandes quando falamos de Marketing Digital.

Nestes anos de experiência e atuação tanto em grandes empresas quanto em consultorias para pequenas empresas tenho notado esta imensa e incansável vontade dos pequenos negócios.

Há muitas iniciativas no mundo digital para as pequenas empresas, mas há 3 estratégias essenciais que devem ser levadas em consideração em 2019 quando falamos em marketing digital para pequenas empresas

1.  Marketing de Conteúdo

Quer atrair pessoas para o seu site? Comece criando conteúdo de qualidade. Conteúdo valioso inclui tudo, desde artigos sobre o seu produto ou segmento em que seu negócio atua, fotos, infográficos e vídeos.

Você não precisa ter um site fabuloso e enorme, um blog desenvolvido em WordPress, por exemplo, ja resolve.

Criar conteúdo de qualidade não é fácil, exige tempo, dedicação e técnicas adequadas para ajudar seu site a obter boa posição no Google.

Mas os benefícios são diversos, posso destacar alguns deles:

  • Aumenta o engajamento em suas redes sociais, oferecendo aos seus fãs algo valioso para compartilhar e conversar.
  • Ajuda você a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa. O Google adora conteúdo novo, relevante e de qualidade.
  • É uma ótima maneira de aumentar sua credibilidade e posicionar sua marca como líder.
  • Isso ajuda você a nutrir e gerar leads. Tente criar uma página de destino que peça às pessoas para fornecer seus detalhes de contato em troca do acesso a conteúdo exclusivo (por exemplo, e-books e relatórios).

2. SEO

Algumas empresas acham que SEO custa caro e o resultado é mais demorado. Pode até ser verdade quando comparamos com a busca paga (Google Adwords).

No entanto, SEO é uma excelente estratégia para obter posicionamento orgânico no Google de forma mais duradoura. Consumidores também confiam mais em resultados orgânicos do que resultados de anúncios, segundo pesquisas.

Sempre digo em minhas consultorias que SEO é como homeopatia, aos poucos e de forma estratégica o site vai ganhando corpo, posicionamento e relevância.

Não existe mágica, se alguém algum dia te oferecer uma solução milagrosa, fuja!

Abaixo, separei algumas dicas básicas de SEO para pequenas empresas e negócios:

  • Avalie o SEO do seu site da maneira como está. Para fazer isso, configure uma conta do Google Webmaster. Tudo o que você precisa fazer é registrar, verificar seu domínio e seguir as etapas descritas. O Google fornecerá dicas personalizadas sobre os elementos de SEO que seu website precisa abordar.
  • Quando você cria conteúdo novo, verifique se está preenchendo todos os metadados que o Google solicita. Vale a pena lembrar: os motores de pesquisa do Google só podem ler e entender palavras, por isso é importante adicionar meta descrições às suas imagens também e usar mais textos.
  • O Google procura e classifica palavras-chave de cauda longa – cada uma das páginas do seu site deve ter um tema ou tópico específico.
  • O Google prefere conteúdo detalhado e indicou que postagens mais longas de 1.500 a 2.000 palavras são mais valorizadas. No entanto, a qualidade é sempre fundamental.

3. Redes Sociais

As redes sociais são essenciais para empresas menores que buscam aumentar a visibilidade de suas marcas. É uma ótima maneira de se conectar com seus clientes.

Usado da maneira certa, pode ser uma ferramenta eficaz de atendimento ao cliente, permitindo que você responda instantaneamente a qualquer problema ou dúvida que possa atrapalhar as compras.

Algumas dicas de redes sociais para B2B

  • Escolha as redes sociais que você quer atuar com sabedoria – é melhor para empresas menores se concentrarem em algumas redes sociais do que querer marcar presença em todas.
  • Aproveite as análises gratuitas. As principais redes sociais como o LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter oferecem relatórios sobre o desempenho de suas postagens e páginas.
  • Identifique-se com os principais influenciadores em seu setor e se envolva com eles. O objetivo é, eventualmente, levar as pessoas com uma grande presença nas redes sociais para compartilhar seu conteúdo. Mas primeiro você tem que criar um relacionamento.
  • Use uma ferramenta de agendamento para agendar suas postagens. Escolha os horários que oferecem o maior engajamento de tráfego e mídia social.

Conclusão

Os 3 tópicos abordados neste conteúdo podem parecer simples para você caso sua atuação já seja mais forte, mas noto que muitas pequenas empresas ainda precisam melhor consideravelmente sua forma de atuar com marketing digital.

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