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15 maneiras de aumentar o tráfego para o seu site

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos aqui na TRIWI, é como aumentar o tráfego para o seu site, contudo, para se ter aumento no seu tráfego, é preciso planejamento, dedicação e realização de uma série de ações para compensar o esforço e investimento que esse processo demanda.

Sem nenhum tráfego, isso significa que não está tendo nenhum clique em anúncios e nenhuma venda de produtos. Além disso, de acordo com um estudo recente, apenas 25% de todos os sites online recebem mais de 5 mil visitantes únicos por mês. Isso significa que 75% são sites pequenos e com pouco tráfego. 

Diante disso, reunimos neste artigo, as 25 maneiras diferentes para você aumentar o tráfego para o seu site! Vamos lá!

1. Conheça seu público 

O primeiro passo para aumentar o tráfego do seu site é saber qual é o seu público alvo e como ele se comporta na internet.

Assim você pode criar uma estratégia para direcionar os conteúdos com mais prioridade, escritos com uma linguagem adaptada e mais atraente para aquele tipo de visitante.

Uma forma prática de conseguir essas informações, é com a utilização do Google Analytics. A ferramenta é gratuita e permite que você consiga ver e analisar o comportamento da audiência na sua página. Isso inclui dados como origem dos acessos, conteúdos mais acessados, tempo de permanência e taxa de conversão.

2. Utilize redes sociais 

Não é o suficiente produzir um bom conteúdo e esperar que as pessoas o encontrem, você deve mostrar a eles o que você tem. Uma ótima maneira de aumentar o tráfego do seu site é utilizando as redes sociais, compartilhe cada parte do novo conteúdo nas mídias, isso pode acabar gerando curtidas e compartilhamentos nos seus textos, vindo de pessoas que foram fisgadas nas redes sociais com a sua publicação.

Mas espera aí! Você deve estar se perguntando qual rede social escolher? Bom, isso depende do seu seguimento. Por exemplo, o Google+ funciona melhor para empresas B2B, o Twitter é ótimo para notícias, já o Pinterest é mais utilizado por mulheres que buscam assuntos relacionados a moda ou receitas. Experimente algumas dessas redes sociais e misture suas estratégias para ver qual está gerando mais tráfego.

3. Crie outros formatos de conteúdo 

Não existe fórmula mágica para o sucesso do marketing de conteúdo. Por esse motivo, varie a duração e o formato do seu conteúdo para torná-lo atraente.

Essa diversificação de formatos de conteúdo atrai os visitantes e ajuda a impulsionar as ações de como gerar tráfego orgânico. 

Logo abaixo elencamos alguns formatos de conteúdo que você pode explorar, além do tradicional.

  • Infográficos

São conteúdos que combinam textos com artes gráficas. Neste caso, é necessário pensar na identidade do produto desde a identidade visual, até a informação e o design das imagens que você irá usar.

  • Podcast

Os podcasts são conteúdos em áudio que você pode disponibilizar para seus leitores. Aqui podemos abordar qualquer assunto,  por exemplo, pode ser a discussão de algum tópico específico, ou uma análise argumentativa sobre algum produto, ou serviço.  

  • Vídeos

O consumo de vídeos vem crescendo exponencialmente na internet. Então! Mais do que recomendado é investir neste formato. Assim como você faz nos textos, planeje os assunto e os tópicos que vai abordar com um roteiro completo. 

  • Entrevistas 

As entrevistas são conteúdos que exploram o conhecimento e os argumentos de um convidado especialista em algum determinado assunto. Aqui podemos misturar não só texto, mas também em vídeo, em infográfico ou até mesmo em podcasts. Explore este formato para trazer matérias especiais, curiosidades e inovações no campo de atuação.

  • Análises 

Um pouco parecido com o Podcast, as análises buscam argumentar e dar opiniões sobre um produto ou serviço. São um dos tipos mais consumidos de conteúdos, pois os leitores passam a conhecer melhor esses produtos e como funcionam, os pontos fortes e fracos, além de poderem avaliar se vale o investimento. 

4. Escreva títulos irresistíveis 

Os títulos têm um papel muito importante no seu conteúdo, pois sem um título atraente, mesmo que o assunto seja envolvente, o leitor não terá interesse em ler. Busque treinar e dominar a arte de redação, crie diversos títulos para escolher qual irá gerar mais tráfego. Portanto, pense cuidadosamente sobre o título antes de clicar em “publicar”.

5. Preste atenção ao SEO na página 

Se você quer ser encontrado pelo Google, naturalmente é necessário focar em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca).

Trabalhar na otimização do seu texto, ajuda na facilidade dele ser encontrado e recomendado pelos motores de busca. Para isso, basta selecionar e distribuir bem as palavras-chave, otimizar imagens e URLs. 

6. Publique conteúdo no Linkedln 

O Linkedln se tornou uma rede social muito além do que um meio para se encontrar outro emprego. A maior rede social profissional do mundo agora é uma valiosa plataforma de publicação por si só, o que significa que você pode postar conteúdos regularmente no Linkedln.

7. Link internos 

Você muito provavelmente já ignorou a utilização de links internos em seu conteúdo por pensar que não ajudam em nada, não é mesmo? Bom, ao criar e publicar um conteúdo, os Links Internos têm um papel muito importante dentro de um conteúdo não só na ajuda do SEO, mas também pode resultar em uma experiência melhor e mais útil para o usuário. 

8. Não esqueça do e-mail marketing 

Muitas empresas são focadas em atrair novos clientes através do marketing de conteúdo, porém esquecem dos métodos tradicionais. 

O e-mail marketing por mais que esteja sendo esquecido, mantém o seu sucesso nas estratégias por resultar em um aumento significativo no tráfego. Busque utilizar o e-mail marketing para lembrar seus clientes sobre um novo serviço ou produto, pois isso ajuda no aumento de tráfego. 

9. Verifique se seu site é responsivo

Segundo pesquisas, cerca de 5,1 bilhões de pessoas utilizam algum tipo de aparelho celular. Isso porque a era de PCs de mesa já passou e não ter um site responsivo, força os seus visitantes a irem para a concorrência. Então garanta que seu site seja acessível e visível em vários dispositivos, incluindo os smartphones. 

10. Promova o senso de comunidade 

As pessoas querem falar o que pensam e se aprofundar nos assuntos de que gostam. Portanto, criar uma comunidade no seu site é uma ótima maneira de iniciar uma conversa e aumentar o tráfego do seu site ou blog.

11. Examine seus dados no Analytics

O Google Analytics é um grande parceiro do marketing digital, sendo uma fonte inestimável de dados sobre os aspectos possíveis do seu site, das páginas mais populares até a demografia dos visitantes.

Por isso, fique de olho nos dados do Google Analytics e use essas informações a seu favor para criar estratégias promocionais e de conteúdo.

12. Seja ativo nas redes sociais 

Como falamos um pouco acima, é importante estar presente nas redes sociais, porém não basta apenas compartilhar conteúdos. Você precisa participar ativamente da comunidade, respondendo os comentários e envolvendo-se com seus leitores, você consegue gerar uma relação mais sólida. 

13.  Verifique se seu site é rápido 

O carregamento de um site é um fator muito importante, esperar mais de 20 ou 30 segundos para visualizar uma página pode aumentar a sua taxa de rejeição. 

O próprio Google recomenda a otimização das páginas, incluindo tamanhos de arquivos de imagem, estrutura da página e a funcionalidade de plug-ins de terceiros. Quanto mais rápido seu site for carregado, melhor.

14. Implemente microdados 

A implementação de microdados, não aumentará necessariamente o tráfego para seu site por si só, mas facilitará a localização e indexação das suas páginas pelos motores de busca. 

15.  Realize webinars e seminários

As pessoas gostam de aprender, webinars e seminários on-line são uma ótima ideia para transmitir sua sabedoria ao seu público alvo.

A combinação de um seminário com uma campanha eficaz de promoção social, é uma ótima maneira de aumentar o tráfego do seu site. Envie um e-mail com uma semana de antecedência, bem como um lembrete da “última chance de se registar” no dia anterior do seminário. 

Conclusão 

Um site é uma plataforma bastante versátil que você pode explorar para publicar conteúdos de cair o queixo e construir uma audiência fiel. Neste artigo, você conheceu as 15 maneiras de como gerar tráfego para o seu projeto na internet. 

O melhor de tudo, é que você não precisa se concentrar apenas em textos, invista na diversificação de formatos, em artigos e materiais de qualidade para conquistar seu espaço na internet e conseguir cada vez mais tráfego orgânico. 

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